Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Marília Daniela Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10091
Resumo: A educação é um processo fundamental na vida de qualquer pessoa, no entanto, esse processo para muitos alunos surdos, mesmo com os avanços na inclusão e acessibilidade, tem apresentado grandes defasagens. Esta pesquisa tem como objetivo principal discutir o ensino de Libras para surdos através da literatura surda em escrita de sinais, compreendendo como podemos promover propostas para o acesso à literatura surda pelos surdos, conhecimento da escrita de sinais e a produção de um material a servir de ferramenta metodológica para o ensino de Libras. Para isso, nos embasamos teoricamente nos apontamentos de Strobel (2009) sobre o contexto histórico da educação de surdos, em Rosa (2006) sobre a literatura surda na educação de surdos, com Karnopp (2008) sobre alguns aspectos que contém dentro da literatura surda com a escrita de Sinais. Para alcançar nossos objetivos consideremos fundamentais as percepções dos autores Basso, Strobel e Masutti (2009), em que trazem a importância das metodologias e algumas formas de como elas podem ser construídas pensando no aluno surdo, nos fazendo também refletir como é a realidade de ensino desses alunos, assim, criamos um material, sendo este, um livro em bLOtQJXH, LQWLWXOaGR GH 3O fantástico quarteto surdo e o livro VHFUHWR ́, XPa RbUa HP LLbUaV HVFULWa (HVFULWa GH VLQaLV) H RUaO/VLQaOL]aGa H HP LtQJXa PRUWXJXHVa escrita. Muitos são os desafios enfrentados em sala de aula, no entanto, é necessário se pensarem metodologias que despertem o interesse dos alunos surdos, para isso, podemos aproximá-los de sua realidade, assim a obra criada pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Libras e de outros aspectos quando envolve a literatura surda e as identificações realizadas com o contexto da obra. Desta forma, acreditamos que estamos contribuindo para que conheçam mais a fundo sobre as lutas e conquistas da comunidade surda como uma estratégia de representação e empoderamento.
id UFER_80bb29ef9d64f24cc6c09e22a457e4d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10091
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicasLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASLiteratura SurdaEscrita de SinaisMetodologiasEnsino de LibrasA educação é um processo fundamental na vida de qualquer pessoa, no entanto, esse processo para muitos alunos surdos, mesmo com os avanços na inclusão e acessibilidade, tem apresentado grandes defasagens. Esta pesquisa tem como objetivo principal discutir o ensino de Libras para surdos através da literatura surda em escrita de sinais, compreendendo como podemos promover propostas para o acesso à literatura surda pelos surdos, conhecimento da escrita de sinais e a produção de um material a servir de ferramenta metodológica para o ensino de Libras. Para isso, nos embasamos teoricamente nos apontamentos de Strobel (2009) sobre o contexto histórico da educação de surdos, em Rosa (2006) sobre a literatura surda na educação de surdos, com Karnopp (2008) sobre alguns aspectos que contém dentro da literatura surda com a escrita de Sinais. Para alcançar nossos objetivos consideremos fundamentais as percepções dos autores Basso, Strobel e Masutti (2009), em que trazem a importância das metodologias e algumas formas de como elas podem ser construídas pensando no aluno surdo, nos fazendo também refletir como é a realidade de ensino desses alunos, assim, criamos um material, sendo este, um livro em bLOtQJXH, LQWLWXOaGR GH 3O fantástico quarteto surdo e o livro VHFUHWR ́, XPa RbUa HP LLbUaV HVFULWa (HVFULWa GH VLQaLV) H RUaO/VLQaOL]aGa H HP LtQJXa PRUWXJXHVa escrita. Muitos são os desafios enfrentados em sala de aula, no entanto, é necessário se pensarem metodologias que despertem o interesse dos alunos surdos, para isso, podemos aproximá-los de sua realidade, assim a obra criada pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Libras e de outros aspectos quando envolve a literatura surda e as identificações realizadas com o contexto da obra. Desta forma, acreditamos que estamos contribuindo para que conheçam mais a fundo sobre as lutas e conquistas da comunidade surda como uma estratégia de representação e empoderamento.Education is a fundamental process in anyone's life, however, this process for many deaf students, even with advances in inclusion and accessibility, has shown great lags. The present research aims, as its main objective, to discuss the Libras (Brazilian Sign Language) teaching for deaf students through sign language literature, recognizing how we can promote proposals for access to sign language literature for those students, together with SignWriting and the production of material to serve as a methodological tool for teaching Libras. For this purpose, the study, in terms of theoretical framework, is based on Strobel (2009) concerning the historical and educational context of deaf people; Rosa (2006), with texts about sign language literature for deaf people education; and Karnopp (2008), with some aspects intrinsic to sign language literature and signs writing. In order to reach our objectives, we consider paramount the perceptions of authors like