Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os discentes de Ciências Contábeis para a escolha da temática do TCC e as reações emocionais provocadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Alyson Daniel Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1616
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3386
Resumo: Artigo Acadêmico
id UFER_f9b059aaa907a191e877cbdd58968141
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3386
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os discentes de Ciências Contábeis para a escolha da temática do TCC e as reações emocionais provocadasTeoria atribucional causalReações emocionaisTemática do TCCCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISArtigo AcadêmicoNão possuiO processo de escolha da temática do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um bacharel em ciências contábeis tem a influência de diversos fatores, sejam eles internos ou externos ao discente, como esforço, estado de ânimo, facilidade ou dificuldade da tarefa e ajuda do professor. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo identificar as motivações atribuídas pelos discentes de contabilidade para a escolha da temática do TCC e as reações emocionais provocadas à luz da Teoria Atribucional Causal. Os dados foram obtidos por meio de um questionário formado por questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado com os alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que estavam matriculados na disciplina de Projeto de Pesquisa e matriculados no TCC. Para a análise dos resultados, utilizou-se a abordagem quantitativa, com estatísticas descritivas para a análise das perguntas fechadas. Adotou-se também da abordagem qualitativa por meio da técnica de análise de conteúdo para as respostas discursivas dos discentes, que foram transcritas para um arquivo digital e submetidas à codificação aberta no software ATLAS.ti®. Assim, os principais resultados evidenciam que as motivações, atribuídas pelos discentes para a escolha da temática do TCC, encontradas foram o esforço e a capacidade (causas internas) e a ajuda do professor (causa externa). Sobre as reações emocionais provocadas, a maioria dos estudantes se sente motivada com a temática escolhida para o TCC devido à afinidade pelo tema (causa interna) e a ajuda do professor (causa externa).Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAMoreira, Caritsa Scartatyhttp://lattes.cnpq.br/Sena, Alyson Daniel Costa2019-12-10T13:28:10Z2019-12-10T13:28:10Z2019-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSena (2019) (SENA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1616https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3386porSENA, Alyson Daniel Costa. Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os discentes de Ciências Contábeis para a escolha da temática do TCC e as reações emocionais provocadas. 20f., Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T23:49:33Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3386Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T23:49:33Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os discentes de Ciências Contábeis para a escolha da temática do TCC e as reações emocionais provocadas
title Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os discentes de Ciências Contábeis para a escolha da temática do TCC e as reações emocionais provocadas
spellingShingle Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os discentes de Ciências Contábeis para a escolha da temática do TCC e as reações emocionais provocadas
Sena, Alyson Daniel Costa
Teoria atribucional causal
Reações emocionais
Temática do TCC
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os discentes de Ciências Contábeis para a escolha da temática do TCC e as reações emocionais provocadas
title_full Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os discentes de Ciências Contábeis para a escolha da temática do TCC e as reações emocionais provocadas
title_fullStr Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os discentes de Ciências Contábeis para a escolha da temática do TCC e as reações emocionais provocadas
title_full_unstemmed Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os discentes de Ciências Contábeis para a escolha da temática do TCC e as reações emocionais provocadas
title_sort Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os discentes de Ciências Contábeis para a escolha da temática do TCC e as reações emocionais provocadas
author Sena, Alyson Daniel Costa
author_facet Sena, Alyson Daniel Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Caritsa Scartaty
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Alyson Daniel Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria atribucional causal
Reações emocionais
Temática do TCC
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Teoria atribucional causal
Reações emocionais
Temática do TCC
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Artigo Acadêmico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T13:28:10Z
2019-12-10T13:28:10Z
2019-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Sena (2019) (SENA, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1616
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3386
identifier_str_mv Sena (2019) (SENA, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1616
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SENA, Alyson Daniel Costa. Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os discentes de Ciências Contábeis para a escolha da temática do TCC e as reações emocionais provocadas. 20f., Mossoró, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747480441520128