A inclusão das pessoas surdas no sistema de saúde de Apodi-RN: o que dizem os profissionais de saúde?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Erika Moraes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10059
Resumo: Atualmente percebemos que a inclusão das pessoas surdas no sistema de saúde é um fator necessário e preocupante, tendo em vista que ainda existe grande número de profissionais da área que não possuem domínio em Libras, o que se torna um obstáculo quando se fala em oferecer uma assistência de qualidade para esses cidadãos. O reconhecimento da LIBRAS como língua em nosso país é bastante recente, sob n° 10.436 do ano de 2002, nesta afirma-se que a Libras é meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda. Por ser legislação recente observamos que muitos setores da sociedade ainda carecem de acesso, a legislação 5.626/05 trouxe a regulamentação dessa legislação direcionando quanto a obrigatoriedade de inserção da Libras nos cursos de licenciatura e fonoaudiologia, paulatinamente outros cursos vem inserindo em suas grades curriculares. Ocorre que na área da saúde sentimos um certo desconhecimento sobre a Libras e seus utentes. Nesse ínterim, emerge esse trabalho na busca de analisar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde no atendimento à pessoa surda no Hospital Regional Hélio Morais Marinho - HRHMM, no município de Apodi, no interior do Rio Grande do Norte. Ainda nesta pesquisa buscou-se investigar a formação dos profissionais e verificar a presença de cursos de Libras na grade curricular dos cursos que realizaram, bem como saber se existe a formação continuada e se há desdobramentos deste para atendimento aos surdos. Contudo, os objetivos desta pesquisa foram alcançados, onde constatamos a falta de informação dos profissionais quanto às peculiaridades existentes no atendimento ao surdo, devido as barreiras comunicativas, que transforma a assistência em um atendimento precarizado, impossibilitando assim um atendimento inclusivo para as pessoas com surdez. Para realização deste trabalho, respaldamos nos teóricos como Goldfeld (1997), Sacks (1989), Quadros (1997) e Chaveiro (2010). A abordagem metodológica utilizada neste estudo possui caráter qualitativo, pesquisa de campo realizada através de questionário com dez perguntas, impresso e direcionado para os profissionais de saúde. O presente trabalho evidenciou o desafio que os profissionais enfrentam no sistema de saúde por não ter domínio da Língua Brasileira de Sinais - Libras.
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Por ser legislação recente observamos que muitos setores da sociedade ainda carecem de acesso, a legislação 5.626/05 trouxe a regulamentação dessa legislação direcionando quanto a obrigatoriedade de inserção da Libras nos cursos de licenciatura e fonoaudiologia, paulatinamente outros cursos vem inserindo em suas grades curriculares. Ocorre que na área da saúde sentimos um certo desconhecimento sobre a Libras e seus utentes. Nesse ínterim, emerge esse trabalho na busca de analisar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde no atendimento à pessoa surda no Hospital Regional Hélio Morais Marinho - HRHMM, no município de Apodi, no interior do Rio Grande do Norte. Ainda nesta pesquisa buscou-se investigar a formação dos profissionais e verificar a presença de cursos de Libras na grade curricular dos cursos que realizaram, bem como saber se existe a formação continuada e se há desdobramentos deste para atendimento aos surdos. Contudo, os objetivos desta pesquisa foram alcançados, onde constatamos a falta de informação dos profissionais quanto às peculiaridades existentes no atendimento ao surdo, devido as barreiras comunicativas, que transforma a assistência em um atendimento precarizado, impossibilitando assim um atendimento inclusivo para as pessoas com surdez. Para realização deste trabalho, respaldamos nos teóricos como Goldfeld (1997), Sacks (1989), Quadros (1997) e Chaveiro (2010). A abordagem metodológica utilizada neste estudo possui caráter qualitativo, pesquisa de campo realizada através de questionário com dez perguntas, impresso e direcionado para os profissionais de saúde. O presente trabalho evidenciou o desafio que os profissionais enfrentam no sistema de saúde por não ter domínio da Língua Brasileira de Sinais - Libras.Currently we realize that the inclusion of deaf people in the health system is a necessary and worrying factor, given that there is still a large number of professionals in the area who do not master Brazilian sign language, which becomes an obstacle when it comes to offering a quality assistance for these citizens. The recognition of Brazilian sign language as a language in our country is quite recent, under No. 10,436 of the year 2002, which states that Brazilian sign language is a legal means of communication and expression for the deaf community. As it is a recent legislation, we observed that many sectors of society still lack access, legislation 5.626/05 brought the regulation of this legislation directing the mandatory inclusion of Brazilian sign language in undergraduate and speech therapy courses, gradually other courses have been inserting it in their curriculum grids. It happens that in the health area we feel a certain lack of knowledge about Brazilian sign language and its users. In the meantime, this work emerges in the attempt to analyze the difficulties faced by health professionals in caring for the deaf person at the Hélio Morais Marinho Regional Hospital - HRHMM, in the municipality of Apodi, in the interior of Rio Grande do Norte. Also in this research, we sought to investigate the training of professionals and verify the presence of Brazilian sign language courses in the curriculum of the courses they took, as well as to find out if there is continuing education and if there are developments of this for service to the deaf. However, the objectives of this research were achieved, where we found the lack of information of professionals regarding the peculiarities in the care of the deaf, due to communicative barriers, which transforms the assistance into a precarious service, thus making it impossible to provide a more inclusive service for people with deafness. To carry out this work, we supported theorists such as Goldfeld (1997), Sacks (1989), Quadros (1997) and Chaveiro (2010). The methodological approach used in this study has a qualitative character, field research carried out through a questionnaire with ten questions, printed and directed to health professionals. The present work highlighted the challenge that professionals face in the health system because they do not master the Brazilian Sign Language.62 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoLeal, Jessica Girlaine GuimarãesLeal, Jessica Girlaine GuimarãesPereira, Andresa CostaBelo, José Tiago FerreiraPereira, Erika Moraes2024-01-16T14:00:51Z2024-01-16T14:00:51Z2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfPEREIRA, Erika Moraes. A inclusão das pessoas surdas no sistema de saúde de Apodi- RN: o que dizem os profissionais de saúde? 2022. 62 f. 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