A FORMAÇÃO DE REDES INTERORGANIZACIONAIS COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO VAREJO DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ALFENAS – MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v3n1_09 |
Resumo: | O atual cenário econômico brasileiro está favorável ao crescimento e desenvolvimento de muitas empresas. A construção civil, em especial, tem se destacado dos demais setores por sua solidez, atratividade financeira e perspectivas otimistas a médio e longo prazo. A venda de materiais para construção acompanha o ritmo acelerado da construção civil e, portanto, tornou-se um segmento altamente competitivo. Algumas empresas que atuam neste ramo, particularmente no município de Alfenas – MG, viram-se pressionadas pela acirrada concorrência e encontraram na formação de redes uma maneira de se tornarem mais competitivas, visando não somente a sobrevivência do negócio, mas um crescimento sustentável. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o uso das redes interorganizacionais como estratégia competitiva ao mercado varejista da construção civil. Com a utilização do método qualitativo de pesquisa, aliado a entrevistas semiestruturadas e observações de campo, concluiu-se que as redes de empresas são capazes de tornar seus integrantes mais competitivos, dando a eles a oportunidade de se projetarem com mais vigor no mercado em que atuam. Vários benefícios foram identificados para aquelas empresas que integram uma rede, entre eles: aumento do poder de barganha com fornecedores, ações de marketing e publicidade compartilhadas (redução do custo) e espaço para troca de experiências entre os associados. A união de forças através da rede mostra ser capaz de melhorar a eficiência operacional das empresas participantes, sem que isso represente altos custos. Em suma, as redes garantem às pequenas e médias empresas disputarem mercados em condições de igualdade com as grandes corporações. |
id |
UFES-11_2790bc2f7368d373bf4ac9d9da6b43ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/15976 |
network_acronym_str |
UFES-11 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DE REDES INTERORGANIZACIONAIS COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO VAREJO DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ALFENAS – MGO atual cenário econômico brasileiro está favorável ao crescimento e desenvolvimento de muitas empresas. A construção civil, em especial, tem se destacado dos demais setores por sua solidez, atratividade financeira e perspectivas otimistas a médio e longo prazo. A venda de materiais para construção acompanha o ritmo acelerado da construção civil e, portanto, tornou-se um segmento altamente competitivo. Algumas empresas que atuam neste ramo, particularmente no município de Alfenas – MG, viram-se pressionadas pela acirrada concorrência e encontraram na formação de redes uma maneira de se tornarem mais competitivas, visando não somente a sobrevivência do negócio, mas um crescimento sustentável. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o uso das redes interorganizacionais como estratégia competitiva ao mercado varejista da construção civil. Com a utilização do método qualitativo de pesquisa, aliado a entrevistas semiestruturadas e observações de campo, concluiu-se que as redes de empresas são capazes de tornar seus integrantes mais competitivos, dando a eles a oportunidade de se projetarem com mais vigor no mercado em que atuam. Vários benefícios foram identificados para aquelas empresas que integram uma rede, entre eles: aumento do poder de barganha com fornecedores, ações de marketing e publicidade compartilhadas (redução do custo) e espaço para troca de experiências entre os associados. A união de forças através da rede mostra ser capaz de melhorar a eficiência operacional das empresas participantes, sem que isso represente altos custos. Em suma, as redes garantem às pequenas e médias empresas disputarem mercados em condições de igualdade com as grandes corporações. Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2017-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v3n1_09Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 3 No. 1 (2017): Número Regular (Junho); 94-106Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 3 Núm. 1 (2017): Número Regular (Junho); 94-106Brazilian Journal of Production Engineering; v. 3 n. 1 (2017): Número Regular (Junho); 94-1062447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v3n1_09/pdfCopyright (c) 2017 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Jairo GustavoChévez Pozo, Osmar Vicente2023-01-08T16:30:46Zoai:periodicos.ufes.br:article/15976Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:13.423470Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DE REDES INTERORGANIZACIONAIS COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO VAREJO DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ALFENAS – MG |
title |
A FORMAÇÃO DE REDES INTERORGANIZACIONAIS COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO VAREJO DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ALFENAS – MG |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DE REDES INTERORGANIZACIONAIS COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO VAREJO DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ALFENAS – MG de Lima, Jairo Gustavo |
title_short |
A FORMAÇÃO DE REDES INTERORGANIZACIONAIS COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO VAREJO DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ALFENAS – MG |
title_full |
A FORMAÇÃO DE REDES INTERORGANIZACIONAIS COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO VAREJO DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ALFENAS – MG |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DE REDES INTERORGANIZACIONAIS COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO VAREJO DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ALFENAS – MG |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DE REDES INTERORGANIZACIONAIS COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO VAREJO DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ALFENAS – MG |
title_sort |
A FORMAÇÃO DE REDES INTERORGANIZACIONAIS COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO VAREJO DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ALFENAS – MG |
author |
de Lima, Jairo Gustavo |
author_facet |
de Lima, Jairo Gustavo Chévez Pozo, Osmar Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Chévez Pozo, Osmar Vicente |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima, Jairo Gustavo Chévez Pozo, Osmar Vicente |
description |
O atual cenário econômico brasileiro está favorável ao crescimento e desenvolvimento de muitas empresas. A construção civil, em especial, tem se destacado dos demais setores por sua solidez, atratividade financeira e perspectivas otimistas a médio e longo prazo. A venda de materiais para construção acompanha o ritmo acelerado da construção civil e, portanto, tornou-se um segmento altamente competitivo. Algumas empresas que atuam neste ramo, particularmente no município de Alfenas – MG, viram-se pressionadas pela acirrada concorrência e encontraram na formação de redes uma maneira de se tornarem mais competitivas, visando não somente a sobrevivência do negócio, mas um crescimento sustentável. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o uso das redes interorganizacionais como estratégia competitiva ao mercado varejista da construção civil. Com a utilização do método qualitativo de pesquisa, aliado a entrevistas semiestruturadas e observações de campo, concluiu-se que as redes de empresas são capazes de tornar seus integrantes mais competitivos, dando a eles a oportunidade de se projetarem com mais vigor no mercado em que atuam. Vários benefícios foram identificados para aquelas empresas que integram uma rede, entre eles: aumento do poder de barganha com fornecedores, ações de marketing e publicidade compartilhadas (redução do custo) e espaço para troca de experiências entre os associados. A união de forças através da rede mostra ser capaz de melhorar a eficiência operacional das empresas participantes, sem que isso represente altos custos. Em suma, as redes garantem às pequenas e médias empresas disputarem mercados em condições de igualdade com as grandes corporações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v3n1_09 |
url |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v3n1_09 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v3n1_09/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 3 No. 1 (2017): Número Regular (Junho); 94-106 Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 3 Núm. 1 (2017): Número Regular (Junho); 94-106 Brazilian Journal of Production Engineering; v. 3 n. 1 (2017): Número Regular (Junho); 94-106 2447-5580 reponame:Brazilian Journal of Production Engineering instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
collection |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
rodrigo.r.freitas@ufes.br |
_version_ |
1797047319238017024 |