A utilização de jogos como método facilitador do ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Dalton Wanderley Macedo de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/12043
Resumo: Este artigo apresenta o relato de experiência do uso de jogos como método de ensino, uma vez que o ensino da Matemática precisa ser mais dinâmico, significativo e motivador, conforme a concepção construtivista sobre jogos, onde o sujeito adquire o conhecimento através da interação com o meio e na relação que estabelece com os objetos e com o outro. Nesse sentido, o professor pode preparar suas aulas de modo que a mesma possa ser motivadora, agradável e prazerosa, possibilitando um ensino efetivo e eficaz, e tornando o aluno um sujeito participativo e ativo no seu processo de aquisição do conhecimento. Como resultado pôde-se perceber a maior motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática.
id UFER_9be5bbee1be3bc76f25f887b5e6a22cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/12043
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A utilização de jogos como método facilitador do ensino de matemáticaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAJogosAprendizagem lúdicaEducação matemáticaEste artigo apresenta o relato de experiência do uso de jogos como método de ensino, uma vez que o ensino da Matemática precisa ser mais dinâmico, significativo e motivador, conforme a concepção construtivista sobre jogos, onde o sujeito adquire o conhecimento através da interação com o meio e na relação que estabelece com os objetos e com o outro. Nesse sentido, o professor pode preparar suas aulas de modo que a mesma possa ser motivadora, agradável e prazerosa, possibilitando um ensino efetivo e eficaz, e tornando o aluno um sujeito participativo e ativo no seu processo de aquisição do conhecimento. Como resultado pôde-se perceber a maior motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática.This article presents an experience report on the use of games as a teaching method, since the teaching of Mathematics needs to be more dynamic, meaningful and motivating, according to the constructivist conception of games, where the subject acquires knowledge through interaction with the environment and in the relationship it establishes with objects and with the other. In this sense, the teacher can prepare his classes in such a way that they can be motivating, pleasant and pleasant, enabling an effective and efficient teaching, and making the student a participatory and active subject in his process of acquiring knowledge. As a result, it was possible to perceive the students' greater motivation for learning mathematics.27 f.Núcleo de Educação a Distância - NEADBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMoura, Kátia Cilene da SilvaMoura, Kátia Cilene da SilvaNunes, Antônio GomesRomão, Isabela de LimaPaiva, Dalton Wanderley Macedo de2024-11-21T16:08:19Z2024-11-21T16:08:19Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfPAIVA, Dalton Wanderley Macedo de. A utilização de jogos como método facilitador do ensino de matemática. 2023. 27 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/12043Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-11-22T15:00:51Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/12043Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-11-22T15:00:51Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de jogos como método facilitador do ensino de matemática
title A utilização de jogos como método facilitador do ensino de matemática
spellingShingle A utilização de jogos como método facilitador do ensino de matemática
Paiva, Dalton Wanderley Macedo de
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Jogos
Aprendizagem lúdica
Educação matemática
title_short A utilização de jogos como método facilitador do ensino de matemática
title_full A utilização de jogos como método facilitador do ensino de matemática
title_fullStr A utilização de jogos como método facilitador do ensino de matemática
title_full_unstemmed A utilização de jogos como método facilitador do ensino de matemática
title_sort A utilização de jogos como método facilitador do ensino de matemática
author Paiva, Dalton Wanderley Macedo de
author_facet Paiva, Dalton Wanderley Macedo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Kátia Cilene da Silva
Moura, Kátia Cilene da Silva
Nunes, Antônio Gomes
Romão, Isabela de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Dalton Wanderley Macedo de
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Jogos
Aprendizagem lúdica
Educação matemática
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Jogos
Aprendizagem lúdica
Educação matemática
description Este artigo apresenta o relato de experiência do uso de jogos como método de ensino, uma vez que o ensino da Matemática precisa ser mais dinâmico, significativo e motivador, conforme a concepção construtivista sobre jogos, onde o sujeito adquire o conhecimento através da interação com o meio e na relação que estabelece com os objetos e com o outro. Nesse sentido, o professor pode preparar suas aulas de modo que a mesma possa ser motivadora, agradável e prazerosa, possibilitando um ensino efetivo e eficaz, e tornando o aluno um sujeito participativo e ativo no seu processo de aquisição do conhecimento. Como resultado pôde-se perceber a maior motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08
2024-11-21T16:08:19Z
2024-11-21T16:08:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIVA, Dalton Wanderley Macedo de. A utilização de jogos como método facilitador do ensino de matemática. 2023. 27 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/12043
identifier_str_mv PAIVA, Dalton Wanderley Macedo de. A utilização de jogos como método facilitador do ensino de matemática. 2023. 27 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/12043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Educação a Distância - NEAD
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Educação a Distância - NEAD
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1821526286753857536