Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Elke Cristina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10293
Resumo: Este artigo visa apresentar os dados obtidos a partir de uma pesquisa acerca da influência da pandemia de Covid-19 no desenvolvimento de metodologias de ensino para educandos surdos, no ensino médio, os quais, veremos, tiveram muita dificuldade de adaptarem-se à essa nova forma, emergencial, de ensino. De abordagem qualitativa, dada a inclinação à profundidade nas investigações e análises da temática estudada, esta pesquisa, possui uma natureza exploratória, ou seja, visa desenvolver uma maior familiaridade com a problemática em questão (GIL, 2007), aqui, a partir de uma pesquisa bibliográfica. A mesma desenvolveu-se nos moldes de um Estado do Conhecimento, onde utilizamo-nos de bases de dados de trabalhos acadêmicos e científicos, sendo estes a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Biblioteca Eletrônica Científica (SciELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o repositório institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para o levantamento de dados. Ao final, realizamos a análise dos trabalhos selecionados, observando se houveram tentativas de desenvolvimento de metodologias de ensino para surdos, no ensino médio, se estas foram exitosas ou não, baseados em Fernandes e Moreira (2014), Lebedeff (2010), Perlin (1998), Santos (2022) e Strobel (2008). A partir da análise dos trabalhos encontrados, evidenciou-se uma forte utilização de tecnologias da informação, aliadas às questões visuais, para um melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado de educandos surdos, no período do ensino remoto emergencial, no isolamento devido a Covid-19. As práticas elencadas revelam, também, um cuidado com a formação crítica e reflexiva dos educandos que constituem a comunidade, contribuindo, assim, para sua emancipação intelectual.
id UFER_9c8a47122b86c357f28c21d33a360df9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10293
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médioLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASMetodologia de ensinoCovid-19SurdosEste artigo visa apresentar os dados obtidos a partir de uma pesquisa acerca da influência da pandemia de Covid-19 no desenvolvimento de metodologias de ensino para educandos surdos, no ensino médio, os quais, veremos, tiveram muita dificuldade de adaptarem-se à essa nova forma, emergencial, de ensino. De abordagem qualitativa, dada a inclinação à profundidade nas investigações e análises da temática estudada, esta pesquisa, possui uma natureza exploratória, ou seja, visa desenvolver uma maior familiaridade com a problemática em questão (GIL, 2007), aqui, a partir de uma pesquisa bibliográfica. A mesma desenvolveu-se nos moldes de um Estado do Conhecimento, onde utilizamo-nos de bases de dados de trabalhos acadêmicos e científicos, sendo estes a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Biblioteca Eletrônica Científica (SciELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o repositório institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para o levantamento de dados. Ao final, realizamos a análise dos trabalhos selecionados, observando se houveram tentativas de desenvolvimento de metodologias de ensino para surdos, no ensino médio, se estas foram exitosas ou não, baseados em Fernandes e Moreira (2014), Lebedeff (2010), Perlin (1998), Santos (2022) e Strobel (2008). A partir da análise dos trabalhos encontrados, evidenciou-se uma forte utilização de tecnologias da informação, aliadas às questões visuais, para um melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado de educandos surdos, no período do ensino remoto emergencial, no isolamento devido a Covid-19. As práticas elencadas revelam, também, um cuidado com a formação crítica e reflexiva dos educandos que constituem a comunidade, contribuindo, assim, para sua emancipação intelectual.This article aims to present data obtained from research on the influence of the Covid-19 pandemic on the development of teaching methodologies for deaf students in high school, who, we will see, had great difficulty adapting to this new emergency form of teaching. With a qualitative approach, given the inclination towards depth in the investigations and analyzes of the subject studied, this research has an exploratory nature, that is, it aims to develop a greater familiarity with the issue in question (GIL, 2007), here, from a bibliographic research. It developed along the lines of a State of Knowledge, where we used databases of academic and scientific works, these being the Biblioteca Digital de Dissertações e Teses (BDTD), Scientific Electronic Library (SciELO), Coordination for Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the institutional repository of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), for data collection. At