Condições ergonomicas dos alunos de engenharia de produção durante o ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Allan Viktor da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7928
Resumo: Em decorrência da pandemia, fez-se necessário a mudança de cenário de ensino mundial, devido a necessidade de se realizar o distanciamento social, afim de conter o avanço dos casos de COVID-19 pelo mundo. Desta forma, foi preciso adotar o formato de ensino remoto emergencial, no qual os alunos realizam as atividades acadêmicas de suas casas, mantendo o isolamento social sem interromper totalmente as atividades de ensino. Contudo, levantou-se a discussão quanto as condições ergonômicas vivenciadas por esses alunos ao longo desse período de ensino remoto. Este trabalho tem como objetivo analisar as condições ergonômicas do ambiente de estudo no qual os alunos do curso de Engenharia de Produção do campus Angicos estão inseridos. Para isso, foi realizada uma busca bibliográfica sobre trabalhos acadêmicos que tratavam dessa questão e com base nesses trabalhos, foi elaborado e aplicado um instrumento de coleta de dados, por meio de um formulário eletrônico. O questionário contém 40 questões e está subdividido em 4 dimensões: rotina de estudo, ambiente de estudo, aspectos antropométricos e aspectos cognitivos. Nesta pesquisa foi possível observar que em sua maioria os alunos não possuem mobiliário adequado para a execução das suas atividades, além de apresentarem diversos incômodos musculoesqueléticos e um elevado grau de fadiga e desmotivação devido o ensino remoto. Desta forma, há a necessidade de uma adequação ergonômica desse ambiente, além da inserção de atividades de ginastica laboral no decorrer da jornada de estudo afim de mitigar os efeitos percebidos.
id UFER_d146521634249ad8858d0f19176b850e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7928
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Condições ergonomicas dos alunos de engenharia de produção durante o ensino remotoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOErgonomiaEnsino remoto emergencialPandemiaCOVID-19Em decorrência da pandemia, fez-se necessário a mudança de cenário de ensino mundial, devido a necessidade de se realizar o distanciamento social, afim de conter o avanço dos casos de COVID-19 pelo mundo. Desta forma, foi preciso adotar o formato de ensino remoto emergencial, no qual os alunos realizam as atividades acadêmicas de suas casas, mantendo o isolamento social sem interromper totalmente as atividades de ensino. Contudo, levantou-se a discussão quanto as condições ergonômicas vivenciadas por esses alunos ao longo desse período de ensino remoto. Este trabalho tem como objetivo analisar as condições ergonômicas do ambiente de estudo no qual os alunos do curso de Engenharia de Produção do campus Angicos estão inseridos. Para isso, foi realizada uma busca bibliográfica sobre trabalhos acadêmicos que tratavam dessa questão e com base nesses trabalhos, foi elaborado e aplicado um instrumento de coleta de dados, por meio de um formulário eletrônico. O questionário contém 40 questões e está subdividido em 4 dimensões: rotina de estudo, ambiente de estudo, aspectos antropométricos e aspectos cognitivos. Nesta pesquisa foi possível observar que em sua maioria os alunos não possuem mobiliário adequado para a execução das suas atividades, além de apresentarem diversos incômodos musculoesqueléticos e um elevado grau de fadiga e desmotivação devido o ensino remoto. Desta forma, há a necessidade de uma adequação ergonômica desse ambiente, além da inserção de atividades de ginastica laboral no decorrer da jornada de estudo afim de mitigar os efeitos percebidos.65 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSoares, Adriana Georgia BorgesSoares, Adriana Georgia BorgesSoares, Adriana Georgia BorgesVasconcelos, Natália Veloso Caldas deNascimento, Cryslaine Cinthia CarvalhoPereira, Allan Viktor da Silva2022-12-14T21:03:32Z2022-12-14T21:03:32Z2021-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7928AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T13:59:08Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7928Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T13:59:08Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições ergonomicas dos alunos de engenharia de produção durante o ensino remoto
title Condições ergonomicas dos alunos de engenharia de produção durante o ensino remoto
spellingShingle Condições ergonomicas dos alunos de engenharia de produção durante o ensino remoto
Pereira, Allan Viktor da Silva
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Ergonomia
Ensino remoto emergencial
Pandemia
COVID-19
title_short Condições ergonomicas dos alunos de engenharia de produção durante o ensino remoto
title_full Condições ergonomicas dos alunos de engenharia de produção durante o ensino remoto
title_fullStr Condições ergonomicas dos alunos de engenharia de produção durante o ensino remoto
title_full_unstemmed Condições ergonomicas dos alunos de engenharia de produção durante o ensino remoto
title_sort Condições ergonomicas dos alunos de engenharia de produção durante o ensino remoto
author Pereira, Allan Viktor da Silva
author_facet Pereira, Allan Viktor da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Adriana Georgia Borges
Soares, Adriana Georgia Borges
Soares, Adriana Georgia Borges
Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
Nascimento, Cryslaine Cinthia Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Allan Viktor da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Ergonomia
Ensino remoto emergencial
Pandemia
COVID-19
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Ergonomia
Ensino remoto emergencial
Pandemia
COVID-19
description Em decorrência da pandemia, fez-se necessário a mudança de cenário de ensino mundial, devido a necessidade de se realizar o distanciamento social, afim de conter o avanço dos casos de COVID-19 pelo mundo. Desta forma, foi preciso adotar o formato de ensino remoto emergencial, no qual os alunos realizam as atividades acadêmicas de suas casas, mantendo o isolamento social sem interromper totalmente as atividades de ensino. Contudo, levantou-se a discussão quanto as condições ergonômicas vivenciadas por esses alunos ao longo desse período de ensino remoto. Este trabalho tem como objetivo analisar as condições ergonômicas do ambiente de estudo no qual os alunos do curso de Engenharia de Produção do campus Angicos estão inseridos. Para isso, foi realizada uma busca bibliográfica sobre trabalhos acadêmicos que tratavam dessa questão e com base nesses trabalhos, foi elaborado e aplicado um instrumento de coleta de dados, por meio de um formulário eletrônico. O questionário contém 40 questões e está subdividido em 4 dimensões: rotina de estudo, ambiente de estudo, aspectos antropométricos e aspectos cognitivos. Nesta pesquisa foi possível observar que em sua maioria os alunos não possuem mobiliário adequado para a execução das suas atividades, além de apresentarem diversos incômodos musculoesqueléticos e um elevado grau de fadiga e desmotivação devido o ensino remoto. Desta forma, há a necessidade de uma adequação ergonômica desse ambiente, além da inserção de atividades de ginastica laboral no decorrer da jornada de estudo afim de mitigar os efeitos percebidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
2022-12-14T21:03:32Z
2022-12-14T21:03:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7928
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747441076928512