O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navas, Diana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Semaan, Taís Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11963
Resumo: O presente estudo realiza uma reflexão sobre as aulas de literatura no ensino médio e aponta uma proposta de trabalho tendo como corpus um conto e uma crônica selecionados a partir da obra de Milton Hatoum, visando à adequação aos objetivos principais do ensino de literatura na escola: a formação de leitores competentes de textos literários, a consolidação de hábitos de leitura, a expansão do repertório dos alunos e a percepção crítica da realidade. Destacamos os principais traços dos gêneros literários conto e crônica, a relevância do trabalho com a narrativa curta e fazemos uma breve apresentação do autor das obras escolhidas como exemplificação da prática. A sugestão de trabalho reforça o conceito de que os textos devem ser o objeto central nas aulas de literatura.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Ensino. Crônica. Conto. Repertório. Milton Hatoum. ABSTRACT: This study includes a consideration of the current literature teaching in high school and the introduction of a work proposition with a short story and a chronicle as corpus, both of them chosen from the writings of Milton Hatoum. The aim is to focus on the main goals of the literary teaching at school: the formation of competent readers of literary texts, the consolidation of reading habits, the expansion of the students’ repertoire and the critical perception of the real world. We show the main lines of chronicles and short stories, the relevance of the work with the short narrative at school and we make a brief presentation of the author chosen for the practice. The work suggestion reinforces the concept that the text should be the central object in the classes of literature.KEYWORDS: Literature. Teaching. Chronicle. Short Story. Repertoire. Milton Hatoum.
id UFES-1_01a60cafa54f4524e3e250d680fb37e8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/11963
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULAO presente estudo realiza uma reflexão sobre as aulas de literatura no ensino médio e aponta uma proposta de trabalho tendo como corpus um conto e uma crônica selecionados a partir da obra de Milton Hatoum, visando à adequação aos objetivos principais do ensino de literatura na escola: a formação de leitores competentes de textos literários, a consolidação de hábitos de leitura, a expansão do repertório dos alunos e a percepção crítica da realidade. Destacamos os principais traços dos gêneros literários conto e crônica, a relevância do trabalho com a narrativa curta e fazemos uma breve apresentação do autor das obras escolhidas como exemplificação da prática. A sugestão de trabalho reforça o conceito de que os textos devem ser o objeto central nas aulas de literatura.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Ensino. Crônica. Conto. Repertório. Milton Hatoum. ABSTRACT: This study includes a consideration of the current literature teaching in high school and the introduction of a work proposition with a short story and a chronicle as corpus, both of them chosen from the writings of Milton Hatoum. The aim is to focus on the main goals of the literary teaching at school: the formation of competent readers of literary texts, the consolidation of reading habits, the expansion of the students’ repertoire and the critical perception of the real world. We show the main lines of chronicles and short stories, the relevance of the work with the short narrative at school and we make a brief presentation of the author chosen for the practice. The work suggestion reinforces the concept that the text should be the central object in the classes of literature.KEYWORDS: Literature. Teaching. Chronicle. Short Story. Repertoire. Milton Hatoum.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2016-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1196310.47456/contexto.v%vi%i.11963Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL2358-95661519-054410.47456/contexto.v1i28reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11963/8569Navas, DianaSemaan, Taís Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-05T12:48:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/11963Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:04.876103Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA
title O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA
spellingShingle O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA
Navas, Diana
title_short O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA
title_full O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA
title_fullStr O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA
title_sort O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA
author Navas, Diana
author_facet Navas, Diana
Semaan, Taís Garcia
author_role author
author2 Semaan, Taís Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Navas, Diana
Semaan, Taís Garcia
description O presente estudo realiza uma reflexão sobre as aulas de literatura no ensino médio e aponta uma proposta de trabalho tendo como corpus um conto e uma crônica selecionados a partir da obra de Milton Hatoum, visando à adequação aos objetivos principais do ensino de literatura na escola: a formação de leitores competentes de textos literários, a consolidação de hábitos de leitura, a expansão do repertório dos alunos e a percepção crítica da realidade. Destacamos os principais traços dos gêneros literários conto e crônica, a relevância do trabalho com a narrativa curta e fazemos uma breve apresentação do autor das obras escolhidas como exemplificação da prática. A sugestão de trabalho reforça o conceito de que os textos devem ser o objeto central nas aulas de literatura.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Ensino. Crônica. Conto. Repertório. Milton Hatoum. ABSTRACT: This study includes a consideration of the current literature teaching in high school and the introduction of a work proposition with a short story and a chronicle as corpus, both of them chosen from the writings of Milton Hatoum. The aim is to focus on the main goals of the literary teaching at school: the formation of competent readers of literary texts, the consolidation of reading habits, the expansion of the students’ repertoire and the critical perception of the real world. We show the main lines of chronicles and short stories, the relevance of the work with the short narrative at school and we make a brief presentation of the author chosen for the practice. The work suggestion reinforces the concept that the text should be the central object in the classes of literature.KEYWORDS: Literature. Teaching. Chronicle. Short Story. Repertoire. Milton Hatoum.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11963
10.47456/contexto.v%vi%i.11963
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11963
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.11963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11963/8569
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Contexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Contexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v1i28
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399303856128