EXPERIÊNCIAS DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM SURDEZ: NARRATIVAS DE FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL REGIONAL DE CARAÚBAS- RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gescileuda Maria da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8203
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral identificar quais experiências marcaram ou marcam os funcionários do hospital regional de Caraúbas, sobre o atendimento a pessoas com surdez, e como objetivos específicos investigar como ocorre o atendimento a pessoas com surdez no hospital regional de Caraúbas e analisar as narrativas dos funcionários do hospital regional de Caraúbas sobre o atendimento a pessoas com surdez. O presente trabalho é de cunho qualitativo baseado em Bogdan e Biklen (1994), fundamentado nos princípios epistemológicos das narrativas (auto)biográficas de Passeggi (2010, 2011) e segue os procedimentos metodológicos de Jovchelovitch e Bauer (2002) para a recolhas e análise das narrativas. Por fim, compreendemos a partir das analisadas das entrevistas que o atendimento aos sujeitos surdos no hospital regional de Caraúbas não apresenta acessibilidade, sendo a comunicação uma barreira para um atendimento exitoso, autônomo e de qualidade.
id UFER_b098869ff89fd7d952ad3e7816637ad8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8203
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM SURDEZ: NARRATIVAS DE FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL REGIONAL DE CARAÚBAS- RNLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASAtendimento hospitalar. Saúde. Sujeito surdo.O presente trabalho tem como objetivo geral identificar quais experiências marcaram ou marcam os funcionários do hospital regional de Caraúbas, sobre o atendimento a pessoas com surdez, e como objetivos específicos investigar como ocorre o atendimento a pessoas com surdez no hospital regional de Caraúbas e analisar as narrativas dos funcionários do hospital regional de Caraúbas sobre o atendimento a pessoas com surdez. O presente trabalho é de cunho qualitativo baseado em Bogdan e Biklen (1994), fundamentado nos princípios epistemológicos das narrativas (auto)biográficas de Passeggi (2010, 2011) e segue os procedimentos metodológicos de Jovchelovitch e Bauer (2002) para a recolhas e análise das narrativas. Por fim, compreendemos a partir das analisadas das entrevistas que o atendimento aos sujeitos surdos no hospital regional de Caraúbas não apresenta acessibilidade, sendo a comunicação uma barreira para um atendimento exitoso, autônomo e de qualidade.34 p.BrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFagundes, Isabelle PinheiroFagundes, Isabelle PinheiroCosta, Isabela Apolinário daAzevedo, Maria Márcia FernandesRocha, Simone Maria daSilva, Gescileuda Maria da2023-01-10T11:58:02Z2023-01-10T11:58:02Z2021-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8203CaraúbasUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T20:46:57Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8203Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T20:46:57Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM SURDEZ: NARRATIVAS DE FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL REGIONAL DE CARAÚBAS- RN
title EXPERIÊNCIAS DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM SURDEZ: NARRATIVAS DE FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL REGIONAL DE CARAÚBAS- RN
spellingShingle EXPERIÊNCIAS DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM SURDEZ: NARRATIVAS DE FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL REGIONAL DE CARAÚBAS- RN
Silva, Gescileuda Maria da
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Atendimento hospitalar. Saúde. Sujeito surdo.
title_short EXPERIÊNCIAS DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM SURDEZ: NARRATIVAS DE FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL REGIONAL DE CARAÚBAS- RN
title_full EXPERIÊNCIAS DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM SURDEZ: NARRATIVAS DE FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL REGIONAL DE CARAÚBAS- RN
title_fullStr EXPERIÊNCIAS DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM SURDEZ: NARRATIVAS DE FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL REGIONAL DE CARAÚBAS- RN
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM SURDEZ: NARRATIVAS DE FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL REGIONAL DE CARAÚBAS- RN
title_sort EXPERIÊNCIAS DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM SURDEZ: NARRATIVAS DE FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL REGIONAL DE CARAÚBAS- RN
author Silva, Gescileuda Maria da
author_facet Silva, Gescileuda Maria da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fagundes, Isabelle Pinheiro
Fagundes, Isabelle Pinheiro
Costa, Isabela Apolinário da
Azevedo, Maria Márcia Fernandes
Rocha, Simone Maria da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gescileuda Maria da
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Atendimento hospitalar. Saúde. Sujeito surdo.
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Atendimento hospitalar. Saúde. Sujeito surdo.
description O presente trabalho tem como objetivo geral identificar quais experiências marcaram ou marcam os funcionários do hospital regional de Caraúbas, sobre o atendimento a pessoas com surdez, e como objetivos específicos investigar como ocorre o atendimento a pessoas com surdez no hospital regional de Caraúbas e analisar as narrativas dos funcionários do hospital regional de Caraúbas sobre o atendimento a pessoas com surdez. O presente trabalho é de cunho qualitativo baseado em Bogdan e Biklen (1994), fundamentado nos princípios epistemológicos das narrativas (auto)biográficas de Passeggi (2010, 2011) e segue os procedimentos metodológicos de Jovchelovitch e Bauer (2002) para a recolhas e análise das narrativas. Por fim, compreendemos a partir das analisadas das entrevistas que o atendimento aos sujeitos surdos no hospital regional de Caraúbas não apresenta acessibilidade, sendo a comunicação uma barreira para um atendimento exitoso, autônomo e de qualidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28
2023-01-10T11:58:02Z
2023-01-10T11:58:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8203
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747479530307584