Analysis of satisfaction, motivation and behavior in a federal public institution of higher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30838 |
Resumo: | Nas instituições públicas federais a motivação e a satisfação dos servidores públicos é um dos fatores responsáveis pelo desempenho e comprometimento desses servidores, sendo fatores de grande relevância nos resultados alcançados pela instituição. Assim, a presente pesquisa propôs identificar e analisar os principais fatores que influenciam o nível de satisfação no ambiente de trabalho de técnicos-administrativos dentro de uma Instituição de Ensino Pública Federal. O local definido para ser realizada esta pesquisa foi a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Campus São Mateus, onde se localiza o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). A técnica escolhida para realizar a coleta de dados foi um questionário, aplicado aos servidores técnicos-administrativos, com perguntas fechadas e abertas. Com isso, foi constatado que os principais fatores que influenciam nos níveis de satisfação são fatores motivacionais, ou seja, aqueles que estão ligados à própria função, e proporcionam satisfação. Destacam-se: crescimento alcançado, perspectivas futuras, responsabilidade, reconhecimento, realização profissional e pessoal. Dessa forma, esse estudo contribuiu para demonstrar que precisam ser fortalecidas políticas de gestão de recursos humanos no Ceunes, a fim de melhorar os níveis de satisfação do servidor com relação aos fatores motivacionais, por meio de uma comunicação eficiente, capacitações, reconhecimento, entre outros fatores. Com a adoção de medidas que valorizem o quadro de pessoal do Ceunes, espera obter melhores resultados futuramente. |
id |
UFES-11_ca69bb295d9460f2f06545af289cc7d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/30838 |
network_acronym_str |
UFES-11 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository_id_str |
|
spelling |
Analysis of satisfaction, motivation and behavior in a federal public institution of higher educationAnálise da satisfação, motivação e comportamento em uma instituição pública federal de ensino superiorAnálisis de satisfacción, motivación y comportamiento en una institución pública federal de educación superiorMotivation; Satisfaction; Public Servants.Motivação; Satisfação; Servidores Públicos.Motivación; Satisfacción; Servidores públicos.Nas instituições públicas federais a motivação e a satisfação dos servidores públicos é um dos fatores responsáveis pelo desempenho e comprometimento desses servidores, sendo fatores de grande relevância nos resultados alcançados pela instituição. Assim, a presente pesquisa propôs identificar e analisar os principais fatores que influenciam o nível de satisfação no ambiente de trabalho de técnicos-administrativos dentro de uma Instituição de Ensino Pública Federal. O local definido para ser realizada esta pesquisa foi a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Campus São Mateus, onde se localiza o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). A técnica escolhida para realizar a coleta de dados foi um questionário, aplicado aos servidores técnicos-administrativos, com perguntas fechadas e abertas. Com isso, foi constatado que os principais fatores que influenciam nos níveis de satisfação são fatores motivacionais, ou seja, aqueles que estão ligados à própria função, e proporcionam satisfação. Destacam-se: crescimento alcançado, perspectivas futuras, responsabilidade, reconhecimento, realização profissional e pessoal. Dessa forma, esse estudo contribuiu para demonstrar que precisam ser fortalecidas políticas de gestão de recursos humanos no Ceunes, a fim de melhorar os níveis de satisfação do servidor com relação aos fatores motivacionais, por meio de uma comunicação eficiente, capacitações, reconhecimento, entre outros fatores. Com a adoção de medidas que valorizem o quadro de pessoal do Ceunes, espera obter melhores resultados futuramente. En las instituciones públicas federales, la motivación y satisfacción de los servidores públicos es uno de los factores responsables del desempeño y compromiso de estos servidores, siendo factores de gran relevancia en los resultados alcanzados por la institución. Así, esta investigación se propuso identificar y analizar los principales factores que influyen en el nivel de satisfacción en el ambiente laboral de los técnicos administrativos dentro de una Institución de Educación Pública Federal. El lugar elegido para realizar esta investigación fue la Universidad Federal de Espírito Santo (Ufes), en el Campus São Mateus, donde se encuentra el Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). La técnica escogida para llevar a cabo la recolección de datos fue un cuestionario, aplicado a servidores técnico-administrativos, con preguntas cerradas y abiertas. Con esto, se encontró que los principales factores que influyen en los niveles de satisfacción son los factores motivacionales, es decir, aquellos que están ligados a la función en sí, y brindan satisfacción. Los aspectos más destacados son: crecimiento logrado, proyección de futuro, responsabilidad, reconocimiento, realización profesional y personal. De esta forma, este estudio contribuyó a demostrar que es necesario fortalecer las políticas de gestión de recursos humanos en Ceunes, con el fin de mejorar los niveles de satisfacción del servidor en cuanto a factores motivacionales, a través de una comunicación eficiente, capacitación, reconocimiento, entre otros factores. . Con la adopción de medidas que valoricen al personal de Ceunes, se espera obtener mejores resultados en el futuro.In federal public institution motivation and satisfaction of public servants is one of the factors responsible for the performance and commitment of these civil servants, being factors of great relevance in the results achieved by the institution. Thus, this research proposed to identify and analyze the main factors that influence the level of satisfaction in the technical-administrative work environment