A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geografares (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20352 |
Resumo: | Os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano da sociedade. Embora sejam muitas vezes tratados como objetos de lazer, podem contribuir para compreensão de temas geográficos como espaço e paisagem. O artigo discute a potencialidade destes artefatos para a construção de conhecimento nesta disciplina. Apresentamos as análises da prática pedagógica realizada com turmas de Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública explorando diferentes jogos eletrônicos para desenvolver os conceitos de Geografia. No processo de interação entre estudantes e diferentes cenários, há a apropriação destes espaços, percebendo suas paisagens e estabelecendo relações entre o conhecimento e o contexto explorado. |
id |
UFES-12_655075d2d5c6a7b369a403646d0d3900 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/20352 |
network_acronym_str |
UFES-12 |
network_name_str |
Geografares (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografiaThe representation of space and landscape on videogame screens: possibilities for geography educationEducação geografiavideogameEducationgeography videogameOs jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano da sociedade. Embora sejam muitas vezes tratados como objetos de lazer, podem contribuir para compreensão de temas geográficos como espaço e paisagem. O artigo discute a potencialidade destes artefatos para a construção de conhecimento nesta disciplina. Apresentamos as análises da prática pedagógica realizada com turmas de Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública explorando diferentes jogos eletrônicos para desenvolver os conceitos de Geografia. No processo de interação entre estudantes e diferentes cenários, há a apropriação destes espaços, percebendo suas paisagens e estabelecendo relações entre o conhecimento e o contexto explorado.Electronic games are part of everyday life in society. Although often treated as leisure objects, they can contribute to the understanding of geographical themes such as space and landscape. The article discusses the potentiality of these artifacts for the construction of knowledge in this discipline. We present the analyzes of the pedagogical practice performed with classes of Elementary and High School of a public school exploring different electronic games to develop the concepts of Geography. In the process of interaction between students and different scenarios, there is the appropriation of these spaces, perceiving their landscapes and establishing relationships between knowledge and the context explored.Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/2035210.7147/GEO27.20352Geografares; n. 27 (2018): Geografares (Julho-dezembro); 121-138Geografares; No. 27 (2018): Geografares (Julho-dezembro); 121-138Geografares; Núm. 27 (2018): Geografares (Julho-dezembro); 121-1382175-37091518-200210.47456/geo.v0i27reponame:Geografares (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20352/14512Copyright (c) 2018 Geografaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Eduardo LoriniBackes, Luciana2022-10-13T19:42:04Zoai:periodicos.ufes.br:article/20352Revistahttps://periodicos.ufes.br/geografares/PUBhttps://periodicos.ufes.br/geografares/oairevista.geografares@ufes.br2175-37091518-2002opendoar:2022-10-13T19:42:04Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia The representation of space and landscape on videogame screens: possibilities for geography education |
title |
A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia |
spellingShingle |
A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia Carneiro, Eduardo Lorini Educação geografia videogame Education geography videogame |
title_short |
A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia |
title_full |
A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia |
title_fullStr |
A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia |
title_full_unstemmed |
A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia |
title_sort |
A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia |
author |
Carneiro, Eduardo Lorini |
author_facet |
Carneiro, Eduardo Lorini Backes, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Backes, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Eduardo Lorini Backes, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação geografia videogame Education geography videogame |
topic |
Educação geografia videogame Education geography videogame |
description |
Os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano da sociedade. Embora sejam muitas vezes tratados como objetos de lazer, podem contribuir para compreensão de temas geográficos como espaço e paisagem. O artigo discute a potencialidade destes artefatos para a construção de conhecimento nesta disciplina. Apresentamos as análises da prática pedagógica realizada com turmas de Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública explorando diferentes jogos eletrônicos para desenvolver os conceitos de Geografia. No processo de interação entre estudantes e diferentes cenários, há a apropriação destes espaços, percebendo suas paisagens e estabelecendo relações entre o conhecimento e o contexto explorado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20352 10.7147/GEO27.20352 |
url |
https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20352 |
identifier_str_mv |
10.7147/GEO27.20352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20352/14512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Geografares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Geografares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geografares; n. 27 (2018): Geografares (Julho-dezembro); 121-138 Geografares; No. 27 (2018): Geografares (Julho-dezembro); 121-138 Geografares; Núm. 27 (2018): Geografares (Julho-dezembro); 121-138 2175-3709 1518-2002 10.47456/geo.v0i27 reponame:Geografares (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Geografares (Online) |
collection |
Geografares (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.geografares@ufes.br |
_version_ |
1806111754594287616 |