DIAGNÓSTICO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: BIBLIOTECA, RU, SUGRAD E SUPGRAD.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, André Nogueira do
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Lucas Santos Almeida de, Celante, Rainer Venturini, Alcântara, Ricardo Rebouças de, Carneiro, Rodrigo de Souza, Freitas, Rodrigo Randow de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO28
Resumo: O Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu com o objetivo deotimizar o ambiente e a qualidade das relações de trabalho. Ele tem o enfoque principal na mudança da cultura organizacional, focalizando-a como um todo. Corroborando, Motta (1972), um dos autores que tratam dessa temática define o desenvolvimento organizacional como uma estratégia educacional orientada para apresentar uma mudança organizacional planejada, visando responder a demandas que são exigidas à organização, enfatizando o comportamento baseado na experiência. Mudanças que são conduzidas por agentes externos em conjunto com os internos, ou seja, é uma estratégia na qual se visa apresentar mudanças planejadas, conduzidas por agentes internos e externos trabalhando conjuntamente, de acordo com as demandas exigidas, enfatizando a experiência.Com o exposto, existem técnicas de DO, utilizadas como agentes eficazes no que diz respeito à coleta dados, diagnóstico organizacional e ações de intervenção. Dentre elas estão o managerial grid e a matriz SWOT.Assim o objetivo principal do presente estudo foi realizar uma análise sobre o desenvolvimento organizacional, com isso ampliando a visão e obtendo informações sobre a organização de forma completa.
id UFES-11_8f223c4974569bb22f825c0901b03f7e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/11403
network_acronym_str UFES-11
network_name_str Brazilian Journal of Production Engineering
repository_id_str
spelling DIAGNÓSTICO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: BIBLIOTECA, RU, SUGRAD E SUPGRAD.O Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu com o objetivo deotimizar o ambiente e a qualidade das relações de trabalho. Ele tem o enfoque principal na mudança da cultura organizacional, focalizando-a como um todo. Corroborando, Motta (1972), um dos autores que tratam dessa temática define o desenvolvimento organizacional como uma estratégia educacional orientada para apresentar uma mudança organizacional planejada, visando responder a demandas que são exigidas à organização, enfatizando o comportamento baseado na experiência. Mudanças que são conduzidas por agentes externos em conjunto com os internos, ou seja, é uma estratégia na qual se visa apresentar mudanças planejadas, conduzidas por agentes internos e externos trabalhando conjuntamente, de acordo com as demandas exigidas, enfatizando a experiência.Com o exposto, existem técnicas de DO, utilizadas como agentes eficazes no que diz respeito à coleta dados, diagnóstico organizacional e ações de intervenção. Dentre elas estão o managerial grid e a matriz SWOT.Assim o objetivo principal do presente estudo foi realizar uma análise sobre o desenvolvimento organizacional, com isso ampliando a visão e obtendo informações sobre a organização de forma completa.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2015-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO28Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 1 No. 1 (2015): Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção" (Novembro); 1-4Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 1 Núm. 1 (2015): Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção" (Novembro); 1-4Brazilian Journal of Production Engineering; v. 1 n. 1 (2015): Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção" (Novembro); 1-42447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO28/7959Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, André Nogueira doOliveira, Lucas Santos Almeida deCelante, Rainer VenturiniAlcântara, Ricardo Rebouças deCarneiro, Rodrigo de SouzaFreitas, Rodrigo Randow de2023-01-08T16:30:04Zoai:periodicos.ufes.br:article/11403Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:09.958821Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv DIAGNÓSTICO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: BIBLIOTECA, RU, SUGRAD E SUPGRAD.
title DIAGNÓSTICO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: BIBLIOTECA, RU, SUGRAD E SUPGRAD.
spellingShingle DIAGNÓSTICO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: BIBLIOTECA, RU, SUGRAD E SUPGRAD.
Nascimento, André Nogueira do
title_short DIAGNÓSTICO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: BIBLIOTECA, RU, SUGRAD E SUPGRAD.
title_full DIAGNÓSTICO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: BIBLIOTECA, RU, SUGRAD E SUPGRAD.
title_fullStr DIAGNÓSTICO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: BIBLIOTECA, RU, SUGRAD E SUPGRAD.
title_full_unstemmed DIAGNÓSTICO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: BIBLIOTECA, RU, SUGRAD E SUPGRAD.
title_sort DIAGNÓSTICO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: BIBLIOTECA, RU, SUGRAD E SUPGRAD.
author Nascimento, André Nogueira do
author_facet Nascimento, André Nogueira do
Oliveira, Lucas Santos Almeida de
Celante, Rainer Venturini
Alcântara, Ricardo Rebouças de
Carneiro, Rodrigo de Souza
Freitas, Rodrigo Randow de
author_role author
author2 Oliveira, Lucas Santos Almeida de
Celante, Rainer Venturini
Alcântara, Ricardo Rebouças de
Carneiro, Rodrigo de Souza
Freitas, Rodrigo Randow de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, André Nogueira do
Oliveira, Lucas Santos Almeida de
Celante, Rainer Venturini
Alcântara, Ricardo Rebouças de
Carneiro, Rodrigo de Souza
Freitas, Rodrigo Randow de
description O Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu com o objetivo deotimizar o ambiente e a qualidade das relações de trabalho. Ele tem o enfoque principal na mudança da cultura organizacional, focalizando-a como um todo. Corroborando, Motta (1972), um dos autores que tratam dessa temática define o desenvolvimento organizacional como uma estratégia educacional orientada para apresentar uma mudança organizacional planejada, visando responder a demandas que são exigidas à organização, enfatizando o comportamento baseado na experiência. Mudanças que são conduzidas por agentes externos em conjunto com os internos, ou seja, é uma estratégia na qual se visa apresentar mudanças planejadas, conduzidas por agentes internos e externos trabalhando conjuntamente, de acordo com as demandas exigidas, enfatizando a experiência.Com o exposto, existem técnicas de DO, utilizadas como agentes eficazes no que diz respeito à coleta dados, diagnóstico organizacional e ações de intervenção. Dentre elas estão o managerial grid e a matriz SWOT.Assim o objetivo principal do presente estudo foi realizar uma análise sobre o desenvolvimento organizacional, com isso ampliando a visão e obtendo informações sobre a organização de forma completa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO28
url https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO28/7959
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 1 No. 1 (2015): Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção" (Novembro); 1-4
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 1 Núm. 1 (2015): Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção" (Novembro); 1-4
Brazilian Journal of Production Engineering; v. 1 n. 1 (2015): Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção" (Novembro); 1-4
2447-5580
reponame:Brazilian Journal of Production Engineering
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Brazilian Journal of Production Engineering
collection Brazilian Journal of Production Engineering
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv rodrigo.r.freitas@ufes.br
_version_ 1797047319145742336