Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, José Alisson Freitas de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5414
Resumo: This work presents a proposal for an experimental approach to the teaching of electrical circuits, using a Protoboard board and simple elements like LEDs and a multimeter, approached in High School. It aims at complementing the theoretical part using resources at affordable prices and addressing the full extent of this content. One of its advantages is because it can be compact, it can be taken to any location and its demonstration possible in any place, which is ideal for schools that do not have a laboratory or when it is not functional. During the conduction of production and application of the material we could see beyond the improvement of class performance an increase in the motivation of students and teachers for the subjects discussed. This result was obtained through the application of several practices involving more than one hundred students and a research with eight teachers working in public schools in the state of Ceará and Rio Grande do Norte.
id UFER_e51bf063b82e8639c5cc7f9f23066f82
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5414
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médioProfessoresExperimentosBaixo custoFísicaEletricidadeProfessoresExperimentosBaixo custoFísicaEletricidadeCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAThis work presents a proposal for an experimental approach to the teaching of electrical circuits, using a Protoboard board and simple elements like LEDs and a multimeter, approached in High School. It aims at complementing the theoretical part using resources at affordable prices and addressing the full extent of this content. One of its advantages is because it can be compact, it can be taken to any location and its demonstration possible in any place, which is ideal for schools that do not have a laboratory or when it is not functional. During the conduction of production and application of the material we could see beyond the improvement of class performance an increase in the motivation of students and teachers for the subjects discussed. This result was obtained through the application of several practices involving more than one hundred students and a research with eight teachers working in public schools in the state of Ceará and Rio Grande do Norte.Este trabalho traz uma proposta de abordagem experimental para o ensino de circuitos elétricos, utilizando uma placa de Protoboard e elementos simples como LEDs e um multímetro, abordado no Ensino Médio. Ele visa uma complementação da parte teórica utilizando recursos a preços acessíveis e que abordam toda a extensão desse conteúdo. Uma de suas vantagens é que, por ser compacto, pode ser portado sendo possível sua demonstração em qualquer local, o que é ideal para escolas que não possuem laboratório ou quando o mesmo não é funcional. Durante a condução de produção e aplicação do material, pudemos perceber, além da melhoria de rendimento das turmas, um aumento na motivação dos discentes e docentes para os assuntos tratados. Esse resultado foi obtido através da aplicação de várias práticas,contemplando mais de cem alunos e uma pesquisa com oito professores que trabalham em escolas públicas nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de FísicaNunes, Luciana Angélica da Silva83876820391http://lattes.cnpq.br/7723580492405673Lima, Alexsandro Pereira de00858568438http://lattes.cnpq.br/2452557056611320Silva, Jusciane da Costa e01153997479http://lattes.cnpq.br/8209954890880530Pinheiro, Hudson Pacheco95777040349http://lattes.cnpq.br/5930893215213757Sousa, José Alisson Freitas de2020-08-31T23:58:22Z2019-09-192020-08-31T23:58:22Z2018-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Sousa (2018) Citação com autor não incluído no texto: (SOUSA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5414porSOUSA, José Alisson Freitas de. Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:25:29Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5414Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:25:29Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio
title Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio
spellingShingle Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio
Sousa, José Alisson Freitas de
Professores
Experimentos
Baixo custo
Física
Eletricidade
Professores
Experimentos
Baixo custo
Física
Eletricidade
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio
title_full Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio
title_fullStr Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio
title_full_unstemmed Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio
title_sort Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio
author Sousa, José Alisson Freitas de
author_facet Sousa, José Alisson Freitas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Luciana Angélica da Silva
83876820391
http://lattes.cnpq.br/7723580492405673
Lima, Alexsandro Pereira de
00858568438
http://lattes.cnpq.br/2452557056611320
Silva, Jusciane da Costa e
01153997479
http://lattes.cnpq.br/8209954890880530
Pinheiro, Hudson Pacheco
95777040349
http://lattes.cnpq.br/5930893215213757
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, José Alisson Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Experimentos
Baixo custo
Física
Eletricidade
Professores
Experimentos
Baixo custo
Física
Eletricidade
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic Professores
Experimentos
Baixo custo
Física
Eletricidade
Professores
Experimentos
Baixo custo
Física
Eletricidade
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description This work presents a proposal for an experimental approach to the teaching of electrical circuits, using a Protoboard board and simple elements like LEDs and a multimeter, approached in High School. It aims at complementing the theoretical part using resources at affordable prices and addressing the full extent of this content. One of its advantages is because it can be compact, it can be taken to any location and its demonstration possible in any place, which is ideal for schools that do not have a laboratory or when it is not functional. During the conduction of production and application of the material we could see beyond the improvement of class performance an increase in the motivation of students and teachers for the subjects discussed. This result was obtained through the application of several practices involving more than one hundred students and a research with eight teachers working in public schools in the state of Ceará and Rio Grande do Norte.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23
2019-09-19
2020-08-31T23:58:22Z
2020-08-31T23:58:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Sousa (2018) Citação com autor não incluído no texto: (SOUSA, 2018)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5414
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Sousa (2018) Citação com autor não incluído no texto: (SOUSA, 2018)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SOUSA, José Alisson Freitas de. Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747484383117312