A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5150 |
Resumo: | Artigo Acadêmico |
id |
UFER_af8081af347707edd81c3bda0c0c7777 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5150 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aulaDocência em contabilidadeModelo bidimensionalPráticas pedagógicasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEISArtigo AcadêmicoOs docentes com êxito em sala de aula costumam ter atributos que chamam a atenção do/a(s) discentes em processo de formação e contribuem com a atividade de ensino-aprendizagem. Diante disso, o presente estudo se propõe a analisar qual a percepção do/a(s) discentes do Curso de Ciências Contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula. Para tanto, coube aplicar um questionário, presencialmente, junto aos discentes do curso de Ciências contábeis da UFERSA, a respeito dos atributos e práticas pedagógicas que permitem qualificar o/a docente com êxito em sala de aula, o que resultou em 176 (cento e setenta e seis) respostas válidas. Os dados indicam quanto ao perfil sócio demográfico, que há um equilíbrio entre os números de discentes que se declararam como do gênero masculino (51,70%) e feminino (47,30%), bem como que predomina a existência de um público jovem, com idade entre 17 e 25 anos (60,22%), solteiros (69,88%) e que já atuam na área Contábil (46,59%). A área de atuação dos docentes que chamam a atenção dos respondentes é predominantemente a de Contabilidade geral (43,75%). Dentre as competências que declaram como qualificadores de um/a professor/a com êxito ou bom desempenho, destaca-se didática (85,80%), comunicação (84,66%) e domínio ou conhecimento teórico (82,95%). Quanto aos pontos que os motivam a enquadrar um/a docente com êxito, destaca-se o domínio do conteúdo (67,05%) e a motivação e despertar do interesse do/a discente (64,20%). Em relação aos atributos, destaca-se estar preparado/a (81,25%), ser atencioso/a (62,50%) e motivador/a (69,89%). Quanto as práticas pedagógicas, o estar preparado/a (79,54%) e ser organizado/a em suas aulas (76,70%) são os pontos que mais chamam a atenção dos respondentesTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSARêgo, Thaiseany de FreitasDuarte, Rebecca Couto2020-07-07T18:59:38Z2020-06-072020-07-07T18:59:38Z2018-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDuarte (2018) (DUARTE, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5150porDUARTE, Rebecca Couto. A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula 24 f. Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T10:28:05Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5150Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T10:28:05Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula |
title |
A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula |
spellingShingle |
A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula Duarte, Rebecca Couto Docência em contabilidade Modelo bidimensional Práticas pedagógicas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula |
title_full |
A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula |
title_fullStr |
A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula |
title_sort |
A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula |
author |
Duarte, Rebecca Couto |
author_facet |
Duarte, Rebecca Couto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rêgo, Thaiseany de Freitas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Rebecca Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência em contabilidade Modelo bidimensional Práticas pedagógicas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Docência em contabilidade Modelo bidimensional Práticas pedagógicas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Artigo Acadêmico |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-16 2020-07-07T18:59:38Z 2020-06-07 2020-07-07T18:59:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Duarte (2018) (DUARTE, 2018) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5150 |
identifier_str_mv |
Duarte (2018) (DUARTE, 2018) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
DUARTE, Rebecca Couto. A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFERSA a respeito dos atributos e práticas pedagógicas dos professores que possuem êxito em sala de aula 24 f. Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747475079102464 |