A contribuição do conhecimento linguístico explícito para o aperfeiçoamento do uso da vírgula de alunos do 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Maria Luciene Maia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/7790310992430842
http://lattes.cnpq.br/5200629803608270
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8922
Resumo: Nesta pesquisa, examino como o ensino do conhecimento linguístico explícito explorado numa perspectiva funcionalista pode melhorar a competência de alunos do Ensino Fundamental em empregar sinais de pontuação na produção de seus textos escritos. Embora falantes nativos de uma língua possuam conhecimento tácito sobre as regras de estruturação da gramática de sua língua, hipotetizo que, para o domínio eficiente da escrita, o que inclui o sistema de pontuação, é necessário tornar explícitos esses conhecimentos. Nesse sentido, adoto a gramática sistêmico- funcional como base teórica em particular, por ser uma descrição de sistemas linguísticos que se pauta em situações de uso e que defende que a língua está em constante interação com o meio em que ocorre. O fundamento teórico sobre a gramática sistêmico-funcional de minha pesquisa centra-se em Halliday (1994, 2004), apoiando-me também em outros autores, como Neves (1997, 2002, 2003, 2004, 2018) e Fuzer e Cabral (2014). Além disso, também me aproprio de descrições normativas, como as de Bechara (2009) e Cunha e Cintra (2006), já que ainda são próximas da realidade da escola. Para discutir sobre o conhecimento linguístico explícito, me amparo, entre outros, em Duarte (2008) e Mendes (2014). Para atingir o objetivo desta pesquisa, realizou-se uma intervenção em uma sala de aula do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública no munícipio de Alto Santo (CE). A verificação da eficácia da intervenção ocorre por meio da aplicação de testes diagnósticos (pré e pós). É, portanto, uma intervenção pedagógica, com tratamento qualitativo e quantitativo. No que tange aos resultados, eles são expressos pelo aumento considerável do uso convencional da vírgula para isolar orações coordenadas assindéticas, na redução do uso não convencional por presença, principalmente entre verbo e seu complemento, e por menos ausência de vírgula para isolar o adjunto adverbial antecipado. Notou-se também o aumento da presença da vírgula na intercalação do adjunto adverbial, assim como houve progressos na identificação de termos como o sujeito, núcleo do predicado, complementos e adjuntos. Essa identificação torna visíveis fronteiras sintáticas importantes no uso da vírgula. Não houve avanços no uso da vírgula para marcar orações subordinadas adverbiais antepostas. Quanto às contribuições no que se refere ao alcance desta pesquisa, acredito numa influência positiva que se possa levar à prática pedagógica, minha e de meus colegas, permitindo que nossos alunos acedam a uma aprendizagem mais reflexiva e, ao mesmo tempo, construtora de sentidos, por meio de um maior empoderamento linguístico
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spelling A contribuição do conhecimento linguístico explícito para o aperfeiçoamento do uso da vírgula de alunos do 9º ano do ensino fundamentalCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMConhecimento linguístico explícitoPontuaçãoGramática sistêmico-funcionalNesta pesquisa, examino como o ensino do conhecimento linguístico explícito explorado numa perspectiva funcionalista pode melhorar a competência de alunos do Ensino Fundamental em empregar sinais de pontuação na produção de seus textos escritos. Embora falantes nativos de uma língua possuam conhecimento tácito sobre as regras de estruturação da gramática de sua língua, hipotetizo que, para o domínio eficiente da escrita, o que inclui o sistema de pontuação, é necessário tornar explícitos esses conhecimentos. Nesse sentido, adoto a gramática sistêmico- funcional como base teórica em particular, por ser uma descrição de sistemas linguísticos que se pauta em situações de uso e que defende que a língua está em constante interação com o meio em que ocorre. O fundamento teórico sobre a gramática sistêmico-funcional de minha pesquisa centra-se em Halliday (1994, 2004), apoiando-me também em outros autores, como Neves (1997, 2002, 2003, 2004, 2018) e Fuzer e Cabral (2014). Além disso, também me aproprio de descrições normativas, como as de Bechara (2009) e Cunha e Cintra (2006), já que ainda são próximas da realidade da escola. Para discutir sobre o conhecimento linguístico explícito, me amparo, entre outros, em Duarte (2008) e Mendes (2014). Para atingir o objetivo desta pesquisa, realizou-se uma intervenção em uma sala de aula do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública no munícipio de Alto Santo (CE). A verificação