O caminho menos percorrido: um estudo sobre a utilização da lignina para pavimentação de estradas vicinais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Carla Holanda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9013
Resumo: O Brasil é um país de extensões extraordinárias, e possui como principal sistema de transportes o rodoviário. No entanto, uma pequena fração de suas estradas é pavimentada e outra menor ainda se encontra em boa qualidade, possibilitando uma maior incidência de acidentes e dificultando a interação socioeconômica de regiões. Sabe-se que a pavimentação mais utilizada é a asfáltica na maioria das estradas brasileiras. Todavia o uso de componentes do petróleo, matéria prima que atualmente merece cuidados devido à possibilidade de escassez, tem levado estudiosos na busca de alternativas mais econômicas e eficientes para a pavimentação. Desta forma, a pavimentação de origem vegetal desponta hoje como solução viável, e em alguns casos, mais adequada para a solução deste problema. É neste contexto que a lignina se apresenta como alternativa de revestimento para estradas vicinais. O presente estudo de caráter bibliográfico formula hipóteses da aplicação do composto de lignina na estrada vicinal que interliga as cidades de Erere (Ceará) e Pau dos Ferros (Rio Grande do Norte), sendo esta a área de estudo. Portanto, ao apresentar o composto de lignina como material não convencional e alternativo sustentável para o revestimento de estradas vicinais no Brasil, o presente estudo fornece assim, mais subsídios básicos para a formulação de projetos de pavimentação vegetal em todo o país.
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