Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10293 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar os dados obtidos a partir de uma pesquisa acerca da influência da pandemia de Covid-19 no desenvolvimento de metodologias de ensino para educandos surdos, no ensino médio, os quais, veremos, tiveram muita dificuldade de adaptarem-se à essa nova forma, emergencial, de ensino. De abordagem qualitativa, dada a inclinação à profundidade nas investigações e análises da temática estudada, esta pesquisa, possui uma natureza exploratória, ou seja, visa desenvolver uma maior familiaridade com a problemática em questão (GIL, 2007), aqui, a partir de uma pesquisa bibliográfica. A mesma desenvolveu-se nos moldes de um Estado do Conhecimento, onde utilizamo-nos de bases de dados de trabalhos acadêmicos e científicos, sendo estes a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Biblioteca Eletrônica Científica (SciELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o repositório institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para o levantamento de dados. Ao final, realizamos a análise dos trabalhos selecionados, observando se houveram tentativas de desenvolvimento de metodologias de ensino para surdos, no ensino médio, se estas foram exitosas ou não, baseados em Fernandes e Moreira (2014), Lebedeff (2010), Perlin (1998), Santos (2022) e Strobel (2008). A partir da análise dos trabalhos encontrados, evidenciou-se uma forte utilização de tecnologias da informação, aliadas às questões visuais, para um melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado de educandos surdos, no período do ensino remoto emergencial, no isolamento devido a Covid-19. As práticas elencadas revelam, também, um cuidado com a formação crítica e reflexiva dos educandos que constituem a comunidade, contribuindo, assim, para sua emancipação intelectual. |
id |
UFER_9c8a47122b86c357f28c21d33a360df9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10293 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médioLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASMetodologia de ensinoCovid-19SurdosEste artigo visa apresentar os dados obtidos a partir de uma pesquisa acerca da influência da pandemia de Covid-19 no desenvolvimento de metodologias de ensino para educandos surdos, no ensino médio, os quais, veremos, tiveram muita dificuldade de adaptarem-se à essa nova forma, emergencial, de ensino. De abordagem qualitativa, dada a inclinação à profundidade nas investigações e análises da temática estudada, esta pesquisa, possui uma natureza exploratória, ou seja, visa desenvolver uma maior familiaridade com a problemática em questão (GIL, 2007), aqui, a partir de uma pesquisa bibliográfica. A mesma desenvolveu-se nos moldes de um Estado do Conhecimento, onde utilizamo-nos de bases de dados de trabalhos acadêmicos e científicos, sendo estes a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Biblioteca Eletrônica Científica (SciELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o repositório institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para o levantamento de dados. Ao final, realizamos a análise dos trabalhos selecionados, observando se houveram tentativas de desenvolvimento de metodologias de ensino para surdos, no ensino médio, se estas foram exitosas ou não, baseados em Fernandes e Moreira (2014), Lebedeff (2010), Perlin (1998), Santos (2022) e Strobel (2008). A partir da análise dos trabalhos encontrados, evidenciou-se uma forte utilização de tecnologias da informação, aliadas às questões visuais, para um melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado de educandos surdos, no período do ensino remoto emergencial, no isolamento devido a Covid-19. As práticas elencadas revelam, também, um cuidado com a formação crítica e reflexiva dos educandos que constituem a comunidade, contribuindo, assim, para sua emancipação intelectual.This article aims to present data obtained from research on the influence of the Covid-19 pandemic on the development of teaching methodologies for deaf students in high school, who, we will see, had great difficulty adapting to this new emergency form of teaching. With a qualitative approach, given the inclination towards depth in the investigations and analyzes of the subject studied, this research has an exploratory nature, that is, it aims to develop a greater familiarity with the issue in question (GIL, 2007), here, from a bibliographic research. It developed along the lines of a State of Knowledge, where we used databases of academic and scientific works, these being the Biblioteca Digital de Dissertações e Teses (BDTD), Scientific Electronic Library (SciELO), Coordination for Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the institutional repository of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), for data collection. At the end, we carried out the analysis of the selected works, observing if there were attempts to develop teaching methodologies for the deaf, in high school, if these were successful or not, based on Fernandes and Moreira (2014), Lebedeff (2010), Perlin (1998), Santos (2022) and Strobel (2008). From the analysis of the works found, a strong use of information technologies was evidenced, combined with visual issues, for a better development of the teaching and learning process of deaf students, in the period of emergency remote teaching, in isolation due to Covid -19. The listed practices also reveal care for the critical and reflective training of the students who constitute the community, thus contributing to their intellectual emancipation.16 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSantos, Rosangêla Ívina AraújoSantos, Rosangêla Ívina AraújoCosta, Mifra Angélica Chaves daGuedes, Daniel SilvaGomes, Elke Cristina2024-01-26T12:21:30Z2024-01-26T12:21:30Z2023-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfGOMES, Elke Cristina. Um panorama sobre a influência da pandemia do covid-19 nas metodologias de ensino para surdos no ensino médio. 2023. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10293CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-26T20:21:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10293Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-26T20:21:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio |
title |
Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio |
spellingShingle |
Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio Gomes, Elke Cristina LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Metodologia de ensino Covid-19 Surdos |
title_short |
Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio |
title_full |
Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio |
title_fullStr |
Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio |
title_sort |
Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio |
author |
Gomes, Elke Cristina |
author_facet |
Gomes, Elke Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Rosangêla Ívina Araújo Santos, Rosangêla Ívina Araújo Costa, Mifra Angélica Chaves da Guedes, Daniel Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Elke Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Metodologia de ensino Covid-19 Surdos |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Metodologia de ensino Covid-19 Surdos |
description |
Este artigo visa apresentar os dados obtidos a partir de uma pesquisa acerca da influência da pandemia de Covid-19 no desenvolvimento de metodologias de ensino para educandos surdos, no ensino médio, os quais, veremos, tiveram muita dificuldade de adaptarem-se à essa nova forma, emergencial, de ensino. De abordagem qualitativa, dada a inclinação à profundidade nas investigações e análises da temática estudada, esta pesquisa, possui uma natureza exploratória, ou seja, visa desenvolver uma maior familiaridade com a problemática em questão (GIL, 2007), aqui, a partir de uma pesquisa bibliográfica. A mesma desenvolveu-se nos moldes de um Estado do Conhecimento, onde utilizamo-nos de bases de dados de trabalhos acadêmicos e científicos, sendo estes a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Biblioteca Eletrônica Científica (SciELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o repositório institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para o levantamento de dados. Ao final, realizamos a análise dos trabalhos selecionados, observando se houveram tentativas de desenvolvimento de metodologias de ensino para surdos, no ensino médio, se estas foram exitosas ou não, baseados em Fernandes e Moreira (2014), Lebedeff (2010), Perlin (1998), Santos (2022) e Strobel (2008). A partir da análise dos trabalhos encontrados, evidenciou-se uma forte utilização de tecnologias da informação, aliadas às questões visuais, para um melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado de educandos surdos, no período do ensino remoto emergencial, no isolamento devido a Covid-19. As práticas elencadas revelam, também, um cuidado com a formação crítica e reflexiva dos educandos que constituem a comunidade, contribuindo, assim, para sua emancipação intelectual. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-10 2024-01-26T12:21:30Z 2024-01-26T12:21:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Elke Cristina. Um panorama sobre a influência da pandemia do covid-19 nas metodologias de ensino para surdos no ensino médio. 2023. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10293 |
identifier_str_mv |
GOMES, Elke Cristina. Um panorama sobre a influência da pandemia do covid-19 nas metodologias de ensino para surdos no ensino médio. 2023. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747490649407488 |