Competências relevantes do forensic accounting: análise da percepção dos discentes de contabilidade
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4551 |
Resumo: | Artigo Acadêmico |
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Competências relevantes do forensic accounting: análise da percepção dos discentes de contabilidadeCompetênciasDiscentesContabilidade forenseCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISArtigo AcadêmicoOs casos de fraudes financeiras crescem cada vez mais, por esse motivo surge a necessidade de se investir em pesquisas que tratem dessa problemática, dessa forma, sendo possível a formação de profissionais especializados na área e que se tornem conhecedores da Contabilidade Forense, para assim, auxiliar de maneira prática a realização de seus trabalhos. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou analisar a o nível de conhecimento dos discentes de Contabilidade da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) acerca do com relação as competências do contador forense durante a graduação. Adotou-se a metodologia qualitativa e a análise dos resultados foi dividida em três partes, a primeira trata-se do perfil sociodemográfico dos discentes, a segunda aborda sobre os conhecimentos a respeito da contabilidade forense e traz uma nuvem de palavras, elaborada por meio do Software Atlas ti, com os principais termos citados pelos discentes ao descreverem o que era contabilidade forense, e por último, a terceira parte traz o nível de conhecimento dos discentes a respeito das competências do contador forense. O método de pesquisa utilizado foi o survey, utilizando-se de questionário, com questões abertas e fechadas, para coleta de dados, sendo um total de 158 participantes. Utilizou-se da Análise Fatorial (AF) para reunir as competências em fatores e assim identificar qual o nível de conhecimento por parte dos discentes. Os principais resultados trouxeram um grau de conhecimento mais elevado acerca das seguintes competências: “Organização de situações não estruturadas”, “Observação de fatos em sua amplitude” e “Resolução de problemas estruturados”, enquanto que a “Análise dedutiva”, “Conhecimento jurídico especifico” e “Compostura”, foram competências que obtiveram menor grau de conhecimento por parte dos discentes. O estudo contribui para a elaboração de novas componentes curriculares em cursos de graduação e pós-graduação possibilitando a formação e capacitação de futuros profissionais.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAMoreira, Caritsa ScartatyLima, Andresa Izomara Ferreira2020-03-05T19:40:26Z2020-03-052020-03-05T19:40:26Z2019-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLima (2019) (LIMA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4551porLIMA, Andresa Izomara Ferreira. Competências relevantes do forensic accounting: análise da percepção dos discentes de contabilidade. 23 f., Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T23:52:00Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/4551Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T23:52Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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