Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10091 |
Resumo: | A educação é um processo fundamental na vida de qualquer pessoa, no entanto, esse processo para muitos alunos surdos, mesmo com os avanços na inclusão e acessibilidade, tem apresentado grandes defasagens. Esta pesquisa tem como objetivo principal discutir o ensino de Libras para surdos através da literatura surda em escrita de sinais, compreendendo como podemos promover propostas para o acesso à literatura surda pelos surdos, conhecimento da escrita de sinais e a produção de um material a servir de ferramenta metodológica para o ensino de Libras. Para isso, nos embasamos teoricamente nos apontamentos de Strobel (2009) sobre o contexto histórico da educação de surdos, em Rosa (2006) sobre a literatura surda na educação de surdos, com Karnopp (2008) sobre alguns aspectos que contém dentro da literatura surda com a escrita de Sinais. Para alcançar nossos objetivos consideremos fundamentais as percepções dos autores Basso, Strobel e Masutti (2009), em que trazem a importância das metodologias e algumas formas de como elas podem ser construídas pensando no aluno surdo, nos fazendo também refletir como é a realidade de ensino desses alunos, assim, criamos um material, sendo este, um livro em bLOtQJXH, LQWLWXOaGR GH 3O fantástico quarteto surdo e o livro VHFUHWR ́, XPa RbUa HP LLbUaV HVFULWa (HVFULWa GH VLQaLV) H RUaO/VLQaOL]aGa H HP LtQJXa PRUWXJXHVa escrita. Muitos são os desafios enfrentados em sala de aula, no entanto, é necessário se pensarem metodologias que despertem o interesse dos alunos surdos, para isso, podemos aproximá-los de sua realidade, assim a obra criada pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Libras e de outros aspectos quando envolve a literatura surda e as identificações realizadas com o contexto da obra. Desta forma, acreditamos que estamos contribuindo para que conheçam mais a fundo sobre as lutas e conquistas da comunidade surda como uma estratégia de representação e empoderamento. |
id |
UFER_80bb29ef9d64f24cc6c09e22a457e4d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10091 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicasLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASLiteratura SurdaEscrita de SinaisMetodologiasEnsino de LibrasA educação é um processo fundamental na vida de qualquer pessoa, no entanto, esse processo para muitos alunos surdos, mesmo com os avanços na inclusão e acessibilidade, tem apresentado grandes defasagens. Esta pesquisa tem como objetivo principal discutir o ensino de Libras para surdos através da literatura surda em escrita de sinais, compreendendo como podemos promover propostas para o acesso à literatura surda pelos surdos, conhecimento da escrita de sinais e a produção de um material a servir de ferramenta metodológica para o ensino de Libras. Para isso, nos embasamos teoricamente nos apontamentos de Strobel (2009) sobre o contexto histórico da educação de surdos, em Rosa (2006) sobre a literatura surda na educação de surdos, com Karnopp (2008) sobre alguns aspectos que contém dentro da literatura surda com a escrita de Sinais. Para alcançar nossos objetivos consideremos fundamentais as percepções dos autores Basso, Strobel e Masutti (2009), em que trazem a importância das metodologias e algumas formas de como elas podem ser construídas pensando no aluno surdo, nos fazendo também refletir como é a realidade de ensino desses alunos, assim, criamos um material, sendo este, um livro em bLOtQJXH, LQWLWXOaGR GH 3O fantástico quarteto surdo e o livro VHFUHWR ́, XPa RbUa HP LLbUaV HVFULWa (HVFULWa GH VLQaLV) H RUaO/VLQaOL]aGa H HP LtQJXa PRUWXJXHVa escrita. Muitos são os desafios enfrentados em sala de aula, no entanto, é necessário se pensarem metodologias que despertem o interesse dos alunos surdos, para isso, podemos aproximá-los de sua realidade, assim a obra criada pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Libras e de outros aspectos quando envolve a literatura surda e as identificações realizadas com o contexto da obra. Desta forma, acreditamos que estamos contribuindo para que conheçam mais a fundo sobre as lutas e conquistas da comunidade surda como uma estratégia de representação e empoderamento.Education is a fundamental process in anyone's life, however, this process for many deaf students, even with advances in inclusion and accessibility, has shown great lags. The present research aims, as its main objective, to discuss the Libras (Brazilian Sign Language) teaching for deaf students through sign language literature, recognizing how we can promote proposals for access to sign language literature for those students, together with SignWriting and the production of material to serve as a methodological tool for teaching Libras. For this purpose, the study, in terms of theoretical framework, is based on Strobel (2009) concerning the historical and educational context of deaf people; Rosa (2006), with texts about sign language literature for deaf people education; and Karnopp (2008), with some aspects intrinsic to sign language literature and signs writing. In order to reach our objectives, we consider paramount the perceptions of authors like Basso, Strobel, and Masutti (2009), when