A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10743 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como finalidade inserir no ambiente da educação formal as pessoas que não tiveram a oportunidade de seguir com os seus estudos no tempo regular e na idade apropriada. Através dessa modalidade de ensino pode-se identificar a prática de leitura e as possíveis dificuldades na condução desse processo. Este artigo teve como objetivo analisar e identificar a prática de leitura na EJA dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que contempla turmas multisseriadas, sendo dividida em dois períodos, o período IV (6° e 7° ano) e o período V (8° e 9° ano) na escola Municipal Jonas Gurgel, no município de Caraúbas/RN. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma pesquisa exploratória e investigativa onde realizamos uma breve revisão da literatura com base nos conceitos e posicionamentos de autores que abordaram esta temática. Além disso, foi feita uma pesquisa de campo em uma escola pública na cidade de Caraúbas-RN, quando foi aplicado um questionário de coleta de dados com 10 alunos da EJA. Os resultados obtidos mostraram que as aulas não são suficientemente exploradas, não envolve a contextualização do dia a dia desses alunos. Verificou-se a falta da inserção de projetos de leitura e metodologias aplicadas de acordo com o interesse dos alunos. Os alunos acreditam na importância da leitura em suas vidas, e apesar deles não serem leitores assíduos é perceptível que existe uma inquietação em torno da inovação nas aulas, porém o professor precisa de materiais de apoio, como um livro didático específico para a EJA. |
id |
UFER_67fcae9e9dbf4b3668a624aa628d3f97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10743 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamentalLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAPrática de leituraEJAAnos finais do Ensino FundamentalA Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como finalidade inserir no ambiente da educação formal as pessoas que não tiveram a oportunidade de seguir com os seus estudos no tempo regular e na idade apropriada. Através dessa modalidade de ensino pode-se identificar a prática de leitura e as possíveis dificuldades na condução desse processo. Este artigo teve como objetivo analisar e identificar a prática de leitura na EJA dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que contempla turmas multisseriadas, sendo dividida em dois períodos, o período IV (6° e 7° ano) e o período V (8° e 9° ano) na escola Municipal Jonas Gurgel, no município de Caraúbas/RN. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma pesquisa exploratória e investigativa onde realizamos uma breve revisão da literatura com base nos conceitos e posicionamentos de autores que abordaram esta temática. Além disso, foi feita uma pesquisa de campo em uma escola pública na cidade de Caraúbas-RN, quando foi aplicado um questionário de coleta de dados com 10 alunos da EJA. Os resultados obtidos mostraram que as aulas não são suficientemente exploradas, não envolve a contextualização do dia a dia desses alunos. Verificou-se a falta da inserção de projetos de leitura e metodologias aplicadas de acordo com o interesse dos alunos. Os alunos acreditam na importância da leitura em suas vidas, e apesar deles não serem leitores assíduos é perceptível que existe uma inquietação em torno da inovação nas aulas, porém o professor precisa de materiais de apoio, como um livro didático específico para a EJA.25 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUfersaUniversidade Federal Rural do Semi ÁridoMafra, Luciana DantasMafra, Luciana DantasMuniz, Liebert de AbreuCosta, Mifra Angélica Chaves daOliveira, Libna Gleisse de2024-03-26T12:32:40Z2024-03-26T12:32:40Z2023-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Líbna Gleisse de. A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10743CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-26T20:32:40Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10743Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-26T20:32:40Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental |
title |
A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental Oliveira, Libna Gleisse de LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Prática de leitura EJA Anos finais do Ensino Fundamental |
title_short |
A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental |
author |
Oliveira, Libna Gleisse de |
author_facet |
Oliveira, Libna Gleisse de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mafra, Luciana Dantas Mafra, Luciana Dantas Muniz, Liebert de Abreu Costa, Mifra Angélica Chaves da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Libna Gleisse de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Prática de leitura EJA Anos finais do Ensino Fundamental |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Prática de leitura EJA Anos finais do Ensino Fundamental |
description |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como finalidade inserir no ambiente da educação formal as pessoas que não tiveram a oportunidade de seguir com os seus estudos no tempo regular e na idade apropriada. Através dessa modalidade de ensino pode-se identificar a prática de leitura e as possíveis dificuldades na condução desse processo. Este artigo teve como objetivo analisar e identificar a prática de leitura na EJA dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que contempla turmas multisseriadas, sendo dividida em dois períodos, o período IV (6° e 7° ano) e o período V (8° e 9° ano) na escola Municipal Jonas Gurgel, no município de Caraúbas/RN. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma pesquisa exploratória e investigativa onde realizamos uma breve revisão da literatura com base nos conceitos e posicionamentos de autores que abordaram esta temática. Além disso, foi feita uma pesquisa de campo em uma escola pública na cidade de Caraúbas-RN, quando foi aplicado um questionário de coleta de dados com 10 alunos da EJA. Os resultados obtidos mostraram que as aulas não são suficientemente exploradas, não envolve a contextualização do dia a dia desses alunos. Verificou-se a falta da inserção de projetos de leitura e metodologias aplicadas de acordo com o interesse dos alunos. Os alunos acreditam na importância da leitura em suas vidas, e apesar deles não serem leitores assíduos é perceptível que existe uma inquietação em torno da inovação nas aulas, porém o professor precisa de materiais de apoio, como um livro didático específico para a EJA. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-09 2024-03-26T12:32:40Z 2024-03-26T12:32:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Líbna Gleisse de. A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10743 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Líbna Gleisse de. A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil Ufersa Universidade Federal Rural do Semi Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil Ufersa Universidade Federal Rural do Semi Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747443641745408 |