O serviço oferecido por empresa terceirizada na execução de uma cicloviagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natalya Reis da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Rodrigo Ribeiro de, Gonçalves, Wellington, Ghirotti, Gabryela Martins, Rocha, Alessandro Roberto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38946
Resumo: Os processos operacionais e a experiência da viagem são fundamentais para a satisfação do turista. A fim de otimizarem os seus serviços, é comum que empresas terceirizem determinada atividade, porém esse processo deve ser realizado com técnica. O caso descrito neste trabalho trata de uma operadora que contratou uma transportadora para o traslado de um grupo de ciclistas e das suas bicicletas no trajeto de ida e volta de um destino. No retorno, as bicicletas foram acopladas na van, porém a blocagem da bicicleta do ciclista José (pseudônimo) não foi realizada corretamente pela transportadora, o resultado foi danos materiais e emocionais aos envolvidos. Assim, por meio de pesquisa documental, bibliográfica e coleta de dados, o objetivo deste estudo foi descrever e analisar o caso supracitado do ponto de vista operacional, isso a partir de três enfoques: critérios para a escolha de fornecedores; parâmetros de acompanhamento e avaliação do serviço do fornecedor; e suporte após a prestação do serviço. Os resultados evidenciaram a importância de se estabelecer critérios para a seleção de fornecedores e a necessidade de suporte ao consumidor após a venda. Outrossim, verificou-se negligência por parte da operadora e imprudência e negligência por parte da transportadora.
id UFES-11_deb89bfa7117e41ae1d3f4a9a16e75e4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/38946
network_acronym_str UFES-11
network_name_str Brazilian Journal of Production Engineering
repository_id_str
spelling O serviço oferecido por empresa terceirizada na execução de uma cicloviagemThe service offered by a third-party company in the execution of a cycling tripEl servicio ofrecido por una empresa subcontratada en la ejecución de un viaje en bicicletaCicloviagensterceirizaçãofalha humanaCyclingoutsourcinghuman failureCiclismosubcontrataciónerror humanoOs processos operacionais e a experiência da viagem são fundamentais para a satisfação do turista. A fim de otimizarem os seus serviços, é comum que empresas terceirizem determinada atividade, porém esse processo deve ser realizado com técnica. O caso descrito neste trabalho trata de uma operadora que contratou uma transportadora para o traslado de um grupo de ciclistas e das suas bicicletas no trajeto de ida e volta de um destino. No retorno, as bicicletas foram acopladas na van, porém a blocagem da bicicleta do ciclista José (pseudônimo) não foi realizada corretamente pela transportadora, o resultado foi danos materiais e emocionais aos envolvidos. Assim, por meio de pesquisa documental, bibliográfica e coleta de dados, o objetivo deste estudo foi descrever e analisar o caso supracitado do ponto de vista operacional, isso a partir de três enfoques: critérios para a escolha de fornecedores; parâmetros de acompanhamento e avaliação do serviço do fornecedor; e suporte após a prestação do serviço. Os resultados evidenciaram a importância de se estabelecer critérios para a seleção de fornecedores e a necessidade de suporte ao consumidor após a venda. Outrossim, verificou-se negligência por parte da operadora e imprudência e negligência por parte da transportadora.The operational processes and the travel experience are fundamental to the tourist's satisfaction. In order to optimize their services, it is common for companies to outsource a certain activity, but this process must be done technically. The case described in this paper is about an operator that hired a carrier to transfer a group of cyclists and their bicycles to and from a destination. In the return trip, the bicycles were loaded on the van, but the blocking of José's bicycle (pseudonym) was not correctly done by the carrier, resulting in material and emotional damage to the people involved. Thus, by means of documentary and bibliographical research and data collection, the objective of this study was to describe and analyze the aforementioned case from an operational point of view, from three points of view: criteria for the choice of suppliers; parameters for monitoring and evaluating the supplier's service; and support after the provision of the service. The results showed the importance of establishing criteria for selecting suppliers and the need for support to the consumer after the sale. Furthermore, negligence on the part of the operator and imprudence and negligence on the part of the carrier were verified.Los procesos operativos y la experiencia del viaje son fundamentales para la satisfacción del turista. Para optimizar sus servicios, es habitual que las empresas externalicen una determinada actividad, pero este proceso debe realizarse con técnica. El caso que se describe en este trabajo es el de un operador que contrató un transportista para el traslado de un grupo de ciclistas y sus bicicletas en el trayecto de ida y vuelta a un destino. En la devolución, las bicicletas fueron acopladas en la furgoneta, pero el bloqueo de la bicicleta del ciclista José (seudónimo) no fue realizado correctamente por el transportista, el resultado fue un daño material y emocional para los implicados. Así, mediante la investigación documental y bibliográfica y la recopilación de datos, el objetivo de este estudio fue describir y analizar dicho caso desde un punto de vista operativo, esto a partir de tres enfoques: criterios para la elección de proveedores; parámetros para el seguimiento y evaluación del servicio del proveedor; y apoyo posterior a la prestación del servicio. Los resultados mostraron la importancia de establecer criterios para la selección de proveedores y la necesidad de apoyar al consumidor después de la venta. Además, se verificó una negligencia por parte del operador y una imprudencia y negligencia por parte del transportista.