Basso, Strobel, and Masutti (2009), when bringing the importance of methodologies designed for deaf students, making us reflect on the reality of teaching for this kind of learner, so, we developed a bilingual book entitled "O fantástico quarteto surdo e o livro secreto" (The fantastic deaf quartet and the secret book), a material written in Libras (sign written) and oral/signed in Portuguese. There are many challenges faced in the classroom, however, it is necessary to think of methodologies that arouse the interest of deaf students, in such a manner, we can bring them closer to their reality, so the literature work created can help in the teaching-learning process of Libras and other aspects when it involves sign language literature and the identifications related to its context. In this way, we believe that we are helping them to know more about the struggles and achievements of the deaf community as a representation and empowerment strategy.59 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoGuedes, Daniel SilvaGuedes, Daniel SilvaSousa, Francisco Ebson GomesSilva, Mariane Linhares daLino, Marília Daniela Pereira2024-01-16T15:56:58Z2024-01-16T15:56:58Z2022-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfLINO, Marília Daniela Pereira. Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas. 2022. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10091CaraúbasUFERSAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-16T23:56:58Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10091Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-16T23:56:58Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas
title Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas
spellingShingle Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas
Lino, Marília Daniela Pereira
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Literatura Surda
Escrita de Sinais
Metodologias
Ensino de Libras
title_short Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas
title_full Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas
title_fullStr Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas
title_full_unstemmed Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas
title_sort Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas
author Lino, Marília Daniela Pereira
author_facet Lino, Marília Daniela Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes, Daniel Silva
Guedes, Daniel Silva
Sousa, Francisco Ebson Gomes
Silva, Mariane Linhares da
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino, Marília Daniela Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Literatura Surda
Escrita de Sinais
Metodologias
Ensino de Libras
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Literatura Surda
Escrita de Sinais
Metodologias
Ensino de Libras
description A educação é um processo fundamental na vida de qualquer pessoa, no entanto, esse processo para muitos alunos surdos, mesmo com os avanços na inclusão e acessibilidade, tem apresentado grandes defasagens. Esta pesquisa tem como objetivo principal discutir o ensino de Libras para surdos através da literatura surda em escrita de sinais, compreendendo como podemos promover propostas para o acesso à literatura surda pelos surdos, conhecimento da escrita de sinais e a produção de um material a servir de ferramenta metodológica para o ensino de Libras. Para isso, nos embasamos teoricamente nos apontamentos de Strobel (2009) sobre o contexto histórico da educação de surdos, em Rosa (2006) sobre a literatura surda na educação de surdos, com Karnopp (2008) sobre alguns aspectos que contém dentro da literatura surda com a escrita de Sinais. Para alcançar nossos objetivos consideremos fundamentais as percepções dos autores Basso, Strobel e Masutti (2009), em que trazem a importância das metodologias e algumas formas de como elas podem ser construídas pensando no aluno surdo, nos fazendo também refletir como é a realidade de ensino desses alunos, assim, criamos um material, sendo este, um livro em bLOtQJXH, LQWLWXOaGR GH 3O fantástico quarteto surdo e o livro VHFUHWR ́, XPa RbUa HP LLbUaV HVFULWa (HVFULWa GH VLQaLV) H RUaO/VLQaOL]aGa H HP LtQJXa PRUWXJXHVa escrita. Muitos são os desafios enfrentados em sala de aula, no entanto, é necessário se pensarem metodologias que despertem o interesse dos alunos surdos, para isso, podemos aproximá-los de sua realidade, assim a obra criada pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Libras e de outros aspectos quando envolve a literatura surda e as identificações realizadas com o contexto da obra. Desta forma, acreditamos que estamos contribuindo para que conheçam mais a fundo sobre as lutas e conquistas da comunidade surda como uma estratégia de representação e empoderamento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
2024-01-16T15:56:58Z
2024-01-16T15:56:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LINO, Marília Daniela Pereira. Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas. 2022. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10091
identifier_str_mv LINO, Marília Daniela Pereira. Ensino de Libras pela literatura surda em escrita de sinais: possibilidades metodológicas. 2022. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747481193349120