within a Federal Public Education Institution. The place defined for this research to take place was the Federal University of Espírito Santo (Ufes), at the São Mateus Campus, where the Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) is located. The technique chosen to conduct the data collection was a questionnaire, applied to technical-administrative servers, with closed and open questions. Accordingly, it was found that the main factors that influence levels of satisfaction are motivational factors, that is, those that are linked to their own function, and provide satisfaction. The following stand out: growth achieved, future perspectives, responsibility, recognition, professional and personal fulfillment. Therefore, this study contributed to demonstrate that human resources management policies at Ceunes need to be strengthened, in order to improve levels of server satisfaction with motivational factors, through efficient communication, training, recognition, among other factors. With the adoption of measures that enhance Ceunes’ staff , it is expected to obtain better results in the future. Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30838Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 No. 2 (2020): Edição Especial "Gestão Pública" (Julho); 56-80Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 Núm. 2 (2020): Edição Especial "Gestão Pública" (Julho); 56-80Brazilian Journal of Production Engineering; v. 6 n. 2 (2020): Edição Especial "Gestão Pública" (Julho); 56-802447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30838/20850Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Sarah TiburtinoFreitas, Rodrigo Randow de2023-01-08T16:35:39Zoai:periodicos.ufes.br:article/30838Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:27.646472Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analysis of satisfaction, motivation and behavior in a federal public institution of higher education Análise da satisfação, motivação e comportamento em uma instituição pública federal de ensino superior Análisis de satisfacción, motivación y comportamiento en una institución pública federal de educación superior |
title |
Analysis of satisfaction, motivation and behavior in a federal public institution of higher education |
spellingShingle |
Analysis of satisfaction, motivation and behavior in a federal public institution of higher education Moreira, Sarah Tiburtino Motivation; Satisfaction; Public Servants. Motivação; Satisfação; Servidores Públicos. Motivación; Satisfacción; Servidores públicos. |
title_short |
Analysis of satisfaction, motivation and behavior in a federal public institution of higher education |
title_full |
Analysis of satisfaction, motivation and behavior in a federal public institution of higher education |
title_fullStr |
Analysis of satisfaction, motivation and behavior in a federal public institution of higher education |
title_full_unstemmed |
Analysis of satisfaction, motivation and behavior in a federal public institution of higher education |
title_sort |
Analysis of satisfaction, motivation and behavior in a federal public institution of higher education |
author |
Moreira, Sarah Tiburtino |
author_facet |
Moreira, Sarah Tiburtino Freitas, Rodrigo Randow de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Rodrigo Randow de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Sarah Tiburtino Freitas, Rodrigo Randow de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivation; Satisfaction; Public Servants. Motivação; Satisfação; Servidores Públicos. Motivación; Satisfacción; Servidores públicos. |
topic |
Motivation; Satisfaction; Public Servants. Motivação; Satisfação; Servidores Públicos. Motivación; Satisfacción; Servidores públicos. |
description |
Nas instituições públicas federais a motivação e a satisfação dos servidores públicos é um dos fatores responsáveis pelo desempenho e comprometimento desses servidores, sendo fatores de grande relevância nos resultados alcançados pela instituição. Assim, a presente pesquisa propôs identificar e analisar os principais fatores que influenciam o nível de satisfação no ambiente de trabalho de técnicos-administrativos dentro de uma Instituição de Ensino Pública Federal. O local definido para ser realizada esta pesquisa foi a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Campus São Mateus, onde se localiza o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). A técnica escolhida para realizar a coleta de dados foi um questionário, aplicado aos servidores técnicos-administrativos, com perguntas fechadas e abertas. Com isso, foi constatado que os principais fatores que influenciam nos níveis de satisfação são fatores motivacionais, ou seja, aqueles que estão ligados à própria função, e proporcionam satisfação. Destacam-se: crescimento alcançado, perspectivas futuras, responsabilidade, reconhecimento, realização profissional e pessoal. Dessa forma, esse estudo contribuiu para demonstrar que precisam ser fortalecidas políticas de gestão de recursos humanos no Ceunes, a fim de melhorar os níveis de satisfação do servidor com relação aos fatores motivacionais, por meio de uma comunicação eficiente, capacitações, reconhecimento, entre outros fatores. Com a adoção de medidas que valorizem o quadro de pessoal do Ceunes, espera obter melhores resultados futuramente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30838 |
url |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30838/20850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 No. 2 (2020): Edição Especial "Gestão Pública" (Julho); 56-80 Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 Núm. 2 (2020): Edição Especial "Gestão Pública" (Julho); 56-80 Brazilian Journal of Production Engineering; v. 6 n. 2 (2020): Edição Especial "Gestão Pública" (Julho); 56-80 2447-5580 reponame:Brazilian Journal of Production Engineering instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
collection |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
rodrigo.r.freitas@ufes.br |
_version_ |
1797047320285544448 |