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2022-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliados pelos pares expanded abstractresumen expandidoapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38946Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 8 No. 5 (2022): Volume 8 - Número 5 - Ano 2022 - Edição Especial "Turismo para além de viagens" (Agosto); 60-68Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 8 Núm. 5 (2022): Volume 8 - Número 5 - Ano 2022 - Edição Especial "Turismo para além de viagens" (Agosto); 60-68Brazilian Journal of Production Engineering; v. 8 n. 5 (2022): Edição Especial "Turismo para além de viagens" (Agosto); 60-682447-558010.47456/bjpe.v8i5reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38946/25549Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineeringhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Natalya Reis daOliveira, Rodrigo Ribeiro deGonçalves, WellingtonGhirotti, Gabryela MartinsRocha, Alessandro Roberto da2022-08-24T13:43:00Zoai:periodicos.ufes.br:article/38946Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:41.018951Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O serviço oferecido por empresa terceirizada na execução de uma cicloviagem
The service offered by a third-party company in the execution of a cycling trip
El servicio ofrecido por una empresa subcontratada en la ejecución de un viaje en bicicleta
title O serviço oferecido por empresa terceirizada na execução de uma cicloviagem
spellingShingle O serviço oferecido por empresa terceirizada na execução de uma cicloviagem
Silva, Natalya Reis da
Cicloviagens
terceirização
falha humana
Cycling
outsourcing
human failure
Ciclismo
subcontratación
error humano
title_short O serviço oferecido por empresa terceirizada na execução de uma cicloviagem
title_full O serviço oferecido por empresa terceirizada na execução de uma cicloviagem
title_fullStr O serviço oferecido por empresa terceirizada na execução de uma cicloviagem
title_full_unstemmed O serviço oferecido por empresa terceirizada na execução de uma cicloviagem
title_sort O serviço oferecido por empresa terceirizada na execução de uma cicloviagem
author Silva, Natalya Reis da
author_facet Silva, Natalya Reis da
Oliveira, Rodrigo Ribeiro de
Gonçalves, Wellington
Ghirotti, Gabryela Martins
Rocha, Alessandro Roberto da
author_role author
author2 Oliveira, Rodrigo Ribeiro de
Gonçalves, Wellington
Ghirotti, Gabryela Martins
Rocha, Alessandro Roberto da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Natalya Reis da
Oliveira, Rodrigo Ribeiro de
Gonçalves, Wellington
Ghirotti, Gabryela Martins
Rocha, Alessandro Roberto da
dc.subject.por.fl_str_mv Cicloviagens
terceirização
falha humana
Cycling
outsourcing
human failure
Ciclismo
subcontratación
error humano
topic Cicloviagens
terceirização
falha humana
Cycling
outsourcing
human failure
Ciclismo
subcontratación
error humano
description Os processos operacionais e a experiência da viagem são fundamentais para a satisfação do turista. A fim de otimizarem os seus serviços, é comum que empresas terceirizem determinada atividade, porém esse processo deve ser realizado com técnica. O caso descrito neste trabalho trata de uma operadora que contratou uma transportadora para o traslado de um grupo de ciclistas e das suas bicicletas no trajeto de ida e volta de um destino. No retorno, as bicicletas foram acopladas na van, porém a blocagem da bicicleta do ciclista José (pseudônimo) não foi realizada corretamente pela transportadora, o resultado foi danos materiais e emocionais aos envolvidos. Assim, por meio de pesquisa documental, bibliográfica e coleta de dados, o objetivo deste estudo foi descrever e analisar o caso supracitado do ponto de vista operacional, isso a partir de três enfoques: critérios para a escolha de fornecedores; parâmetros de acompanhamento e avaliação do serviço do fornecedor; e suporte após a prestação do serviço. Os resultados evidenciaram a importância de se estabelecer critérios para a seleção de fornecedores e a necessidade de suporte ao consumidor após a venda. Outrossim, verificou-se negligência por parte da operadora e imprudência e negligência por parte da transportadora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliados pelos pares
expanded abstract
resumen expandido
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38946
url https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38946/25549
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineering
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineering
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 8 No. 5 (2022): Volume 8 - Número 5 - Ano 2022 - Edição Especial "Turismo para além de viagens" (Agosto); 60-68
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 8 Núm. 5 (2022): Volume 8 - Número 5 - Ano 2022 - Edição Especial "Turismo para além de viagens" (Agosto); 60-68
Brazilian Journal of Production Engineering; v. 8 n. 5 (2022): Edição Especial "Turismo para além de viagens" (Agosto); 60-68
2447-5580
10.47456/bjpe.v8i5
reponame:Brazilian Journal of Production Engineering
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Brazilian Journal of Production Engineering
collection Brazilian Journal of Production Engineering
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv rodrigo.r.freitas@ufes.br
_version_ 1797047321572147200