Assistência estudantil no ensino superior brasileiro: métodos para avaliação e monitoramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Kathiurcia Montovanelli Cazotti
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Vanielle Aparecida do Patrocinio, Freitas, Rodrigo Randow de, Nunes, Isabel Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38146
Resumo: This article aims to carry out a study on publications that refer to the monitoring and evaluation of student assistance in Brazilian Higher Education. The SciELO, Web of Science and Google Scholar databases were used and a bibliometric and qualitative analysis was carried out on the selected articles. Among the main instruments and methods found that proposed to evaluate the impacts of the actions of student assistance programs, qualitative and documentary research, bibliographic reviews, research in databases, case studies using questionnaires, interviews semi-structured, content analysis, seeking to analyze the perception of benefited students, graduating students, and executing agents of the programs.
id UFES-11_164fe04db31cbeb9c9d999385aa9aecd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/38146
network_acronym_str UFES-11
network_name_str Brazilian Journal of Production Engineering
repository_id_str
spelling Assistência estudantil no ensino superior brasileiro: métodos para avaliação e monitoramentoStudent assistance in brazilian higher education: methods for evaluation and monitoringAsistencia al estudiante en la educación superior brasileña: métodos de evaluación y seguimientoAssistência EstudantilEnsino SuperiorBibliometriaStudent AssistanceHigher EducationBibliometricsAtención al EstudianteEducación SuperiorBibliometríaThis article aims to carry out a study on publications that refer to the monitoring and evaluation of student assistance in Brazilian Higher Education. The SciELO, Web of Science and Google Scholar databases were used and a bibliometric and qualitative analysis was carried out on the selected articles. Among the main instruments and methods found that proposed to evaluate the impacts of the actions of student assistance programs, qualitative and documentary research, bibliographic reviews, research in databases, case studies using questionnaires, interviews semi-structured, content analysis, seeking to analyze the perception of benefited students, graduating students, and executing agents of the programs.Este artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre as publicações que fazem referência ao monitoramento e avaliação da assistência estudantil no Ensino Superior Brasileiro. Foram utilizadas as bases de dados SciELO, Web of Science e Google Acadêmico e feita uma análise bibliométrica e qualitativa sobre os artigos selecionados. Dentre os principais instrumentos e métodos encontrados que se propuseram a avaliar os impactos das ações dos programas de assistência estudantil destacam-se pesquisas do tipo qualitativas e documentais, revisões bibliográficas, pesquisas em bancos de dados, estudos de caso com o uso de questionários, entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo, buscando analisar a percepção dos alunos beneficiados, alunos egressos, e agentes executores dos programas.Este artículo tiene como objetivo realizar un estudio sobre las publicaciones que hacen referencia al seguimiento y evaluación de la asistencia a los estudiantes en la Educación Superior brasileña. Se utilizaron las bases de datos SciELO, Web of Science y Google Scholar y se realizó un análisis bibliométrico y cualitativo de los artículos seleccionados. Entre los principales instrumentos y métodos encontrados que proponen evaluar los impactos de las acciones de los programas de atención al estudiante, la investigación cualitativa y documental, revisiones bibliográficas, investigación en bases de datos, estudios de casos mediante cuestionarios, entrevistas semiestructuradas, análisis de contenido, buscando analizar la percepción de los estudiantes beneficiados, egresados ​​y agentes ejecutores de los programas.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2022-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/3814610.47456/bjpe.v8i3.38146Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 8 No. 3 (2022): Número Regular (Abril - Junho); 122-135Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 8 Núm. 3 (2022): Número Regular (Abril - Junho); 122-135Brazilian Journal of Production Engineering; v. 8 n. 3 (2022): Número Regular (Abril - Junho); 122-1352447-558010.47456/bjpe.v8i3reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38146/25149https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38146/25206Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineeringhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCâmara, Kathiurcia Montovanelli Cazotti Gomes, Vanielle Aparecida do Patrocinio Freitas, Rodrigo Randow deNunes, Isabel Matos 2022-09-30T00:16:57Zoai:periodicos.ufes.br:article/38146Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:39.174537Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Assistência estudantil no ensino superior brasileiro: métodos para avaliação e monitoramento
Student assistance in brazilian higher education: methods for evaluation and monitoring
Asistencia al estudiante en la educación superior brasileña: métodos de evaluación y seguimiento
title Assistência estudantil no ensino superior brasileiro: métodos para avaliação e monitoramento
spellingShingle Assistência estudantil no ensino superior brasileiro: métodos para avaliação e monitoramento
Câmara, Kathiurcia Montovanelli Cazotti
Assistência Estudantil
Ensino Superior
Bibliometria
Student Assistance
Higher Education
Bibliometrics
Atención al Estudiante
Educación Superior
Bibliometría
title_short Assistência estudantil no ensino superior brasileiro: métodos para avaliação e monitoramento
title_full Assistência estudantil no ensino superior brasileiro: métodos para avaliação e monitoramento
title_fullStr Assistência estudantil no ensino superior brasileiro: métodos para avaliação e monitoramento
title_full_unstemmed Assistência estudantil no ensino superior brasileiro: métodos para avaliação e monitoramento
title_sort Assistência estudantil no ensino superior brasileiro: métodos para avaliação e monitoramento
author Câmara, Kathiurcia Montovanelli Cazotti
author_facet Câmara, Kathiurcia Montovanelli Cazotti
Gomes, Vanielle Aparecida do Patrocinio
Freitas, Rodrigo Randow de
Nunes, Isabel Matos
author_role author
author2 Gomes, Vanielle Aparecida do Patrocinio
Freitas, Rodrigo Randow de
Nunes, Isabel Matos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Kathiurcia Montovanelli Cazotti
Gomes, Vanielle Aparecida do Patrocinio
Freitas, Rodrigo Randow de
Nunes, Isabel Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência Estudantil
Ensino Superior
Bibliometria
Student Assistance
Higher Education
Bibliometrics
Atención al Estudiante
Educación Superior
Bibliometría
topic Assistência Estudantil
Ensino Superior
Bibliometria
Student Assistance
Higher Education
Bibliometrics
Atención al Estudiante
Educación Superior
Bibliometría
description This article aims to carry out a study on publications that refer to the monitoring and evaluation of student assistance in Brazilian Higher Education. The SciELO, Web of Science and Google Scholar databases were used and a bibliometric and qualitative analysis was carried out on the selected articles. Among the main instruments and methods found that proposed to evaluate the impacts of the actions of student assistance programs, qualitative and documentary research, bibliographic reviews, research in databases, case studies using questionnaires, interviews semi-structured, content analysis, seeking to analyze the perception of benefited students, graduating students, and executing agents of the programs.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38146
10.47456/bjpe.v8i3.38146
url https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38146
identifier_str_mv 10.47456/bjpe.v8i3.38146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38146/25149
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38146/25206
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineering
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineering
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 8 No. 3 (2022): Número Regular (Abril - Junho); 122-135
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 8 Núm. 3 (2022): Número Regular (Abril - Junho); 122-135
Brazilian Journal of Production Engineering; v. 8 n. 3 (2022): Número Regular (Abril - Junho); 122-135
2447-5580
10.47456/bjpe.v8i3
reponame:Brazilian Journal of Production Engineering
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Brazilian Journal of Production Engineering
collection Brazilian Journal of Production Engineering
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv rodrigo.r.freitas@ufes.br
_version_ 1797047321503989760