bringing the importance of methodologies designed for deaf students, making us reflect on the reality of teaching for this kind of learner, so, we developed a bilingual book entitled "O fantástico quarteto surdo e o livro secreto" (The fantastic deaf quartet and the secret book), a material written in Libras (sign written) and oral/signed in Portuguese. There are many challenges faced in the classroom, however, it is necessary to think of methodologies that arouse the interest of deaf students, in such a manner, we can bring them closer to their reality, so the literature work created can help in the teaching-learning process of Libras and other aspects when it involves sign language literature and the identifications related to its context. In this way, we believe that we are helping them to know more about the struggles and achievements of the deaf community as a representation and empowerment strategy.59 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoGuedes, Daniel SilvaGuedes, Daniel SilvaSousa, Francisco Ebson GomesSilva, Mariane Linhares daLino, Marília Daniela Pereira2024-01-16T15:56:58Z2024-01-16T15:56:58Z2022-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfLINO, Marília Daniela Pereira. Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas. 2022. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10091CaraúbasUFERSAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-16T23:56:58Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10091Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-16T23:56:58Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas |
title |
Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas |
spellingShingle |
Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas Lino, Marília Daniela Pereira LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS Literatura Surda Escrita de Sinais Metodologias Ensino de Libras |
title_short |
Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas |
title_full |
Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas |
title_fullStr |
Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas |
title_full_unstemmed |
Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas |
title_sort |
Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas |
author |
Lino, Marília Daniela Pereira |
author_facet |
Lino, Marília Daniela Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guedes, Daniel Silva Guedes, Daniel Silva Sousa, Francisco Ebson Gomes Silva, Mariane Linhares da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lino, Marília Daniela Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS Literatura Surda Escrita de Sinais Metodologias Ensino de Libras |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS Literatura Surda Escrita de Sinais Metodologias Ensino de Libras |
description |
A educação é um processo fundamental na vida de qualquer pessoa, no entanto, esse processo para muitos alunos surdos, mesmo com os avanços na inclusão e acessibilidade, tem apresentado grandes defasagens. Esta pesquisa tem como objetivo principal discutir o ensino de Libras para surdos através da literatura surda em escrita de sinais, compreendendo como podemos promover propostas para o acesso à literatura surda pelos surdos, conhecimento da escrita de sinais e a produção de um material a servir de ferramenta metodológica para o ensino de Libras. Para isso, nos embasamos teoricamente nos apontamentos de Strobel (2009) sobre o contexto histórico da educação de surdos, em Rosa (2006) sobre a literatura surda na educação de surdos, com Karnopp (2008) sobre alguns aspectos que contém dentro da literatura surda com a escrita de Sinais. Para alcançar nossos objetivos consideremos fundamentais as percepções dos autores Basso, Strobel e Masutti (2009), em que trazem a importância das metodologias e algumas formas de como elas podem ser construídas pensando no aluno surdo, nos fazendo também refletir como é a realidade de ensino desses alunos, assim, criamos um material, sendo este, um livro em bLOtQJXH, LQWLWXOaGR GH 3O fantástico quarteto surdo e o livro VHFUHWR ́, XPa RbUa HP LLbUaV HVFULWa (HVFULWa GH VLQaLV) H RUaO/VLQaOL]aGa H HP LtQJXa PRUWXJXHVa escrita. Muitos são os desafios enfrentados em sala de aula, no entanto, é necessário se pensarem metodologias que despertem o interesse dos alunos surdos, para isso, podemos aproximá-los de sua realidade, assim a obra criada pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Libras e de outros aspectos quando envolve a literatura surda e as identificações realizadas com o contexto da obra. Desta forma, acreditamos que estamos contribuindo para que conheçam mais a fundo sobre as lutas e conquistas da comunidade surda como uma estratégia de representação e empoderamento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22 2024-01-16T15:56:58Z 2024-01-16T15:56:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LINO, Marília Daniela Pereira. Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas. 2022. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10091 |
identifier_str_mv |
LINO, Marília Daniela Pereira. Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas. 2022. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747481193349120 |