Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5414 |
Resumo: | This work presents a proposal for an experimental approach to the teaching of electrical circuits, using a Protoboard board and simple elements like LEDs and a multimeter, approached in High School. It aims at complementing the theoretical part using resources at affordable prices and addressing the full extent of this content. One of its advantages is because it can be compact, it can be taken to any location and its demonstration possible in any place, which is ideal for schools that do not have a laboratory or when it is not functional. During the conduction of production and application of the material we could see beyond the improvement of class performance an increase in the motivation of students and teachers for the subjects discussed. This result was obtained through the application of several practices involving more than one hundred students and a research with eight teachers working in public schools in the state of Ceará and Rio Grande do Norte. |
id |
UFER_e51bf063b82e8639c5cc7f9f23066f82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5414 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médioProfessoresExperimentosBaixo custoFísicaEletricidadeProfessoresExperimentosBaixo custoFísicaEletricidadeCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAThis work presents a proposal for an experimental approach to the teaching of electrical circuits, using a Protoboard board and simple elements like LEDs and a multimeter, approached in High School. It aims at complementing the theoretical part using resources at affordable prices and addressing the full extent of this content. One of its advantages is because it can be compact, it can be taken to any location and its demonstration possible in any place, which is ideal for schools that do not have a laboratory or when it is not functional. During the conduction of production and application of the material we could see beyond the improvement of class performance an increase in the motivation of students and teachers for the subjects discussed. This result was obtained through the application of several practices involving more than one hundred students and a research with eight teachers working in public schools in the state of Ceará and Rio Grande do Norte.Este trabalho traz uma proposta de abordagem experimental para o ensino de circuitos elétricos, utilizando uma placa de Protoboard e elementos simples como LEDs e um multímetro, abordado no Ensino Médio. Ele visa uma complementação da parte teórica utilizando recursos a preços acessíveis e que abordam toda a extensão desse conteúdo. Uma de suas vantagens é que, por ser compacto, pode ser portado sendo possível sua demonstração em qualquer local, o que é ideal para escolas que não possuem laboratório ou quando o mesmo não é funcional. Durante a condução de produção e aplicação do material, pudemos perceber, além da melhoria de rendimento das turmas, um aumento na motivação dos discentes e docentes para os assuntos tratados. Esse resultado foi obtido através da aplicação de várias práticas,contemplando mais de cem alunos e uma pesquisa com oito professores que trabalham em escolas públicas nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de FísicaNunes, Luciana Angélica da Silva83876820391http://lattes.cnpq.br/7723580492405673Lima, Alexsandro Pereira de00858568438http://lattes.cnpq.br/2452557056611320Silva, Jusciane da Costa e01153997479http://lattes.cnpq.br/8209954890880530Pinheiro, Hudson Pacheco95777040349http://lattes.cnpq.br/5930893215213757Sousa, José Alisson Freitas de2020-08-31T23:58:22Z2019-09-192020-08-31T23:58:22Z2018-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Sousa (2018) Citação com autor não incluído no texto: (SOUSA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5414porSOUSA, José Alisson Freitas de. Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:25:29Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5414Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:25:29Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio |
title |
Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio |
spellingShingle |
Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio Sousa, José Alisson Freitas de Professores Experimentos Baixo custo Física Eletricidade Professores Experimentos Baixo custo Física Eletricidade CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
title_short |
Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio |
title_full |
Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio |
title_fullStr |
Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio |
title_sort |
Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio |
author |
Sousa, José Alisson Freitas de |
author_facet |
Sousa, José Alisson Freitas de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Luciana Angélica da Silva 83876820391 http://lattes.cnpq.br/7723580492405673 Lima, Alexsandro Pereira de 00858568438 http://lattes.cnpq.br/2452557056611320 Silva, Jusciane da Costa e 01153997479 http://lattes.cnpq.br/8209954890880530 Pinheiro, Hudson Pacheco 95777040349 http://lattes.cnpq.br/5930893215213757 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, José Alisson Freitas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Experimentos Baixo custo Física Eletricidade Professores Experimentos Baixo custo Física Eletricidade CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
Professores Experimentos Baixo custo Física Eletricidade Professores Experimentos Baixo custo Física Eletricidade CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
This work presents a proposal for an experimental approach to the teaching of electrical circuits, using a Protoboard board and simple elements like LEDs and a multimeter, approached in High School. It aims at complementing the theoretical part using resources at affordable prices and addressing the full extent of this content. One of its advantages is because it can be compact, it can be taken to any location and its demonstration possible in any place, which is ideal for schools that do not have a laboratory or when it is not functional. During the conduction of production and application of the material we could see beyond the improvement of class performance an increase in the motivation of students and teachers for the subjects discussed. This result was obtained through the application of several practices involving more than one hundred students and a research with eight teachers working in public schools in the state of Ceará and Rio Grande do Norte. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-23 2019-09-19 2020-08-31T23:58:22Z 2020-08-31T23:58:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Sousa (2018) Citação com autor não incluído no texto: (SOUSA, 2018) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5414 |
identifier_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Sousa (2018) Citação com autor não incluído no texto: (SOUSA, 2018) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SOUSA, José Alisson Freitas de. Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747484383117312 |