Percepção da escrita de sinais por estudantes surdos participantes do cas – Mossoró /RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2070 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2520 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_ac69405ddc242f5c02d015d0dc3ed53e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2520 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção da escrita de sinais por estudantes surdos participantes do cas – Mossoró /RNEscrita de sinaisSign writingLibrasAlfabetização em L1LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASMonografiaAs in Portuguese Language, Libras is not a language that lacks written model. However, many sign language speakers use the written form of the oral language of their region, devaluing their natural language and having a meaningless translation, once in this process there is always a loss of meaning. To make a perfect sign language recording, one can use digital media, such as videos. However, there is another less widespread form of registration, which is the writings formed by proper symbols that refer to specific signs, such as SignWriting. Thinking about how much a language is benefited with its written modality, and noting that few deaf people in RN know the SignWriting, it was decided to research a group of deaf people who attend the CAS – Mossoró / RN in order to understand their acceptance and use of SignWriting, their perception of its importance and their desire to study it. The research was qualitative and quantitative, and happened with some students of the referred educational institution, applying a previous test and a later perception test, interspersed with a two-week-class on the subject of the research. From the analysis of the tests, it was noticed that all of the students understood the importance of using the written mode in their First Language as a way of perpetuating the language through faithful records of their culture. It is noteworthy that they all related SignWriting to improve communication and learning, appreciating the Sign Language, and showing interest in continuing the study. Unfortunately, there is no formal occasion in which this content can be transmitted to the deaf community, occurring informally among peers. It is urgent and necessary to begin producing literature materials in their various textual types in SignWriting, so that there will be consultation material and thus a source of contact and research for the deaf and for the teachers. Only with constant contact with the written modality one can take ownership of it, and it is only with this appropriation that it is possible to keep records that are independent of technological media for future research. Thus, it is understood that it is useful and important to teach the SignWriting from the beginning of the schooling of the deaf people, valuing the deaf culture and, consequently, the Libras.Assim como a Língua Portuguesa, a Libras não é uma língua ágrafa. Contudo, muitos usuários de línguas de sinais fazem uso da modalidade escrita da língua oral de sua região, desvalorizando sua língua natural e havendo quebra de sentido, uma vez que no processo de tradução sempre há perda de significado. Para fazer registros corretos da língua de sinais, pode-se recorrer a mídias digitais, como, por exemplo, vídeos. No entanto, há outra forma de registro pouco difundida, que são as escritas formadas por signos próprios que remetem a sinais específicos, como a Escrita de Sinais (SignWriting). Pensando em quanto a língua é beneficiada com sua modalidade escrita, e constatando que poucos surdos no RN conhecem a Escrita de Sinais, resolveu-se pesquisar um grupo de surdos que frequentam o CAS – Mossoró / RN com o objetivo de entender sobre sua aceitação e uso da Escrita de Sinais, sua percepção da importância da mesma e o desejo em estudá-la. A pesquisa foi qualitativa e quantitativa, e deu-se com alguns estudantes da referida instituição de ensino, sendo aplicado um teste de conhecimentos prévios e outro de percepção posterior, intercalados com duas semanas de aula sobre o tema da pesquisa. A partir das análises dos questionários e aulas, percebeu-se que todos compreenderam a importância de utilizar a modalidade escrita em sua L1 como modo de haver a perpetuação da língua através de registros fieis de sua cultura. Ressalta-se o fato de que todos relacionaram a Escrita de Sinais a uma melhora de comunicação e aprendizado, valorizando a Língua de Sinais, e demonstrando interesse em continuar com o estudo. Infelizmente não existe uma ocasião formal em que este conteúdo possa ser transmitido para a comunidade surda, ocorrendo informalmente entre seus pares. É urgente e necessário começar a produzir materiais de literatura em seus diversos tipos textuais em Escrita de Sinais, para que assim haja material de consulta e, desta forma, uma fonte de contato e pesquisa para surdos e educadores. Apenas com o contato constante com a modalidade escrita, é possível apropriar-se dela, e apenas com essa apropriação é possível manter registros que independam de mídias tecnológicas para futuras pesquisas. Assim, entende-se que é útil e importante ensinar a Escrita de Sinais desde o princípio da escolarização do sujeito surdo, valorizando a cultura surda e, consequentemente, a Libras.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAAzevedo, Maria Márcia Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/Sousa, Francisco Ebson Gomeshttp://lattes.cnpq.br/Paixão, Ezequiel Adney Lima dahttp://lattes.cnpq.br/Pedrosa, Giany Paiva2019-12-03T14:45:24Z2019-12-03T14:45:24Z2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPedrosa (2019) (PEDROSA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2070https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2520porPEDROSA, Giany Paiva. Percepção da escrita de sinais por estudantes surdos participantes do cas – Mossoró /RN. 2019. 63 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:31:12Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2520Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:31:12Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção da escrita de sinais por estudantes surdos participantes do cas – Mossoró /RN |
title |
Percepção da escrita de sinais por estudantes surdos participantes do cas – Mossoró /RN |
spellingShingle |
Percepção da escrita de sinais por estudantes surdos participantes do cas – Mossoró /RN Pedrosa, Giany Paiva Escrita de sinais Sign writing Libras Alfabetização em L1 LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS |
title_short |
Percepção da escrita de sinais por estudantes surdos participantes do cas – Mossoró /RN |
title_full |
Percepção da escrita de sinais por estudantes surdos participantes do cas – Mossoró /RN |
title_fullStr |
Percepção da escrita de sinais por estudantes surdos participantes do cas – Mossoró /RN |
title_full_unstemmed |
Percepção da escrita de sinais por estudantes surdos participantes do cas – Mossoró /RN |
title_sort |
Percepção da escrita de sinais por estudantes surdos participantes do cas – Mossoró /RN |
author |
Pedrosa, Giany Paiva |
author_facet |
Pedrosa, Giany Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Maria Márcia Fernandes de http://lattes.cnpq.br/ Sousa, Francisco Ebson Gomes http://lattes.cnpq.br/ Paixão, Ezequiel Adney Lima da http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrosa, Giany Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita de sinais Sign writing Libras Alfabetização em L1 LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS |
topic |
Escrita de sinais Sign writing Libras Alfabetização em L1 LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS |
description |
Monografia |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-03T14:45:24Z 2019-12-03T14:45:24Z 2019-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Pedrosa (2019) (PEDROSA, 2019) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2070 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2520 |
identifier_str_mv |
Pedrosa (2019) (PEDROSA, 2019) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2070 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PEDROSA, Giany Paiva. Percepção da escrita de sinais por estudantes surdos participantes do cas – Mossoró /RN. 2019. 63 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747460362338304 |