Descrição e análise de componentes fonético-fonológicos no Teacher's guide e no Student's book em um curso de língua inglesa no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Carolina Roque
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/22390
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar e tentar entender de que forma a fonética e a fonologia podem ser usadas como ferramenta de aprendizagem e não mais como perpetuação de padrões impostos por idealizações criadas acerca do que é o inglês correto. Para cumprir esse objetivo foi feita uma análise do Teacher’s Guide e do Student’s Book de uma coleção de um curso de idiomas no Rio de Janeiro a fim de observar a recorrência com que aspectos fonético-fonológicos aparecem nos mesmos e a qual propósito esses aspectos buscam atender. A partir dessa análise, constatou-se que a coleção analisada ainda está atrelada a uma noção simplista e canonizada no que diz respeito ao papel da fonética e da fonologia em sala de aula e que é preciso mudar a visão que se tem, por parte de escolas de idioma e dos professores, em relação a como tornar o ensino de pronúncia algo significativo e crítico para os alunos.
id UFRJ_ad5a1ba20bfbc5090296ec19400fa635
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/22390
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Descrição e análise de componentes fonético-fonológicos no Teacher's guide e no Student's book em um curso de língua inglesa no Rio de JaneiroLíngua inglesaEstudo e ensinoFonéticaFonologiaMaterial didáticoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASO objetivo deste trabalho é investigar e tentar entender de que forma a fonética e a fonologia podem ser usadas como ferramenta de aprendizagem e não mais como perpetuação de padrões impostos por idealizações criadas acerca do que é o inglês correto. Para cumprir esse objetivo foi feita uma análise do Teacher’s Guide e do Student’s Book de uma coleção de um curso de idiomas no Rio de Janeiro a fim de observar a recorrência com que aspectos fonético-fonológicos aparecem nos mesmos e a qual propósito esses aspectos buscam atender. A partir dessa análise, constatou-se que a coleção analisada ainda está atrelada a uma noção simplista e canonizada no que diz respeito ao papel da fonética e da fonologia em sala de aula e que é preciso mudar a visão que se tem, por parte de escolas de idioma e dos professores, em relação a como tornar o ensino de pronúncia algo significativo e crítico para os alunos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJKluge, Denise Cristinahttp://lattes.cnpq.br/2854983549253687Aguiar, Carolina Roque2024-01-22T22:48:06Z2024-01-24T03:00:18Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/22390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-01-24T03:00:18Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/22390Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-01-24T03:00:18Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Descrição e análise de componentes fonético-fonológicos no Teacher's guide e no Student's book em um curso de língua inglesa no Rio de Janeiro
title Descrição e análise de componentes fonético-fonológicos no Teacher's guide e no Student's book em um curso de língua inglesa no Rio de Janeiro
spellingShingle Descrição e análise de componentes fonético-fonológicos no Teacher's guide e no Student's book em um curso de língua inglesa no Rio de Janeiro
Aguiar, Carolina Roque
Língua inglesa
Estudo e ensino
Fonética
Fonologia
Material didático
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short Descrição e análise de componentes fonético-fonológicos no Teacher's guide e no Student's book em um curso de língua inglesa no Rio de Janeiro
title_full Descrição e análise de componentes fonético-fonológicos no Teacher's guide e no Student's book em um curso de língua inglesa no Rio de Janeiro
title_fullStr Descrição e análise de componentes fonético-fonológicos no Teacher's guide e no Student's book em um curso de língua inglesa no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Descrição e análise de componentes fonético-fonológicos no Teacher's guide e no Student's book em um curso de língua inglesa no Rio de Janeiro
title_sort Descrição e análise de componentes fonético-fonológicos no Teacher's guide e no Student's book em um curso de língua inglesa no Rio de Janeiro
author Aguiar, Carolina Roque
author_facet Aguiar, Carolina Roque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kluge, Denise Cristina
http://lattes.cnpq.br/2854983549253687
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Carolina Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Estudo e ensino
Fonética
Fonologia
Material didático
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic Língua inglesa
Estudo e ensino
Fonética
Fonologia
Material didático
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description O objetivo deste trabalho é investigar e tentar entender de que forma a fonética e a fonologia podem ser usadas como ferramenta de aprendizagem e não mais como perpetuação de padrões impostos por idealizações criadas acerca do que é o inglês correto. Para cumprir esse objetivo foi feita uma análise do Teacher’s Guide e do Student’s Book de uma coleção de um curso de idiomas no Rio de Janeiro a fim de observar a recorrência com que aspectos fonético-fonológicos aparecem nos mesmos e a qual propósito esses aspectos buscam atender. A partir dessa análise, constatou-se que a coleção analisada ainda está atrelada a uma noção simplista e canonizada no que diz respeito ao papel da fonética e da fonologia em sala de aula e que é preciso mudar a visão que se tem, por parte de escolas de idioma e dos professores, em relação a como tornar o ensino de pronúncia algo significativo e crítico para os alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-01-22T22:48:06Z
2024-01-24T03:00:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/22390
url http://hdl.handle.net/11422/22390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456055646224384