Descrição e análise de componentes fonético-fonológicos no Teacher's guide e no Student's book em um curso de língua inglesa no Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/22390 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar e tentar entender de que forma a fonética e a fonologia podem ser usadas como ferramenta de aprendizagem e não mais como perpetuação de padrões impostos por idealizações criadas acerca do que é o inglês correto. Para cumprir esse objetivo foi feita uma análise do Teacher’s Guide e do Student’s Book de uma coleção de um curso de idiomas no Rio de Janeiro a fim de observar a recorrência com que aspectos fonético-fonológicos aparecem nos mesmos e a qual propósito esses aspectos buscam atender. A partir dessa análise, constatou-se que a coleção analisada ainda está atrelada a uma noção simplista e canonizada no que diz respeito ao papel da fonética e da fonologia em sala de aula e que é preciso mudar a visão que se tem, por parte de escolas de idioma e dos professores, em relação a como tornar o ensino de pronúncia algo significativo e crítico para os alunos. |
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Descrição e análise de componentes fonético-fonológicos no Teacher's guide e no Student's book em um curso de língua inglesa no Rio de JaneiroLíngua inglesaEstudo e ensinoFonéticaFonologiaMaterial didáticoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASO objetivo deste trabalho é investigar e tentar entender de que forma a fonética e a fonologia podem ser usadas como ferramenta de aprendizagem e não mais como perpetuação de padrões impostos por idealizações criadas acerca do que é o inglês correto. Para cumprir esse objetivo foi feita uma análise do Teacher’s Guide e do Student’s Book de uma coleção de um curso de idiomas no Rio de Janeiro a fim de observar a recorrência com que aspectos fonético-fonológicos aparecem nos mesmos e a qual propósito esses aspectos buscam atender. A partir dessa análise, constatou-se que a coleção analisada ainda está atrelada a uma noção simplista e canonizada no que diz respeito ao papel da fonética e da fonologia em sala de aula e que é preciso mudar a visão que se tem, por parte de escolas de idioma e dos professores, em relação a como tornar o ensino de pronúncia algo significativo e crítico para os alunos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJKluge, Denise Cristinahttp://lattes.cnpq.br/2854983549253687Aguiar, Carolina Roque2024-01-22T22:48:06Z2024-01-24T03:00:18Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/22390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-01-24T03:00:18Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/22390Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-01-24T03:00:18Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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