Assistencia Estudantil sob múltiplos olhares: A disputa de concepcoes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/827 |
Resumo: | A regulamentação da assistencia estudantil em âmbito governamental, admitindo-a como uma politica pública, e um fato relativamente recente. Entretanto, as discussoes e debates acerca do tema sao bem antigos, com suas origens coincidindo com o periodo de criação das primeiras universidades brasileiras, por volta de 1930. Considerando o processo historico de construção dessa politica, pretende-se discutir as diferentes concepcoes que tem sido propostas como resultado das discussoes implementadas nesse trajeto, buscando sistematizar os principais pontos de discussao e embate em torno dessa tematica na atualidade. Observou-se que as concepcoes construidas se colocam muitas vezes em disputa, na tentativa de delimitar uma assistencia estudantil tida como ideal. |
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Assistencia Estudantil sob múltiplos olhares: A disputa de concepcoesMultiple views in student assistance: a contest of ideasAsistencia estudiantil según múltiples miradas: la disputa de concepcionesEducação; PsicologiaAssistencia estudantil; Politica pública; Educação superiorStudent assistance; Public policy; Higher educationAsistencia estudiantil; Politica pública; Educacion superiorA regulamentação da assistencia estudantil em âmbito governamental, admitindo-a como uma politica pública, e um fato relativamente recente. Entretanto, as discussoes e debates acerca do tema sao bem antigos, com suas origens coincidindo com o periodo de criação das primeiras universidades brasileiras, por volta de 1930. Considerando o processo historico de construção dessa politica, pretende-se discutir as diferentes concepcoes que tem sido propostas como resultado das discussoes implementadas nesse trajeto, buscando sistematizar os principais pontos de discussao e embate em torno dessa tematica na atualidade. Observou-se que as concepcoes construidas se colocam muitas vezes em disputa, na tentativa de delimitar uma assistencia estudantil tida como ideal.It is relatively recent the regulation of student assistance in the governmental level, as a public policy. However, the discussions and debates on this subject are quite old, by the creation’s period of the first Brazilian universities, in the 1930s. Considering this policy historical process of framing, this article intends to discuss the different views proposed as a result of the discussions realized on this scenario. It also intends to systematize the current main points of discussion and confrontation on this subject. Those conceptions are often in dispute to define a student assistance regarded as ideal.La normativa de la asistencia estudiantil en el ambito gubernamental, admitiendola como una politica pública, es un hecho relativamente reciente. Sin embargo, las discusiones y debates acerca del tema son muy antiguos, con sus origenes coincidiendo con el periodo de la creacion de las primeras universidades brasileñas, en torno de la decada de 1930. Considerando el proceso historico de construcción de esa politica, pretendemos hacer una discusion sobre las diversas concepciones que han sido propuestas como resultado de las discusiones realizadas en ese periodo, tratando de sistematizar los principales puntos de discusion y confrontacion acerca de este tema en la actualidad. Se observo que las concepciones construidas se ponen muchas veces en disputa en un intento de delimitar una asistencia estudiantil considerada como ideal.Fundação CesgranrioDutra, Natalia Gomes dos ReisSantos, Maria de Fatima de Souza2017-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/82710.1590/s0104-40362017000100006Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 94 (2017): Revista Ensaio Jan./Mar.; 148-1811809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/827/627https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/827/628https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/827/629Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-20T20:17:26Zoai:ojs.localhost:article/827Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2017-02-20T20:17:26Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
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