O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11963 |
Resumo: | O presente estudo realiza uma reflexão sobre as aulas de literatura no ensino médio e aponta uma proposta de trabalho tendo como corpus um conto e uma crônica selecionados a partir da obra de Milton Hatoum, visando à adequação aos objetivos principais do ensino de literatura na escola: a formação de leitores competentes de textos literários, a consolidação de hábitos de leitura, a expansão do repertório dos alunos e a percepção crítica da realidade. Destacamos os principais traços dos gêneros literários conto e crônica, a relevância do trabalho com a narrativa curta e fazemos uma breve apresentação do autor das obras escolhidas como exemplificação da prática. A sugestão de trabalho reforça o conceito de que os textos devem ser o objeto central nas aulas de literatura.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Ensino. Crônica. Conto. Repertório. Milton Hatoum. ABSTRACT: This study includes a consideration of the current literature teaching in high school and the introduction of a work proposition with a short story and a chronicle as corpus, both of them chosen from the writings of Milton Hatoum. The aim is to focus on the main goals of the literary teaching at school: the formation of competent readers of literary texts, the consolidation of reading habits, the expansion of the students’ repertoire and the critical perception of the real world. We show the main lines of chronicles and short stories, the relevance of the work with the short narrative at school and we make a brief presentation of the author chosen for the practice. The work suggestion reinforces the concept that the text should be the central object in the classes of literature.KEYWORDS: Literature. Teaching. Chronicle. Short Story. Repertoire. Milton Hatoum. |
id |
UFES-1_01a60cafa54f4524e3e250d680fb37e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/11963 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULAO presente estudo realiza uma reflexão sobre as aulas de literatura no ensino médio e aponta uma proposta de trabalho tendo como corpus um conto e uma crônica selecionados a partir da obra de Milton Hatoum, visando à adequação aos objetivos principais do ensino de literatura na escola: a formação de leitores competentes de textos literários, a consolidação de hábitos de leitura, a expansão do repertório dos alunos e a percepção crítica da realidade. Destacamos os principais traços dos gêneros literários conto e crônica, a relevância do trabalho com a narrativa curta e fazemos uma breve apresentação do autor das obras escolhidas como exemplificação da prática. A sugestão de trabalho reforça o conceito de que os textos devem ser o objeto central nas aulas de literatura.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Ensino. Crônica. Conto. Repertório. Milton Hatoum. ABSTRACT: This study includes a consideration of the current literature teaching in high school and the introduction of a work proposition with a short story and a chronicle as corpus, both of them chosen from the writings of Milton Hatoum. The aim is to focus on the main goals of the literary teaching at school: the formation of competent readers of literary texts, the consolidation of reading habits, the expansion of the students’ repertoire and the critical perception of the real world. We show the main lines of chronicles and short stories, the relevance of the work with the short narrative at school and we make a brief presentation of the author chosen for the practice. The work suggestion reinforces the concept that the text should be the central object in the classes of literature.KEYWORDS: Literature. Teaching. Chronicle. Short Story. Repertoire. Milton Hatoum.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2016-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1196310.47456/contexto.v%vi%i.11963Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL2358-95661519-054410.47456/contexto.v1i28reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11963/8569Navas, DianaSemaan, Taís Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-05T12:48:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/11963Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:04.876103Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA |
title |
O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA Navas, Diana |
title_short |
O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA |
title_full |
O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA |
title_sort |
O CONTO E A CRÔNICA EM SALA DE AULA |
author |
Navas, Diana |
author_facet |
Navas, Diana Semaan, Taís Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Semaan, Taís Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Navas, Diana Semaan, Taís Garcia |
description |
O presente estudo realiza uma reflexão sobre as aulas de literatura no ensino médio e aponta uma proposta de trabalho tendo como corpus um conto e uma crônica selecionados a partir da obra de Milton Hatoum, visando à adequação aos objetivos principais do ensino de literatura na escola: a formação de leitores competentes de textos literários, a consolidação de hábitos de leitura, a expansão do repertório dos alunos e a percepção crítica da realidade. Destacamos os principais traços dos gêneros literários conto e crônica, a relevância do trabalho com a narrativa curta e fazemos uma breve apresentação do autor das obras escolhidas como exemplificação da prática. A sugestão de trabalho reforça o conceito de que os textos devem ser o objeto central nas aulas de literatura.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Ensino. Crônica. Conto. Repertório. Milton Hatoum. ABSTRACT: This study includes a consideration of the current literature teaching in high school and the introduction of a work proposition with a short story and a chronicle as corpus, both of them chosen from the writings of Milton Hatoum. The aim is to focus on the main goals of the literary teaching at school: the formation of competent readers of literary texts, the consolidation of reading habits, the expansion of the students’ repertoire and the critical perception of the real world. We show the main lines of chronicles and short stories, the relevance of the work with the short narrative at school and we make a brief presentation of the author chosen for the practice. The work suggestion reinforces the concept that the text should be the central object in the classes of literature.KEYWORDS: Literature. Teaching. Chronicle. Short Story. Repertoire. Milton Hatoum. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11963 10.47456/contexto.v%vi%i.11963 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11963 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.11963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11963/8569 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL Contexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL Contexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v1i28 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051399303856128 |