Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10774 |
Resumo: | O tema abordado fora escolhido após o contato com a modalidade EJA nos estágios supervisionados da licenciatura que despertou o interesse em tratar sobre as possíveis dificuldades quanto à leitura e descobrir como poderiam ser sanadas. Portanto, o presente artigo tem por finalidade identificar e analisar as possíveis dificuldades e possibilidades enfrentadas pelos professores de língua portuguesa em relação ao ensino da prática de leitura na modalidade EJA, na Escola Municipal “Jonas Gurgel” e na Escola Estadual “Professor Lourenço Gurgel, ambas escolas da cidade de Caraúbas-RN. Foram observadas algumas aulas sobre a prática de leitura, para entender de que maneira esse tema é abordado em sala e quais as metodologias utilizadas. Também aplicamos um questionário para compreender se havia realmente dificuldades ao abordar a prática de leitura em sala de aula da EJA, e se sim, quais eram elas, segundo os professores. Os estudos para fundamentar as argumentações dessa pesquisa foram Freire (1921) e (1996), Moura (2008), Nascimento (2012), Soares (1998), Solé (1998). Essa pesquisa é de natureza descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados do questionário indicam que a falta de interesse por parte dos alunos é o maior desafio que os professores de língua portuguesa da EJA enfrentam. Com a observação sem interferência direta nas aulas, tornou-se possível reconhecer que as aulas são insuficientes para um bom aprendizado, principalmente pela falta de material didático básico como livro didático, atividades e projetos que despertem o interesse do aluno. |
id |
UFER_d5dc7e745f363d91916f9870863e0c6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10774 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leituraLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEJAPrática de leituraProfessores de Língua PortuguesaO tema abordado fora escolhido após o contato com a modalidade EJA nos estágios supervisionados da licenciatura que despertou o interesse em tratar sobre as possíveis dificuldades quanto à leitura e descobrir como poderiam ser sanadas. Portanto, o presente artigo tem por finalidade identificar e analisar as possíveis dificuldades e possibilidades enfrentadas pelos professores de língua portuguesa em relação ao ensino da prática de leitura na modalidade EJA, na Escola Municipal “Jonas Gurgel” e na Escola Estadual “Professor Lourenço Gurgel, ambas escolas da cidade de Caraúbas-RN. Foram observadas algumas aulas sobre a prática de leitura, para entender de que maneira esse tema é abordado em sala e quais as metodologias utilizadas. Também aplicamos um questionário para compreender se havia realmente dificuldades ao abordar a prática de leitura em sala de aula da EJA, e se sim, quais eram elas, segundo os professores. Os estudos para fundamentar as argumentações dessa pesquisa foram Freire (1921) e (1996), Moura (2008), Nascimento (2012), Soares (1998), Solé (1998). Essa pesquisa é de natureza descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados do questionário indicam que a falta de interesse por parte dos alunos é o maior desafio que os professores de língua portuguesa da EJA enfrentam. Com a observação sem interferência direta nas aulas, tornou-se possível reconhecer que as aulas são insuficientes para um bom aprendizado, principalmente pela falta de material didático básico como livro didático, atividades e projetos que despertem o interesse do aluno.18 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMafra, Luciana DantasMafra, Luciana DantasMuniz, Liebert de AbreuCosta, Mifra Angélica Chaves daPereira, Joseane Ricarte2024-04-29T16:48:50Z2024-04-29T16:48:50Z2023-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfPEREIRA, Joseane Ricarte. Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da educação de jovens e adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura. 2023. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10774CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-04-30T03:00:12Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10774Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-04-30T03:00:12Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura |
title |
Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura |
spellingShingle |
Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura Pereira, Joseane Ricarte LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA EJA Prática de leitura Professores de Língua Portuguesa |
title_short |
Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura |
title_full |
Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura |
title_fullStr |
Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura |
title_full_unstemmed |
Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura |
title_sort |
Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura |
author |
Pereira, Joseane Ricarte |
author_facet |
Pereira, Joseane Ricarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mafra, Luciana Dantas Mafra, Luciana Dantas Muniz, Liebert de Abreu Costa, Mifra Angélica Chaves da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Joseane Ricarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA EJA Prática de leitura Professores de Língua Portuguesa |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA EJA Prática de leitura Professores de Língua Portuguesa |
description |
O tema abordado fora escolhido após o contato com a modalidade EJA nos estágios supervisionados da licenciatura que despertou o interesse em tratar sobre as possíveis dificuldades quanto à leitura e descobrir como poderiam ser sanadas. Portanto, o presente artigo tem por finalidade identificar e analisar as possíveis dificuldades e possibilidades enfrentadas pelos professores de língua portuguesa em relação ao ensino da prática de leitura na modalidade EJA, na Escola Municipal “Jonas Gurgel” e na Escola Estadual “Professor Lourenço Gurgel, ambas escolas da cidade de Caraúbas-RN. Foram observadas algumas aulas sobre a prática de leitura, para entender de que maneira esse tema é abordado em sala e quais as metodologias utilizadas. Também aplicamos um questionário para compreender se havia realmente dificuldades ao abordar a prática de leitura em sala de aula da EJA, e se sim, quais eram elas, segundo os professores. Os estudos para fundamentar as argumentações dessa pesquisa foram Freire (1921) e (1996), Moura (2008), Nascimento (2012), Soares (1998), Solé (1998). Essa pesquisa é de natureza descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados do questionário indicam que a falta de interesse por parte dos alunos é o maior desafio que os professores de língua portuguesa da EJA enfrentam. Com a observação sem interferência direta nas aulas, tornou-se possível reconhecer que as aulas são insuficientes para um bom aprendizado, principalmente pela falta de material didático básico como livro didático, atividades e projetos que despertem o interesse do aluno. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-09 2024-04-29T16:48:50Z 2024-04-29T16:48:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Joseane Ricarte. Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da educação de jovens e adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura. 2023. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10774 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Joseane Ricarte. Os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores da educação de jovens e adultos da cidade de Caraúbas/RN em relação ao ensino da prática de leitura. 2023. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747440038838272 |