O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10682 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise de dois livros didáticos do Ensino Médio, observando se o que eles propõem condiz com a sequência básica e as aprendizagens do saber literário, propostos por Cosson (2014). Nos amparamos nas teorias de alguns autores que discorrem sobre letramento literário e temáticas que o envolve, como Cosson (2014; 2022), Mortatti (2018), Petit (2019), Perrone-Moisés (2006) e Meira (2009). O nosso corpus de pesquisa é constituído pos dois livros didáticos intitulados de “Se liga nas linguagens português” e “Multiversos língua portuguesa”, doravante L1 e L2, respectivamente. Para uma coleta de dados e análise mais aprofundada iremos nos adentrar em um capítulo de cada um dos dois livros, o capítulo selecionado no L1 foi o 7, nomeado de “Romantismo: um movimento plural", e o capítulo do L2 foi o 3, que tem como título “As formas do poético”. Neste artigo, adotamos uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e descritiva. As nossas análises pontuam que o letramento literário é mais efetivo no L1, e que o L2 deixa algumas lacunas em certos aspectos. O L2 apesar de também abordar, em sua construção, conteúdos literários, pode exemplificar uma das lacunas que dificultam esse processo de inserção do letramento literário na vida dos alunos. |
id |
UFER_ed1f46363668e50754d7d0a7c924b006 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10682 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médioLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESALetramento literárioLivro didáticoEnsino MédioLiteraturaO presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise de dois livros didáticos do Ensino Médio, observando se o que eles propõem condiz com a sequência básica e as aprendizagens do saber literário, propostos por Cosson (2014). Nos amparamos nas teorias de alguns autores que discorrem sobre letramento literário e temáticas que o envolve, como Cosson (2014; 2022), Mortatti (2018), Petit (2019), Perrone-Moisés (2006) e Meira (2009). O nosso corpus de pesquisa é constituído pos dois livros didáticos intitulados de “Se liga nas linguagens português” e “Multiversos língua portuguesa”, doravante L1 e L2, respectivamente. Para uma coleta de dados e análise mais aprofundada iremos nos adentrar em um capítulo de cada um dos dois livros, o capítulo selecionado no L1 foi o 7, nomeado de “Romantismo: um movimento plural", e o capítulo do L2 foi o 3, que tem como título “As formas do poético”. Neste artigo, adotamos uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e descritiva. As nossas análises pontuam que o letramento literário é mais efetivo no L1, e que o L2 deixa algumas lacunas em certos aspectos. O L2 apesar de também abordar, em sua construção, conteúdos literários, pode exemplificar uma das lacunas que dificultam esse processo de inserção do letramento literário na vida dos alunos.27 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCordeiro, Fernando da SilvaCordeiro, Fernando da SilvaSilva, Maria do Socorro SouzaSales, Francisco Gesival Gurgel deFelício, Larícia de Apraújo2024-03-12T17:42:23Z2024-03-12T17:42:23Z2023-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfFELÍCIO, Larícia de Araújo. O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. 2023. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10682CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-14T03:00:36Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10682Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-14T03:00:36Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio |
title |
O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio |
spellingShingle |
O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio Felício, Larícia de Apraújo LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Letramento literário Livro didático Ensino Médio Literatura |
title_short |
O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio |
title_full |
O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio |
title_fullStr |
O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio |
title_full_unstemmed |
O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio |
title_sort |
O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio |
author |
Felício, Larícia de Apraújo |
author_facet |
Felício, Larícia de Apraújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cordeiro, Fernando da Silva Cordeiro, Fernando da Silva Silva, Maria do Socorro Souza Sales, Francisco Gesival Gurgel de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felício, Larícia de Apraújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Letramento literário Livro didático Ensino Médio Literatura |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Letramento literário Livro didático Ensino Médio Literatura |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise de dois livros didáticos do Ensino Médio, observando se o que eles propõem condiz com a sequência básica e as aprendizagens do saber literário, propostos por Cosson (2014). Nos amparamos nas teorias de alguns autores que discorrem sobre letramento literário e temáticas que o envolve, como Cosson (2014; 2022), Mortatti (2018), Petit (2019), Perrone-Moisés (2006) e Meira (2009). O nosso corpus de pesquisa é constituído pos dois livros didáticos intitulados de “Se liga nas linguagens português” e “Multiversos língua portuguesa”, doravante L1 e L2, respectivamente. Para uma coleta de dados e análise mais aprofundada iremos nos adentrar em um capítulo de cada um dos dois livros, o capítulo selecionado no L1 foi o 7, nomeado de “Romantismo: um movimento plural", e o capítulo do L2 foi o 3, que tem como título “As formas do poético”. Neste artigo, adotamos uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e descritiva. As nossas análises pontuam que o letramento literário é mais efetivo no L1, e que o L2 deixa algumas lacunas em certos aspectos. O L2 apesar de também abordar, em sua construção, conteúdos literários, pode exemplificar uma das lacunas que dificultam esse processo de inserção do letramento literário na vida dos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-05 2024-03-12T17:42:23Z 2024-03-12T17:42:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FELÍCIO, Larícia de Araújo. O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. 2023. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10682 |
identifier_str_mv |
FELÍCIO, Larícia de Araújo. O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. 2023. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747455761186816 |