A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8252 |
Resumo: | O presente trabalho busca contribuir com as reflexões acerca da docência no âmbito das políticas inclusivas no Brasil, particularmente o Atendimento Educacional Especializado – AEE. O mesmo tem como objetivo refletir sobre o trabalho da professora de AEE da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza a fim de perceber como a mesma compreende os desafios que vivencia diariamente e os transforma em oportunidade de um ensino de qualidade para seus alunos. Para tanto, inicialmente discutimos sobre as políticas de inclusão voltadas para os serviços especializados, focando os aspectos legais que dispõem sobre o assunto. Em seguida tratamos sobre a formação de professores, para que estejam aptos e habilitados para trabalhar como docentes de AEE. Para alcançar os objetivos propostos, o trabalho consiste numa pesquisa qualitativa, do tipo participante. Consideramos, a partir dos estudos, que as políticas públicas vêm dando o subsídio necessário para que o AEE aconteça efetivamente na escola e que a formação inicial em Pedagogia e a formação continuada são de extrema importância para o trabalho do docente de AEE, pois da às bases teóricas para que o trabalho seja desenvolvido de acordo com os aspectos legais e pedagógicos necessários. Entretanto com a pesquisa constatamos que ainda existem muitas dificuldades para que um ensino de qualidade aconteça, desafios relacionados principalmente às famílias dos alunos, que ainda são repletas de preconceitos e não acreditam completamente na educação inclusiva. Toda via acreditamos que a professora pesquisada vem conseguindo transformar esses desafios em oportunidade de aprendizagem para seus alunos, através da compreensão de que um ensino de qualidade no AEE é possível através da formação e da parceria entre escola e família. |
id |
UFER_dc2f73d0d3340dbd361709d931cab589 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8252 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializadoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALPolíticas inclusivasFormação docenteAtendimento Educacional Especializado - AEEO presente trabalho busca contribuir com as reflexões acerca da docência no âmbito das políticas inclusivas no Brasil, particularmente o Atendimento Educacional Especializado – AEE. O mesmo tem como objetivo refletir sobre o trabalho da professora de AEE da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza a fim de perceber como a mesma compreende os desafios que vivencia diariamente e os transforma em oportunidade de um ensino de qualidade para seus alunos. Para tanto, inicialmente discutimos sobre as políticas de inclusão voltadas para os serviços especializados, focando os aspectos legais que dispõem sobre o assunto. Em seguida tratamos sobre a formação de professores, para que estejam aptos e habilitados para trabalhar como docentes de AEE. Para alcançar os objetivos propostos, o trabalho consiste numa pesquisa qualitativa, do tipo participante. Consideramos, a partir dos estudos, que as políticas públicas vêm dando o subsídio necessário para que o AEE aconteça efetivamente na escola e que a formação inicial em Pedagogia e a formação continuada são de extrema importância para o trabalho do docente de AEE, pois da às bases teóricas para que o trabalho seja desenvolvido de acordo com os aspectos legais e pedagógicos necessários. Entretanto com a pesquisa constatamos que ainda existem muitas dificuldades para que um ensino de qualidade aconteça, desafios relacionados principalmente às famílias dos alunos, que ainda são repletas de preconceitos e não acreditam completamente na educação inclusiva. Toda via acreditamos que a professora pesquisada vem conseguindo transformar esses desafios em oportunidade de aprendizagem para seus alunos, através da compreensão de que um ensino de qualidade no AEE é possível através da formação e da parceria entre escola e família.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoEspecialização em Atendimento Educacional EspecializadoGonçalves, Kézia VianaGonçalves, Kézia VianaGonçalves, Kézia VianaChagas, Maria de Fátima de Lima dasSouza Júnior, Francisco Souto deChagas, Rafaella Pereira2023-01-12T19:22:24Z2023-01-12T19:22:24Z2017-07-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8252Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-10T23:49:56Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8252Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-10T23:49:56Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado |
title |
A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado |
spellingShingle |
A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado Chagas, Rafaella Pereira CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Políticas inclusivas Formação docente Atendimento Educacional Especializado - AEE |
title_short |
A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado |
title_full |
A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado |
title_fullStr |
A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado |
title_full_unstemmed |
A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado |
title_sort |
A docência frente aos desafios e possibilidades de um ensino de qualidade no atendimento educacional especializado |
author |
Chagas, Rafaella Pereira |
author_facet |
Chagas, Rafaella Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Kézia Viana Gonçalves, Kézia Viana Gonçalves, Kézia Viana Chagas, Maria de Fátima de Lima das Souza Júnior, Francisco Souto de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Rafaella Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Políticas inclusivas Formação docente Atendimento Educacional Especializado - AEE |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Políticas inclusivas Formação docente Atendimento Educacional Especializado - AEE |
description |
O presente trabalho busca contribuir com as reflexões acerca da docência no âmbito das políticas inclusivas no Brasil, particularmente o Atendimento Educacional Especializado – AEE. O mesmo tem como objetivo refletir sobre o trabalho da professora de AEE da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza a fim de perceber como a mesma compreende os desafios que vivencia diariamente e os transforma em oportunidade de um ensino de qualidade para seus alunos. Para tanto, inicialmente discutimos sobre as políticas de inclusão voltadas para os serviços especializados, focando os aspectos legais que dispõem sobre o assunto. Em seguida tratamos sobre a formação de professores, para que estejam aptos e habilitados para trabalhar como docentes de AEE. Para alcançar os objetivos propostos, o trabalho consiste numa pesquisa qualitativa, do tipo participante. Consideramos, a partir dos estudos, que as políticas públicas vêm dando o subsídio necessário para que o AEE aconteça efetivamente na escola e que a formação inicial em Pedagogia e a formação continuada são de extrema importância para o trabalho do docente de AEE, pois da às bases teóricas para que o trabalho seja desenvolvido de acordo com os aspectos legais e pedagógicos necessários. Entretanto com a pesquisa constatamos que ainda existem muitas dificuldades para que um ensino de qualidade aconteça, desafios relacionados principalmente às famílias dos alunos, que ainda são repletas de preconceitos e não acreditam completamente na educação inclusiva. Toda via acreditamos que a professora pesquisada vem conseguindo transformar esses desafios em oportunidade de aprendizagem para seus alunos, através da compreensão de que um ensino de qualidade no AEE é possível através da formação e da parceria entre escola e família. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 2023-01-12T19:22:24Z 2023-01-12T19:22:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8252 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Especialização em Atendimento Educacional Especializado |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Especialização em Atendimento Educacional Especializado |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1816711974638059520 |