Condições ergonomicas dos alunos de engenharia de produção durante o ensino remoto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7928 |
Resumo: | Em decorrência da pandemia, fez-se necessário a mudança de cenário de ensino mundial, devido a necessidade de se realizar o distanciamento social, afim de conter o avanço dos casos de COVID-19 pelo mundo. Desta forma, foi preciso adotar o formato de ensino remoto emergencial, no qual os alunos realizam as atividades acadêmicas de suas casas, mantendo o isolamento social sem interromper totalmente as atividades de ensino. Contudo, levantou-se a discussão quanto as condições ergonômicas vivenciadas por esses alunos ao longo desse período de ensino remoto. Este trabalho tem como objetivo analisar as condições ergonômicas do ambiente de estudo no qual os alunos do curso de Engenharia de Produção do campus Angicos estão inseridos. Para isso, foi realizada uma busca bibliográfica sobre trabalhos acadêmicos que tratavam dessa questão e com base nesses trabalhos, foi elaborado e aplicado um instrumento de coleta de dados, por meio de um formulário eletrônico. O questionário contém 40 questões e está subdividido em 4 dimensões: rotina de estudo, ambiente de estudo, aspectos antropométricos e aspectos cognitivos. Nesta pesquisa foi possível observar que em sua maioria os alunos não possuem mobiliário adequado para a execução das suas atividades, além de apresentarem diversos incômodos musculoesqueléticos e um elevado grau de fadiga e desmotivação devido o ensino remoto. Desta forma, há a necessidade de uma adequação ergonômica desse ambiente, além da inserção de atividades de ginastica laboral no decorrer da jornada de estudo afim de mitigar os efeitos percebidos. |
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