A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Rebecca Couto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5150
Resumo: Artigo Acadêmico
id UFER_af8081af347707edd81c3bda0c0c7777
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5150
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aulaDocência em contabilidadeModelo bidimensionalPráticas pedagógicasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEISArtigo AcadêmicoOs docentes com êxito em sala de aula costumam ter atributos que chamam a atenção do/a(s) discentes em processo de formação e contribuem com a atividade de ensino-aprendizagem. Diante disso, o presente estudo se propõe a analisar qual a percepção do/a(s) discentes do Curso de Ciências Contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula. Para tanto, coube aplicar um questionário, presencialmente, junto aos discentes do curso de Ciências contábeis da UFERSA, a respeito dos atributos e práticas pedagógicas que permitem qualificar o/a docente com êxito em sala de aula, o que resultou em 176 (cento e setenta e seis) respostas válidas. Os dados indicam quanto ao perfil sócio demográfico, que há um equilíbrio entre os números de discentes que se declararam como do gênero masculino (51,70%) e feminino (47,30%), bem como que predomina a existência de um público jovem, com idade entre 17 e 25 anos (60,22%), solteiros (69,88%) e que já atuam na área Contábil (46,59%). A área de atuação dos docentes que chamam a atenção dos respondentes é predominantemente a de Contabilidade geral (43,75%). Dentre as competências que declaram como qualificadores de um/a professor/a com êxito ou bom desempenho, destaca-se didática (85,80%), comunicação (84,66%) e domínio ou conhecimento teórico (82,95%). Quanto aos pontos que os motivam a enquadrar um/a docente com êxito, destaca-se o domínio do conteúdo (67,05%) e a motivação e despertar do interesse do/a discente (64,20%). Em relação aos atributos, destaca-se estar preparado/a (81,25%), ser atencioso/a (62,50%) e motivador/a (69,89%). Quanto as práticas pedagógicas, o estar preparado/a (79,54%) e ser organizado/a em suas aulas (76,70%) são os pontos que mais chamam a atenção dos respondentesTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSARêgo, Thaiseany de FreitasDuarte, Rebecca Couto2020-07-07T18:59:38Z2020-06-072020-07-07T18:59:38Z2018-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDuarte (2018) (DUARTE, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5150porDUARTE, Rebecca Couto. A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula 24 f. Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T10:28:05Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5150Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T10:28:05Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula
title A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula
spellingShingle A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula
Duarte, Rebecca Couto
Docência em contabilidade
Modelo bidimensional
Práticas pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
title_short A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula
title_full A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula
title_fullStr A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula
title_full_unstemmed A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula
title_sort A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula
author Duarte, Rebecca Couto
author_facet Duarte, Rebecca Couto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêgo, Thaiseany de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Rebecca Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Docência em contabilidade
Modelo bidimensional
Práticas pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
topic Docência em contabilidade
Modelo bidimensional
Práticas pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
description Artigo Acadêmico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-16
2020-07-07T18:59:38Z
2020-06-07
2020-07-07T18:59:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Duarte (2018) (DUARTE, 2018)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5150
identifier_str_mv Duarte (2018) (DUARTE, 2018)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DUARTE, Rebecca Couto. A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula 24 f. Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747475079102464