Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Dayanne
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10226
Resumo: Pensando na realidade da graduação dos professores surdos de Libras em formação na pandemia e no contexto do ensino remoto, queremos nos aprofundar no processo de formação de professores de Libras surdos, especificamente no contexto do curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Assim, objetivamos analisar como as metodologias de ensino e tecnologias digitais no ensino remoto em tempos de pandemia impactam na formação de professores surdos, considerando a experiência dos professores surdos em formação e professores mediante as metodologias e as ferramentas tecnológicas empregadas. Para isso, realizamos entrevistas, tanto com os professores surdos em formação quanto com os professores do curso, utilizando perguntas de significados semelhantes, totalizando 13 perguntas para os professores surdos em formação e 10 para os professores regentes participantes. Nos guiamos nos trabalhos de Ribeiro (2009, 2019, 2020, 2021), estudiosa das tecnologias digitais na escola; em Basso; Strobel; Masutti, (2009), pesquisadoras da Libras; e no trabalho de outros professores pesquisadores. Em nossa análise, percebemos que, ao contrário do que pensávamos, a principal dificuldade dos professores surdos em formação e professoras surdas regentes não são os aplicativos em si, mas o acesso pleno à conexão da internet que por muitas vezes é intermitente e ainda que as professoras surdas regentes têm consciência dessa dificuldade.
id UFER_28205b72f26b3a479ac213a0b19f1fcd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10226
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemiaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEnsino remotoProfessores surdos de Libras em formaçãoTecnologias DigitaisPensando na realidade da graduação dos professores surdos de Libras em formação na pandemia e no contexto do ensino remoto, queremos nos aprofundar no processo de formação de professores de Libras surdos, especificamente no contexto do curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Assim, objetivamos analisar como as metodologias de ensino e tecnologias digitais no ensino remoto em tempos de pandemia impactam na formação de professores surdos, considerando a experiência dos professores surdos em formação e professores mediante as metodologias e as ferramentas tecnológicas empregadas. Para isso, realizamos entrevistas, tanto com os professores surdos em formação quanto com os professores do curso, utilizando perguntas de significados semelhantes, totalizando 13 perguntas para os professores surdos em formação e 10 para os professores regentes participantes. Nos guiamos nos trabalhos de Ribeiro (2009, 2019, 2020, 2021), estudiosa das tecnologias digitais na escola; em Basso; Strobel; Masutti, (2009), pesquisadoras da Libras; e no trabalho de outros professores pesquisadores. Em nossa análise, percebemos que, ao contrário do que pensávamos, a principal dificuldade dos professores surdos em formação e professoras surdas regentes não são os aplicativos em si, mas o acesso pleno à conexão da internet que por muitas vezes é intermitente e ainda que as professoras surdas regentes têm consciência dessa dificuldade.45 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSousa, Franscico Ebson GomesSousa, Franscico Ebson GomesSilva, Tárcia Tamária da CostaSantos, Rosângela Ívina Araújo dosBezerra, Dayanne2024-01-19T19:03:46Z2024-01-19T19:03:46Z2022-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfBEZERRA, Dayanne. Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia. 2022. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10226CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:29:52Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10226Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:29:52Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia
title Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia
spellingShingle Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia
Bezerra, Dayanne
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Ensino remoto
Professores surdos de Libras em formação
Tecnologias Digitais
title_short Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia
title_full Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia
title_fullStr Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia
title_sort Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia
author Bezerra, Dayanne
author_facet Bezerra, Dayanne
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Franscico Ebson Gomes
Sousa, Franscico Ebson Gomes
Silva, Tárcia Tamária da Costa
Santos, Rosângela Ívina Araújo dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Dayanne
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Ensino remoto
Professores surdos de Libras em formação
Tecnologias Digitais
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Ensino remoto
Professores surdos de Libras em formação
Tecnologias Digitais
description Pensando na realidade da graduação dos professores surdos de Libras em formação na pandemia e no contexto do ensino remoto, queremos nos aprofundar no processo de formação de professores de Libras surdos, especificamente no contexto do curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Assim, objetivamos analisar como as metodologias de ensino e tecnologias digitais no ensino remoto em tempos de pandemia impactam na formação de professores surdos, considerando a experiência dos professores surdos em formação e professores mediante as metodologias e as ferramentas tecnológicas empregadas. Para isso, realizamos entrevistas, tanto com os professores surdos em formação quanto com os professores do curso, utilizando perguntas de significados semelhantes, totalizando 13 perguntas para os professores surdos em formação e 10 para os professores regentes participantes. Nos guiamos nos trabalhos de Ribeiro (2009, 2019, 2020, 2021), estudiosa das tecnologias digitais na escola; em Basso; Strobel; Masutti, (2009), pesquisadoras da Libras; e no trabalho de outros professores pesquisadores. Em nossa análise, percebemos que, ao contrário do que pensávamos, a principal dificuldade dos professores surdos em formação e professoras surdas regentes não são os aplicativos em si, mas o acesso pleno à conexão da internet que por muitas vezes é intermitente e ainda que as professoras surdas regentes têm consciência dessa dificuldade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-25
2024-01-19T19:03:46Z
2024-01-19T19:03:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, Dayanne. Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia. 2022. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10226
identifier_str_mv BEZERRA, Dayanne. Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia. 2022. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747474995216384