O espantalho dos Direitos Humanos nas redes sociais: uma análise das interações diante de postagens de veículos jornalísticos sobre o caso Lázaro Barbosa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Lucas Vinícius Roseno
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7298
Resumo: Neste trabalho, discorreu-se sobre a problemática concernente às interações de usuários da rede social Instagram em postagens de veículos jornalísticos sobre o Caso Lázaro Barbosa e suas relações com os direitos humanos, dando enfoque à tendência de caracterizá-los como verdadeiros espantalhos. Nesse intuito, buscou-se analisar as reações dos indivíduos a partir da consideração dos direitos humanos como uma representação social, abordando o problema sociológico relativo à sua adesão no contexto brasileiro, e recorreu-se a estudos relacionados ao comportamento das massas em redes sociais. A metodologia utilizada no processo investigativo foi constituída pela pesquisa em caráter inicialmente quantitativo, a partir da seleção de interações que abordassem direitos humanos, e posteriormente qualitativo, a partir de sua análise à luz da pesquisa bibliográfica. No que concerne a esta, recorreu-se a autores como: Bobbio (1995), Moscovici (1978), Castells (2002) e Arão (2021). Ao abrir caminhos à conclusão, notou-se que, de fato, é recorrente o fenômeno da caracterização dos direitos humanos como um espantalho que seria supostamente responsável por problemas alheios à sua real matéria e amplitude, denotando que sua representação social no contexto brasileiro é predominantemente negativa, sendo retroalimentada e amplificada em um meio de alta disseminação de informações como são as redes sociais. Para além disso, ainda foi perceptível que o embate direto por parte daqueles que tentam empreender esforços no enfretamento desse fenômeno é pouco eficaz, urgindo a necessidade da construção de métodos de abordagem mais explicativos e até mesmo pedagógicos, no intuito de abrir caminhos para a transformação do cenário atual.
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