Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buim Arena, Dagoberto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Oliveira Santos, Sônia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32757
Resumo: RESUMO: Este artigo resulta de pesquisa realizada em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago. O objetivo visa a compreender os diálogos entre crianças de 4 e 5 anos e uma professora de uma escola de educação infantil pública em Marília (São Paulo) durante a leitura da obra. As questões orientadoras foram: Quais conhecimentos e experiências as crianças brasileiras inserem nos diálogos? Quais são os aspectos comuns ou distintos, destacados por elas, a partir de seu universo cultural de referência? Quais são os encaminhamentos feitos pela professora? O referencial teórico da análise dos diálogos está em conformidade com concepções de linguagem de Valentin Volóchinov (2002; 2010) e Lev Jakubinskij (2012). Os resultados indicam que as crianças interpretam as obras de arte a partir do lugar social, econômico e cultural em que se encontram e de acordo com a sua formação psíquica a partir de suas experiências. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Leitura. Literatura para crianças. Livro Cena de Rua.
id UFES-1_0db5fc92903b05124fe4b024ee34155e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/32757
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela LagoRESUMO: Este artigo resulta de pesquisa realizada em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago. O objetivo visa a compreender os diálogos entre crianças de 4 e 5 anos e uma professora de uma escola de educação infantil pública em Marília (São Paulo) durante a leitura da obra. As questões orientadoras foram: Quais conhecimentos e experiências as crianças brasileiras inserem nos diálogos? Quais são os aspectos comuns ou distintos, destacados por elas, a partir de seu universo cultural de referência? Quais são os encaminhamentos feitos pela professora? O referencial teórico da análise dos diálogos está em conformidade com concepções de linguagem de Valentin Volóchinov (2002; 2010) e Lev Jakubinskij (2012). Os resultados indicam que as crianças interpretam as obras de arte a partir do lugar social, econômico e cultural em que se encontram e de acordo com a sua formação psíquica a partir de suas experiências. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Leitura. Literatura para crianças. Livro Cena de Rua.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/3275710.47456/contexto.v%vi%i.32757Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMORContexto; No. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMORContexto; Núm. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR2358-95661519-054410.47456/contexto.vi38reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32757/21637Copyright (c) 2020 Dagoberto Buim Arena, Sônia de Oliveira Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBuim Arena, Dagobertode Oliveira Santos, Sônia2021-05-26T22:26:00Zoai:periodicos.ufes.br:article/32757Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:14.673601Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago
title Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago
spellingShingle Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago
Buim Arena, Dagoberto
title_short Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago
title_full Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago
title_fullStr Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago
title_full_unstemmed Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago
title_sort Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago
author Buim Arena, Dagoberto
author_facet Buim Arena, Dagoberto
de Oliveira Santos, Sônia
author_role author
author2 de Oliveira Santos, Sônia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buim Arena, Dagoberto
de Oliveira Santos, Sônia
description RESUMO: Este artigo resulta de pesquisa realizada em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago. O objetivo visa a compreender os diálogos entre crianças de 4 e 5 anos e uma professora de uma escola de educação infantil pública em Marília (São Paulo) durante a leitura da obra. As questões orientadoras foram: Quais conhecimentos e experiências as crianças brasileiras inserem nos diálogos? Quais são os aspectos comuns ou distintos, destacados por elas, a partir de seu universo cultural de referência? Quais são os encaminhamentos feitos pela professora? O referencial teórico da análise dos diálogos está em conformidade com concepções de linguagem de Valentin Volóchinov (2002; 2010) e Lev Jakubinskij (2012). Os resultados indicam que as crianças interpretam as obras de arte a partir do lugar social, econômico e cultural em que se encontram e de acordo com a sua formação psíquica a partir de suas experiências. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Leitura. Literatura para crianças. Livro Cena de Rua.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32757
10.47456/contexto.v%vi%i.32757
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32757
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.32757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32757/21637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Dagoberto Buim Arena, Sônia de Oliveira Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Dagoberto Buim Arena, Sônia de Oliveira Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR
Contexto; No. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR
Contexto; Núm. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.vi38
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051400203534336