Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10226 |
Resumo: | Pensando na realidade da graduação dos professores surdos de Libras em formação na pandemia e no contexto do ensino remoto, queremos nos aprofundar no processo de formação de professores de Libras surdos, especificamente no contexto do curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Assim, objetivamos analisar como as metodologias de ensino e tecnologias digitais no ensino remoto em tempos de pandemia impactam na formação de professores surdos, considerando a experiência dos professores surdos em formação e professores mediante as metodologias e as ferramentas tecnológicas empregadas. Para isso, realizamos entrevistas, tanto com os professores surdos em formação quanto com os professores do curso, utilizando perguntas de significados semelhantes, totalizando 13 perguntas para os professores surdos em formação e 10 para os professores regentes participantes. Nos guiamos nos trabalhos de Ribeiro (2009, 2019, 2020, 2021), estudiosa das tecnologias digitais na escola; em Basso; Strobel; Masutti, (2009), pesquisadoras da Libras; e no trabalho de outros professores pesquisadores. Em nossa análise, percebemos que, ao contrário do que pensávamos, a principal dificuldade dos professores surdos em formação e professoras surdas regentes não são os aplicativos em si, mas o acesso pleno à conexão da internet que por muitas vezes é intermitente e ainda que as professoras surdas regentes têm consciência dessa dificuldade. |
id |
UFER_28205b72f26b3a479ac213a0b19f1fcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10226 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemiaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEnsino remotoProfessores surdos de Libras em formaçãoTecnologias DigitaisPensando na realidade da graduação dos professores surdos de Libras em formação na pandemia e no contexto do ensino remoto, queremos nos aprofundar no processo de formação de professores de Libras surdos, especificamente no contexto do curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Assim, objetivamos analisar como as metodologias de ensino e tecnologias digitais no ensino remoto em tempos de pandemia impactam na formação de professores surdos, considerando a experiência dos professores surdos em formação e professores mediante as metodologias e as ferramentas tecnológicas empregadas. Para isso, realizamos entrevistas, tanto com os professores surdos em formação quanto com os professores do curso, utilizando perguntas de significados semelhantes, totalizando 13 perguntas para os professores surdos em formação e 10 para os professores regentes participantes. Nos guiamos nos trabalhos de Ribeiro (2009, 2019, 2020, 2021), estudiosa das tecnologias digitais na escola; em Basso; Strobel; Masutti, (2009), pesquisadoras da Libras; e no trabalho de outros professores pesquisadores. Em nossa análise, percebemos que, ao contrário do que pensávamos, a principal dificuldade dos professores surdos em formação e professoras surdas regentes não são os aplicativos em si, mas o acesso pleno à conexão da internet que por muitas vezes é intermitente e ainda que as professoras surdas regentes têm consciência dessa dificuldade.45 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSousa, Franscico Ebson GomesSousa, Franscico Ebson GomesSilva, Tárcia Tamária da CostaSantos, Rosângela Ívina Araújo dosBezerra, Dayanne2024-01-19T19:03:46Z2024-01-19T19:03:46Z2022-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfBEZERRA, Dayanne. Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia. 2022. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10226CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:29:52Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10226Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:29:52Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia |
title |
Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia Bezerra, Dayanne LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Ensino remoto Professores surdos de Libras em formação Tecnologias Digitais |
title_short |
Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia |
title_full |
Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia |
title_sort |
Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia |
author |
Bezerra, Dayanne |
author_facet |
Bezerra, Dayanne |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Franscico Ebson Gomes Sousa, Franscico Ebson Gomes Silva, Tárcia Tamária da Costa Santos, Rosângela Ívina Araújo dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Dayanne |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Ensino remoto Professores surdos de Libras em formação Tecnologias Digitais |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Ensino remoto Professores surdos de Libras em formação Tecnologias Digitais |
description |
Pensando na realidade da graduação dos professores surdos de Libras em formação na pandemia e no contexto do ensino remoto, queremos nos aprofundar no processo de formação de professores de Libras surdos, especificamente no contexto do curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Assim, objetivamos analisar como as metodologias de ensino e tecnologias digitais no ensino remoto em tempos de pandemia impactam na formação de professores surdos, considerando a experiência dos professores surdos em formação e professores mediante as metodologias e as ferramentas tecnológicas empregadas. Para isso, realizamos entrevistas, tanto com os professores surdos em formação quanto com os professores do curso, utilizando perguntas de significados semelhantes, totalizando 13 perguntas para os professores surdos em formação e 10 para os professores regentes participantes. Nos guiamos nos trabalhos de Ribeiro (2009, 2019, 2020, 2021), estudiosa das tecnologias digitais na escola; em Basso; Strobel; Masutti, (2009), pesquisadoras da Libras; e no trabalho de outros professores pesquisadores. Em nossa análise, percebemos que, ao contrário do que pensávamos, a principal dificuldade dos professores surdos em formação e professoras surdas regentes não são os aplicativos em si, mas o acesso pleno à conexão da internet que por muitas vezes é intermitente e ainda que as professoras surdas regentes têm consciência dessa dificuldade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-25 2024-01-19T19:03:46Z 2024-01-19T19:03:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BEZERRA, Dayanne. Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia. 2022. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10226 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Dayanne. Metodologias de ensino e tecnologias digitais na formação de professores surdos em tempos de pandemia. 2022. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747474995216384 |