A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Rafaella Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8252
Resumo: O presente trabalho busca contribuir com as reflexões acerca da docência no âmbito das políticas inclusivas no Brasil, particularmente o Atendimento Educacional Especializado – AEE. O mesmo tem como objetivo refletir sobre o trabalho da professora de AEE da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza a fim de perceber como a mesma compreende os desafios que vivencia diariamente e os transforma em oportunidade de um ensino de qualidade para seus alunos. Para tanto, inicialmente discutimos sobre as políticas de inclusão voltadas para os serviços especializados, focando os aspectos legais que dispõem sobre o assunto. Em seguida tratamos sobre a formação de professores, para que estejam aptos e habilitados para trabalhar como docentes de AEE. Para alcançar os objetivos propostos, o trabalho consiste numa pesquisa qualitativa, do tipo participante. Consideramos, a partir dos estudos, que as políticas públicas vêm dando o subsídio necessário para que o AEE aconteça efetivamente na escola e que a formação inicial em Pedagogia e a formação continuada são de extrema importância para o trabalho do docente de AEE, pois da às bases teóricas para que o trabalho seja desenvolvido de acordo com os aspectos legais e pedagógicos necessários. Entretanto com a pesquisa constatamos que ainda existem muitas dificuldades para que um ensino de qualidade aconteça, desafios relacionados principalmente às famílias dos alunos, que ainda são repletas de preconceitos e não acreditam completamente na educação inclusiva. Toda via acreditamos que a professora pesquisada vem conseguindo transformar esses desafios em oportunidade de aprendizagem para seus alunos, através da compreensão de que um ensino de qualidade no AEE é possível através da formação e da parceria entre escola e família.
id UFER_dc2f73d0d3340dbd361709d931cab589
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8252
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializadoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALPolíticas inclusivasFormação docenteAtendimento Educacional Especializado - AEEO presente trabalho busca contribuir com as reflexões acerca da docência no âmbito das políticas inclusivas no Brasil, particularmente o Atendimento Educacional Especializado – AEE. O mesmo tem como objetivo refletir sobre o trabalho da professora de AEE da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza a fim de perceber como a mesma compreende os desafios que vivencia diariamente e os transforma em oportunidade de um ensino de qualidade para seus alunos. Para tanto, inicialmente discutimos sobre as políticas de inclusão voltadas para os serviços especializados, focando os aspectos legais que dispõem sobre o assunto. Em seguida tratamos sobre a formação de professores, para que estejam aptos e habilitados para trabalhar como docentes de AEE. Para alcançar os objetivos propostos, o trabalho consiste numa pesquisa qualitativa, do tipo participante. Consideramos, a partir dos estudos, que as políticas públicas vêm dando o subsídio necessário para que o AEE aconteça efetivamente na escola e que a formação inicial em Pedagogia e a formação continuada são de extrema importância para o trabalho do docente de AEE, pois da às bases teóricas para que o trabalho seja desenvolvido de acordo com os aspectos legais e pedagógicos necessários. Entretanto com a pesquisa constatamos que ainda existem muitas dificuldades para que um ensino de qualidade aconteça, desafios relacionados principalmente às famílias dos alunos, que ainda são repletas de preconceitos e não acreditam completamente na educação inclusiva. Toda via acreditamos que a professora pesquisada vem conseguindo transformar esses desafios em oportunidade de aprendizagem para seus alunos, através da compreensão de que um ensino de qualidade no AEE é possível através da formação e da parceria entre escola e família.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoEspecialização em Atendimento Educacional EspecializadoGonçalves, Kézia VianaGonçalves, Kézia VianaGonçalves, Kézia VianaChagas, Maria de Fátima de Lima dasSouza Júnior, Francisco Souto deChagas, Rafaella Pereira2023-01-12T19:22:24Z2023-01-12T19:22:24Z2017-07-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8252Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-10T23:49:56Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8252Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-10T23:49:56Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado
title A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado
spellingShingle A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado
Chagas, Rafaella Pereira
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Políticas inclusivas
Formação docente
Atendimento Educacional Especializado - AEE
title_short A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado
title_full A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado
title_fullStr A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado
title_full_unstemmed A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado
title_sort A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado
author Chagas, Rafaella Pereira
author_facet Chagas, Rafaella Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Kézia Viana
Gonçalves, Kézia Viana
Gonçalves, Kézia Viana
Chagas, Maria de Fátima de Lima das
Souza Júnior, Francisco Souto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Rafaella Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Políticas inclusivas
Formação docente
Atendimento Educacional Especializado - AEE
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Políticas inclusivas
Formação docente
Atendimento Educacional Especializado - AEE
description O presente trabalho busca contribuir com as reflexões acerca da docência no âmbito das políticas inclusivas no Brasil, particularmente o Atendimento Educacional Especializado – AEE. O mesmo tem como objetivo refletir sobre o trabalho da professora de AEE da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza a fim de perceber como a mesma compreende os desafios que vivencia diariamente e os transforma em oportunidade de um ensino de qualidade para seus alunos. Para tanto, inicialmente discutimos sobre as políticas de inclusão voltadas para os serviços especializados, focando os aspectos legais que dispõem sobre o assunto. Em seguida tratamos sobre a formação de professores, para que estejam aptos e habilitados para trabalhar como docentes de AEE. Para alcançar os objetivos propostos, o trabalho consiste numa pesquisa qualitativa, do tipo participante. Consideramos, a partir dos estudos, que as políticas públicas vêm dando o subsídio necessário para que o AEE aconteça efetivamente na escola e que a formação inicial em Pedagogia e a formação continuada são de extrema importância para o trabalho do docente de AEE, pois da às bases teóricas para que o trabalho seja desenvolvido de acordo com os aspectos legais e pedagógicos necessários. Entretanto com a pesquisa constatamos que ainda existem muitas dificuldades para que um ensino de qualidade aconteça, desafios relacionados principalmente às famílias dos alunos, que ainda são repletas de preconceitos e não acreditam completamente na educação inclusiva. Toda via acreditamos que a professora pesquisada vem conseguindo transformar esses desafios em oportunidade de aprendizagem para seus alunos, através da compreensão de que um ensino de qualidade no AEE é possível através da formação e da parceria entre escola e família.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
2023-01-12T19:22:24Z
2023-01-12T19:22:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8252
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Especialização em Atendimento Educacional Especializado
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Especialização em Atendimento Educacional Especializado
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1816711974638059520