O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felício, Larícia de Apraújo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10682
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise de dois livros didáticos do Ensino Médio, observando se o que eles propõem condiz com a sequência básica e as aprendizagens do saber literário, propostos por Cosson (2014). Nos amparamos nas teorias de alguns autores que discorrem sobre letramento literário e temáticas que o envolve, como Cosson (2014; 2022), Mortatti (2018), Petit (2019), Perrone-Moisés (2006) e Meira (2009). O nosso corpus de pesquisa é constituído pos dois livros didáticos intitulados de “Se liga nas linguagens português” e “Multiversos língua portuguesa”, doravante L1 e L2, respectivamente. Para uma coleta de dados e análise mais aprofundada iremos nos adentrar em um capítulo de cada um dos dois livros, o capítulo selecionado no L1 foi o 7, nomeado de “Romantismo: um movimento plural", e o capítulo do L2 foi o 3, que tem como título “As formas do poético”. Neste artigo, adotamos uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e descritiva. As nossas análises pontuam que o letramento literário é mais efetivo no L1, e que o L2 deixa algumas lacunas em certos aspectos. O L2 apesar de também abordar, em sua construção, conteúdos literários, pode exemplificar uma das lacunas que dificultam esse processo de inserção do letramento literário na vida dos alunos.
id UFER_ed1f46363668e50754d7d0a7c924b006
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10682
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médioLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESALetramento literárioLivro didáticoEnsino MédioLiteraturaO presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise de dois livros didáticos do Ensino Médio, observando se o que eles propõem condiz com a sequência básica e as aprendizagens do saber literário, propostos por Cosson (2014). Nos amparamos nas teorias de alguns autores que discorrem sobre letramento literário e temáticas que o envolve, como Cosson (2014; 2022), Mortatti (2018), Petit (2019), Perrone-Moisés (2006) e Meira (2009). O nosso corpus de pesquisa é constituído pos dois livros didáticos intitulados de “Se liga nas linguagens português” e “Multiversos língua portuguesa”, doravante L1 e L2, respectivamente. Para uma coleta de dados e análise mais aprofundada iremos nos adentrar em um capítulo de cada um dos dois livros, o capítulo selecionado no L1 foi o 7, nomeado de “Romantismo: um movimento plural", e o capítulo do L2 foi o 3, que tem como título “As formas do poético”. Neste artigo, adotamos uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e descritiva. As nossas análises pontuam que o letramento literário é mais efetivo no L1, e que o L2 deixa algumas lacunas em certos aspectos. O L2 apesar de também abordar, em sua construção, conteúdos literários, pode exemplificar uma das lacunas que dificultam esse processo de inserção do letramento literário na vida dos alunos.27 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCordeiro, Fernando da SilvaCordeiro, Fernando da SilvaSilva, Maria do Socorro SouzaSales, Francisco Gesival Gurgel deFelício, Larícia de Apraújo2024-03-12T17:42:23Z2024-03-12T17:42:23Z2023-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfFELÍCIO, Larícia de Araújo. O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. 2023. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10682CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-14T03:00:36Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10682Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-14T03:00:36Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio
title O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio
spellingShingle O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio
Felício, Larícia de Apraújo
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Letramento literário
Livro didático
Ensino Médio
Literatura
title_short O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio
title_full O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio
title_fullStr O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio
title_full_unstemmed O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio
title_sort O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio
author Felício, Larícia de Apraújo
author_facet Felício, Larícia de Apraújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cordeiro, Fernando da Silva
Cordeiro, Fernando da Silva
Silva, Maria do Socorro Souza
Sales, Francisco Gesival Gurgel de
dc.contributor.author.fl_str_mv Felício, Larícia de Apraújo
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Letramento literário
Livro didático
Ensino Médio
Literatura
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Letramento literário
Livro didático
Ensino Médio
Literatura
description O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise de dois livros didáticos do Ensino Médio, observando se o que eles propõem condiz com a sequência básica e as aprendizagens do saber literário, propostos por Cosson (2014). Nos amparamos nas teorias de alguns autores que discorrem sobre letramento literário e temáticas que o envolve, como Cosson (2014; 2022), Mortatti (2018), Petit (2019), Perrone-Moisés (2006) e Meira (2009). O nosso corpus de pesquisa é constituído pos dois livros didáticos intitulados de “Se liga nas linguagens português” e “Multiversos língua portuguesa”, doravante L1 e L2, respectivamente. Para uma coleta de dados e análise mais aprofundada iremos nos adentrar em um capítulo de cada um dos dois livros, o capítulo selecionado no L1 foi o 7, nomeado de “Romantismo: um movimento plural", e o capítulo do L2 foi o 3, que tem como título “As formas do poético”. Neste artigo, adotamos uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e descritiva. As nossas análises pontuam que o letramento literário é mais efetivo no L1, e que o L2 deixa algumas lacunas em certos aspectos. O L2 apesar de também abordar, em sua construção, conteúdos literários, pode exemplificar uma das lacunas que dificultam esse processo de inserção do letramento literário na vida dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-05
2024-03-12T17:42:23Z
2024-03-12T17:42:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FELÍCIO, Larícia de Araújo. O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. 2023. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10682
identifier_str_mv FELÍCIO, Larícia de Araújo. O letramento literário nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. 2023. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747455761186816