Qualidade de vida no trabalho (qvt): percepção dos funcionários de uma empresa de call center em Mossoró/RN
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1139 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3367 |
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Qualidade de vida no trabalho (qvt): percepção dos funcionários de uma empresa de call center em Mossoró/RNQualidade de vida no trabalhoOrganizaçõesAtendentesCall CenterQuality of life at workCall CenterOrganizationsAttendantsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMonografiaA Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem ganhado cada vez mais importância entre estudos e, principalmente, no âmbito organizacional. No âmbito privado, as organizações tem refletido acerca do seu trabalhador, levando em consideração que a percepção dos seus trabalhadores sobre os seus gestores, a execução da sua atividade e da empresa em qual fazem parte, podem influenciar em seus resultados. Nesse sentido, este estudo buscou analisar a percepção sobre a QVT de atendentes de uma empresa privada, no setor de call center, localizada na cidade de Mossoró – RN. Para isso, foram entrevistados 261 atendentes, com os mais variados perfis, com a finalidade de analisar quais os fatores do perfil do atendente de call center podem influenciar na percepção sobre a QVT na empresa estudada. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o questionário, que foi dividido em duas partes, que permitia conhecer o perfil do respondente e analisar as pontuações sobre as dimensões baseadas no modelo de Walton. Os dados obtidos foram tabulados e analisados no programa SPSS, em seguido comparados as respostas de grupos, de acordo com o teste t. Assim, foi possível concluir que os fatores que influenciam na percepção do atendente da empresa estudada, são a idade, a escolaridade e o tempo de trabalho.A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem ganhado cada vez mais importância entre estudos e, principalmente, no âmbito organizacional. No âmbito privado, as organizações tem refletido acerca do seu trabalhador, levando em consideração que a percepção dos seus trabalhadores sobre os seus gestores, a execução da sua atividade e da empresa em qual fazem parte, podem influenciar em seus resultados. Nesse sentido, este estudo buscou analisar a percepção sobre a QVT de atendentes de uma empresa privada, no setor de call center, localizada na cidade de Mossoró – RN. Para isso, foram entrevistados 261 atendentes, com os mais variados perfis, com a finalidade de analisar quais os fatores do perfil do atendente de call center podem influenciar na percepção sobre a QVT na empresa estudada. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o questionário, que foi dividido em duas partes, que permitia conhecer o perfil do respondente e analisar as pontuações sobre as dimensões baseadas no modelo de Walton. Os dados obtidos foram tabulados e analisados no programa SPSS, em seguido comparados as respostas de grupos, de acordo com o teste t. Assim, foi possível concluir que os fatores que influenciam na percepção do atendente da empresa estudada, são a idade, a escolaridade e o tempo de trabalho.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAOliveira, Agostinha Mafalda Barra dehttp://lattes.cnpq.br/Siqueira, Elisabete Stradiottohttp://lattes.cnpq.br/Nepomuceno, Luciana Holandahttp://lattes.cnpq.br/Araújo, Tassiana Moraes2019-12-10T13:23:37Z2019-12-10T13:23:37Z2018-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAraújo (2018) (ARAÚJO, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1139https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3367porARAÚJO, Tassiana Moraes. Qualidade de vida no trabalho (qvt): percepção dos funcionários de uma empresa de call center em Mossoró/RN. 2018. 61f. Monografia(Graduação em Administração), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T09:37:52Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3367Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T09:37:52Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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