ANÁLISE DO LAYOUT DO PROCESSO DE EMBARQUES DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/26177 |
Resumo: | O presente trabalho, utiliza-se da simulação computacional para a tomada de decisão de uma possível alteração do layout em um estoque de máquinas agrícolas, analisando e prevendo diferentes cenários. Os objetivos propostos são entender a realidade atual do sistema, coletar dados para a construção do modelo computacional e analisar os resultados obtidos através dos relatórios de simulação, sugerindo opções de melhorias para o sistema atual. Para a realização do trabalho, os procedimentos metodológicos utilizados seguiram as seguintes etapas: Definição dos objetivos, coleta dos dados, construção do modelo computacional, validação do modelo, condução dos experimentos e apresentação dos resultados. Foram propostos dois diferentes cenários, nos quais foi possível compreender os impactos das alterações no layout do estoque na movimentação dos operadores. Os resultados obtidos para o melhor cenário apresentaram o decréscimo de 4% do tempo de movimentação e redução de 38% na distância percorrida pelos operadores. |
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ANÁLISE DO LAYOUT DO PROCESSO DE EMBARQUES DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO COMPUTACIONALO presente trabalho, utiliza-se da simulação computacional para a tomada de decisão de uma possível alteração do layout em um estoque de máquinas agrícolas, analisando e prevendo diferentes cenários. Os objetivos propostos são entender a realidade atual do sistema, coletar dados para a construção do modelo computacional e analisar os resultados obtidos através dos relatórios de simulação, sugerindo opções de melhorias para o sistema atual. Para a realização do trabalho, os procedimentos metodológicos utilizados seguiram as seguintes etapas: Definição dos objetivos, coleta dos dados, construção do modelo computacional, validação do modelo, condução dos experimentos e apresentação dos resultados. Foram propostos dois diferentes cenários, nos quais foi possível compreender os impactos das alterações no layout do estoque na movimentação dos operadores. Os resultados obtidos para o melhor cenário apresentaram o decréscimo de 4% do tempo de movimentação e redução de 38% na distância percorrida pelos operadores.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa quantitativa, documental e experimentalapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenttext/htmlhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/26177Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 5 No. 4 (2019): Número Regular (Setembro) ; 36-52Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 5 Núm. 4 (2019): Número Regular (Setembro) ; 36-52Brazilian Journal of Production Engineering; v. 5 n. 4 (2019): Número Regular (Setembro) ; 36-522447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/26177/18559https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/26177/19588https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/26177/19589https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/26177/19591Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca Júnior, Lázaro AntônioCamargo, Gustavo Henrique Vazdos Santos, Aline Gonçalves2023-01-08T16:34:22Zoai:periodicos.ufes.br:article/26177Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:21.399637Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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