Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Joseane Ricarte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10774
Resumo: O tema abordado fora escolhido após o contato com a modalidade EJA nos estágios supervisionados da licenciatura que despertou o interesse em tratar sobre as possíveis dificuldades quanto à leitura e descobrir como poderiam ser sanadas. Portanto, o presente artigo tem por finalidade identificar e analisar as possíveis dificuldades e possibilidades enfrentadas pelos professores de língua portuguesa em relação ao ensino da prática de leitura na modalidade EJA, na Escola Municipal “Jonas Gurgel” e na Escola Estadual “Professor Lourenço Gurgel, ambas escolas da cidade de Caraúbas-RN. Foram observadas algumas aulas sobre a prática de leitura, para entender de que maneira esse tema é abordado em sala e quais as metodologias utilizadas. Também aplicamos um questionário para compreender se havia realmente dificuldades ao abordar a prática de leitura em sala de aula da EJA, e se sim, quais eram elas, segundo os professores. Os estudos para fundamentar as argumentações dessa pesquisa foram Freire (1921) e (1996), Moura (2008), Nascimento (2012), Soares (1998), Solé (1998). Essa pesquisa é de natureza descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados do questionário indicam que a falta de interesse por parte dos alunos é o maior desafio que os professores de língua portuguesa da EJA enfrentam. Com a observação sem interferência direta nas aulas, tornou-se possível reconhecer que as aulas são insuficientes para um bom aprendizado, principalmente pela falta de material didático básico como livro didático, atividades e projetos que despertem o interesse do aluno.
id UFER_d5dc7e745f363d91916f9870863e0c6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10774
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leituraLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEJAPrática de leituraProfessores de Língua PortuguesaO tema abordado fora escolhido após o contato com a modalidade EJA nos estágios supervisionados da licenciatura que despertou o interesse em tratar sobre as possíveis dificuldades quanto à leitura e descobrir como poderiam ser sanadas. Portanto, o presente artigo tem por finalidade identificar e analisar as possíveis dificuldades e possibilidades enfrentadas pelos professores de língua portuguesa em relação ao ensino da prática de leitura na modalidade EJA, na Escola Municipal “Jonas Gurgel” e na Escola Estadual “Professor Lourenço Gurgel, ambas escolas da cidade de Caraúbas-RN. Foram observadas algumas aulas sobre a prática de leitura, para entender de que maneira esse tema é abordado em sala e quais as metodologias utilizadas. Também aplicamos um questionário para compreender se havia realmente dificuldades ao abordar a prática de leitura em sala de aula da EJA, e se sim, quais eram elas, segundo os professores. Os estudos para fundamentar as argumentações dessa pesquisa foram Freire (1921) e (1996), Moura (2008), Nascimento (2012), Soares (1998), Solé (1998). Essa pesquisa é de natureza descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados do questionário indicam que a falta de interesse por parte dos alunos é o maior desafio que os professores de língua portuguesa da EJA enfrentam. Com a observação sem interferência direta nas aulas, tornou-se possível reconhecer que as aulas são insuficientes para um bom aprendizado, principalmente pela falta de material didático básico como livro didático, atividades e projetos que despertem o interesse do aluno.18 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMafra, Luciana DantasMafra, Luciana DantasMuniz, Liebert de AbreuCosta, Mifra Angélica Chaves daPereira, Joseane Ricarte2024-04-29T16:48:50Z2024-04-29T16:48:50Z2023-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfPEREIRA, Joseane Ricarte. Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da educação de jovens e adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura. 2023. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10774CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-04-30T03:00:12Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10774Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-04-30T03:00:12Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura
title Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura
spellingShingle Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura
Pereira, Joseane Ricarte
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
EJA
Prática de leitura
Professores de Língua Portuguesa
title_short Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura
title_full Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura
title_fullStr Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura
title_full_unstemmed Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura
title_sort Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura
author Pereira, Joseane Ricarte
author_facet Pereira, Joseane Ricarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mafra, Luciana Dantas
Mafra, Luciana Dantas
Muniz, Liebert de Abreu
Costa, Mifra Angélica Chaves da
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Joseane Ricarte
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
EJA
Prática de leitura
Professores de Língua Portuguesa
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
EJA
Prática de leitura
Professores de Língua Portuguesa
description O tema abordado fora escolhido após o contato com a modalidade EJA nos estágios supervisionados da licenciatura que despertou o interesse em tratar sobre as possíveis dificuldades quanto à leitura e descobrir como poderiam ser sanadas. Portanto, o presente artigo tem por finalidade identificar e analisar as possíveis dificuldades e possibilidades enfrentadas pelos professores de língua portuguesa em relação ao ensino da prática de leitura na modalidade EJA, na Escola Municipal “Jonas Gurgel” e na Escola Estadual “Professor Lourenço Gurgel, ambas escolas da cidade de Caraúbas-RN. Foram observadas algumas aulas sobre a prática de leitura, para entender de que maneira esse tema é abordado em sala e quais as metodologias utilizadas. Também aplicamos um questionário para compreender se havia realmente dificuldades ao abordar a prática de leitura em sala de aula da EJA, e se sim, quais eram elas, segundo os professores. Os estudos para fundamentar as argumentações dessa pesquisa foram Freire (1921) e (1996), Moura (2008), Nascimento (2012), Soares (1998), Solé (1998). Essa pesquisa é de natureza descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados do questionário indicam que a falta de interesse por parte dos alunos é o maior desafio que os professores de língua portuguesa da EJA enfrentam. Com a observação sem interferência direta nas aulas, tornou-se possível reconhecer que as aulas são insuficientes para um bom aprendizado, principalmente pela falta de material didático básico como livro didático, atividades e projetos que despertem o interesse do aluno.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-09
2024-04-29T16:48:50Z
2024-04-29T16:48:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Joseane Ricarte. Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da educação de jovens e adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura. 2023. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10774
identifier_str_mv PEREIRA, Joseane Ricarte. Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da educação de jovens e adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura. 2023. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747440038838272