da eficácia da intervenção ocorre por meio da aplicação de testes diagnósticos (pré e pós). É, portanto, uma intervenção pedagógica, com tratamento qualitativo e quantitativo. No que tange aos resultados, eles são expressos pelo aumento considerável do uso convencional da vírgula para isolar orações coordenadas assindéticas, na redução do uso não convencional por presença, principalmente entre verbo e seu complemento, e por menos ausência de vírgula para isolar o adjunto adverbial antecipado. Notou-se também o aumento da presença da vírgula na intercalação do adjunto adverbial, assim como houve progressos na identificação de termos como o sujeito, núcleo do predicado, complementos e adjuntos. Essa identificação torna visíveis fronteiras sintáticas importantes no uso da vírgula. Não houve avanços no uso da vírgula para marcar orações subordinadas adverbiais antepostas. Quanto às contribuições no que se refere ao alcance desta pesquisa, acredito numa influência positiva que se possa levar à prática pedagógica, minha e de meus colegas, permitindo que nossos alunos acedam a uma aprendizagem mais reflexiva e, ao mesmo tempo, construtora de sentidos, por meio de um maior empoderamento linguísticoIn this research, I examine how the teaching of explicit linguistic knowledge explored in a functionalist perspective can improve the competence of elementary school students in employing punctuation marks in the production of their written texts. Although native speakers of a language have tacit knowledge about the rules of structuring the grammar of their language, I hypothesize that, for the efficient mastery of writing, which includes the punctuation system, it is necessary to make this knowledge explicit. In this sense, I assume the systemic-functional grammar in particular, since it is a description of linguistic systems that is based on situations of use and that defends that the language is in constant interaction with the environment in which it occurs. The theoretical foundation on the systemic-functional grammar of my research is centered on Halliday (1994, 2004), also relying on other authors, such as Neves (1997, 2002, 2003, 2004) and Fuzer and Cabral (2014). In addition, I also take normative descriptions, such as Bechara (2009) and Cunha and Cintra (2006), since they are still close to the reality of the school. To discuss explicit linguistic knowledge, I rely, among others, on Duarte (2008) and Mendes (2014). To achieve the objective of this research, an intervention was carried out in a classroom of the 9th grade of elementary school in a public school in the city of Alto Santo (CE). The verification of the effectiveness of the intervention occurs through the application of diagnostic tests (pre and post). It is, therefore, a pedagogical intervention, with qualitative and quantitative treatment. Regarding the results, they are expressed by the considerable increase in the conventional use of the comma to isolate asymmetric coordinated clauses, in the reduction of the unconventional use by presence, mainly between verb and its complement, and by less absence of comma to isolate the anticipated adverbial adjunct. There was also an increase in the presence of the comma in the intercalation of the adverbial adjunct, as well as in the identification of terms such as the subject, head of predicate, complements and adjuncts. This identification makes visible important syntactic boundaries in the use of the comma. There was no progress in the use of the comma in the presence of subordinate adverbial clauses in front of the main one. As for the contributions regarding the scope of this research, I believe in a positive influence that can lead to pedagogical practice, mine and my colleagues, allowing our students to access a more reflective and, at the same time, sense-building learning, through greater linguistic empowerment152 p.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em EnsinoMartins, Mário Gleisse das ChagasMartins, Mário Gleisse das ChagasLima Neto, Vicente deRodrigues, Léia Cruz de MenezesFreire, Maria Luciene Maia2023-03-27T13:05:07Z2023-03-27T13:05:07Z2020-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/7790310992430842http://lattes.cnpq.br/5200629803608270FREIRE, Maria Luciene Maia. A contribuição do conhecimento linguístico explícito para o aperfeiçoamento do uso da vírgula de alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2020. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8922MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T21:26:01Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8922Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T21:26:01Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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