the end, we carried out the analysis of the selected works, observing if there were attempts to develop teaching methodologies for the deaf, in high school, if these were successful or not, based on Fernandes and Moreira (2014), Lebedeff (2010), Perlin (1998), Santos (2022) and Strobel (2008). From the analysis of the works found, a strong use of information technologies was evidenced, combined with visual issues, for a better development of the teaching and learning process of deaf students, in the period of emergency remote teaching, in isolation due to Covid -19. The listed practices also reveal care for the critical and reflective training of the students who constitute the community, thus contributing to their intellectual emancipation.16 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSantos, Rosangêla Ívina AraújoSantos, Rosangêla Ívina AraújoCosta, Mifra Angélica Chaves daGuedes, Daniel SilvaGomes, Elke Cristina2024-01-26T12:21:30Z2024-01-26T12:21:30Z2023-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfGOMES, Elke Cristina. Um panorama sobre a influência da pandemia do covid-19 nas metodologias de ensino para surdos no ensino médio. 2023. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10293CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-26T20:21:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10293Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-26T20:21:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio
title Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio
spellingShingle Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio
Gomes, Elke Cristina
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Metodologia de ensino
Covid-19
Surdos
title_short Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio
title_full Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio
title_fullStr Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio
title_full_unstemmed Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio
title_sort Um panorama sobre a influência da pandemia do Covid-19 nas metodologias de ensino para surdos, no ensino médio
author Gomes, Elke Cristina
author_facet Gomes, Elke Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Rosangêla Ívina Araújo
Santos, Rosangêla Ívina Araújo
Costa, Mifra Angélica Chaves da
Guedes, Daniel Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Elke Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Metodologia de ensino
Covid-19
Surdos
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Metodologia de ensino
Covid-19
Surdos
description Este artigo visa apresentar os dados obtidos a partir de uma pesquisa acerca da influência da pandemia de Covid-19 no desenvolvimento de metodologias de ensino para educandos surdos, no ensino médio, os quais, veremos, tiveram muita dificuldade de adaptarem-se à essa nova forma, emergencial, de ensino. De abordagem qualitativa, dada a inclinação à profundidade nas investigações e análises da temática estudada, esta pesquisa, possui uma natureza exploratória, ou seja, visa desenvolver uma maior familiaridade com a problemática em questão (GIL, 2007), aqui, a partir de uma pesquisa bibliográfica. A mesma desenvolveu-se nos moldes de um Estado do Conhecimento, onde utilizamo-nos de bases de dados de trabalhos acadêmicos e científicos, sendo estes a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Biblioteca Eletrônica Científica (SciELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o repositório institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para o levantamento de dados. Ao final, realizamos a análise dos trabalhos selecionados, observando se houveram tentativas de desenvolvimento de metodologias de ensino para surdos, no ensino médio, se estas foram exitosas ou não, baseados em Fernandes e Moreira (2014), Lebedeff (2010), Perlin (1998), Santos (2022) e Strobel (2008). A partir da análise dos trabalhos encontrados, evidenciou-se uma forte utilização de tecnologias da informação, aliadas às questões visuais, para um melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado de educandos surdos, no período do ensino remoto emergencial, no isolamento devido a Covid-19. As práticas elencadas revelam, também, um cuidado com a formação crítica e reflexiva dos educandos que constituem a comunidade, contribuindo, assim, para sua emancipação intelectual.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-10
2024-01-26T12:21:30Z
2024-01-26T12:21:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Elke Cristina. Um panorama sobre a influência da pandemia do covid-19 nas metodologias de ensino para surdos no ensino médio. 2023. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10293
identifier_str_mv GOMES, Elke Cristina. Um panorama sobre a influência da pandemia do covid-19 nas metodologias de ensino para surdos no ensino médio. 2023. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747490649407488