O Uso de jogos digitais para a inclusão de alunos com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Thalia Cristina da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8400
Resumo: O avanço tecnológico está cada vez mais nítido e disseminado na nossa sociedade. Dentre tantos benefícios que a tecnologia pode nos proporcionar, a inclusão é uma delas. Assim, os meios tecnológicos podem ser ferramentas fundamentais para a promoção da inclusão digital e acessibilidade, principalmente, tratando-se de pessoas com deficiência visual. Portanto, o presente trabalho é uma pesquisa sobre os jogos digitais e como tais tecnologias podem contribuir para o desenvolvimento, a inclusão e acessibilidade de alunos com deficiência visual. Partindo de pesquisas bibliográficas sobre o desenvolvimento de mídias e jogos digitais e alinhando tais estudos aos estudos educacionais, esboça-se nesta pesquisa como ocorreu o desenvolvimento histórico das mídias e jogos digitais, bem como, a aplicabilidade dessas tecnologias nos processos educacionais em benefício de alunos com deficiência visual. Demonstra-se neste trabalho, a aplicabilidade das mídias e jogos digitais na educação e na educação especial através de três exemplos de jogos que facilitam e promovem a inclusão, bem como, o papel dessas tecnologias no aprendizado dos alunos com deficiência visual. Assim, conclui-se que o uso das tecnologias digitais são importantes ferramentas para a promoção da acessibilidade e inclusão dos alunos com deficiência visual, sendo uma opção de excelência para a formação e desenvolvimento educacional desses alunos
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