A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Eduardo Lorini
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Backes, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografares (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20352
Resumo: Os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano da sociedade. Embora sejam muitas vezes tratados como objetos de lazer, podem contribuir para compreensão de temas geográficos como espaço e paisagem. O artigo discute a potencialidade destes artefatos para a construção de conhecimento nesta disciplina. Apresentamos as análises da prática pedagógica realizada com turmas de Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública explorando diferentes jogos eletrônicos para desenvolver os conceitos de Geografia. No processo de interação entre estudantes e diferentes cenários, há a apropriação destes espaços, percebendo suas paisagens e estabelecendo relações entre o conhecimento e o contexto explorado.
id UFES-12_655075d2d5c6a7b369a403646d0d3900
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/20352
network_acronym_str UFES-12
network_name_str Geografares (Online)
repository_id_str
spelling A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografiaThe representation of space and landscape on videogame screens: possibilities for geography educationEducação geografiavideogameEducationgeography videogameOs jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano da sociedade. Embora sejam muitas vezes tratados como objetos de lazer, podem contribuir para compreensão de temas geográficos como espaço e paisagem. O artigo discute a potencialidade destes artefatos para a construção de conhecimento nesta disciplina. Apresentamos as análises da prática pedagógica realizada com turmas de Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública explorando diferentes jogos eletrônicos para desenvolver os conceitos de Geografia. No processo de interação entre estudantes e diferentes cenários, há a apropriação destes espaços, percebendo suas paisagens e estabelecendo relações entre o conhecimento e o contexto explorado.Electronic games are part of everyday life in society. Although often treated as leisure objects, they can contribute to the understanding of geographical themes such as space and landscape. The article discusses the potentiality of these artifacts for the construction of knowledge in this discipline. We present the analyzes of the pedagogical practice performed with classes of Elementary and High School of a public school exploring different electronic games to develop the concepts of Geography. In the process of interaction between students and different scenarios, there is the appropriation of these spaces, perceiving their landscapes and establishing relationships between knowledge and the context explored.Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/2035210.7147/GEO27.20352Geografares; n. 27 (2018): Geografares (Julho-dezembro); 121-138Geografares; No. 27 (2018): Geografares (Julho-dezembro); 121-138Geografares; Núm. 27 (2018): Geografares (Julho-dezembro); 121-1382175-37091518-200210.47456/geo.v0i27reponame:Geografares (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20352/14512Copyright (c) 2018 Geografaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Eduardo LoriniBackes, Luciana2022-10-13T19:42:04Zoai:periodicos.ufes.br:article/20352Revistahttps://periodicos.ufes.br/geografares/PUBhttps://periodicos.ufes.br/geografares/oairevista.geografares@ufes.br2175-37091518-2002opendoar:2022-10-13T19:42:04Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia
The representation of space and landscape on videogame screens: possibilities for geography education
title A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia
spellingShingle A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia
Carneiro, Eduardo Lorini
Educação
geografia
videogame
Education
geography
videogame
title_short A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia
title_full A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia
title_fullStr A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia
title_full_unstemmed A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia
title_sort A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia
author Carneiro, Eduardo Lorini
author_facet Carneiro, Eduardo Lorini
Backes, Luciana
author_role author
author2 Backes, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Eduardo Lorini
Backes, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
geografia
videogame
Education
geography
videogame
topic Educação
geografia
videogame
Education
geography
videogame
description Os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano da sociedade. Embora sejam muitas vezes tratados como objetos de lazer, podem contribuir para compreensão de temas geográficos como espaço e paisagem. O artigo discute a potencialidade destes artefatos para a construção de conhecimento nesta disciplina. Apresentamos as análises da prática pedagógica realizada com turmas de Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública explorando diferentes jogos eletrônicos para desenvolver os conceitos de Geografia. No processo de interação entre estudantes e diferentes cenários, há a apropriação destes espaços, percebendo suas paisagens e estabelecendo relações entre o conhecimento e o contexto explorado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20352
10.7147/GEO27.20352
url https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20352
identifier_str_mv 10.7147/GEO27.20352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20352/14512
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Geografares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Geografares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Geografares; n. 27 (2018): Geografares (Julho-dezembro); 121-138
Geografares; No. 27 (2018): Geografares (Julho-dezembro); 121-138
Geografares; Núm. 27 (2018): Geografares (Julho-dezembro); 121-138
2175-3709
1518-2002
10.47456/geo.v0i27
reponame:Geografares (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Geografares (Online)
collection Geografares (Online)
repository.name.fl_str_mv Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografares@ufes.br
_version_ 1806111754594287616