Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32757 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo resulta de pesquisa realizada em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago. O objetivo visa a compreender os diálogos entre crianças de 4 e 5 anos e uma professora de uma escola de educação infantil pública em Marília (São Paulo) durante a leitura da obra. As questões orientadoras foram: Quais conhecimentos e experiências as crianças brasileiras inserem nos diálogos? Quais são os aspectos comuns ou distintos, destacados por elas, a partir de seu universo cultural de referência? Quais são os encaminhamentos feitos pela professora? O referencial teórico da análise dos diálogos está em conformidade com concepções de linguagem de Valentin Volóchinov (2002; 2010) e Lev Jakubinskij (2012). Os resultados indicam que as crianças interpretam as obras de arte a partir do lugar social, econômico e cultural em que se encontram e de acordo com a sua formação psíquica a partir de suas experiências. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Leitura. Literatura para crianças. Livro Cena de Rua. |
id |
UFES-1_0db5fc92903b05124fe4b024ee34155e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/32757 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela LagoRESUMO: Este artigo resulta de pesquisa realizada em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago. O objetivo visa a compreender os diálogos entre crianças de 4 e 5 anos e uma professora de uma escola de educação infantil pública em Marília (São Paulo) durante a leitura da obra. As questões orientadoras foram: Quais conhecimentos e experiências as crianças brasileiras inserem nos diálogos? Quais são os aspectos comuns ou distintos, destacados por elas, a partir de seu universo cultural de referência? Quais são os encaminhamentos feitos pela professora? O referencial teórico da análise dos diálogos está em conformidade com concepções de linguagem de Valentin Volóchinov (2002; 2010) e Lev Jakubinskij (2012). Os resultados indicam que as crianças interpretam as obras de arte a partir do lugar social, econômico e cultural em que se encontram e de acordo com a sua formação psíquica a partir de suas experiências. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Leitura. Literatura para crianças. Livro Cena de Rua.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/3275710.47456/contexto.v%vi%i.32757Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMORContexto; No. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMORContexto; Núm. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR2358-95661519-054410.47456/contexto.vi38reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32757/21637Copyright (c) 2020 Dagoberto Buim Arena, Sônia de Oliveira Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBuim Arena, Dagobertode Oliveira Santos, Sônia2021-05-26T22:26:00Zoai:periodicos.ufes.br:article/32757Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:14.673601Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago |
title |
Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago |
spellingShingle |
Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago Buim Arena, Dagoberto |
title_short |
Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago |
title_full |
Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago |
title_fullStr |
Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago |
title_sort |
Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago |
author |
Buim Arena, Dagoberto |
author_facet |
Buim Arena, Dagoberto de Oliveira Santos, Sônia |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Santos, Sônia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buim Arena, Dagoberto de Oliveira Santos, Sônia |
description |
RESUMO: Este artigo resulta de pesquisa realizada em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago. O objetivo visa a compreender os diálogos entre crianças de 4 e 5 anos e uma professora de uma escola de educação infantil pública em Marília (São Paulo) durante a leitura da obra. As questões orientadoras foram: Quais conhecimentos e experiências as crianças brasileiras inserem nos diálogos? Quais são os aspectos comuns ou distintos, destacados por elas, a partir de seu universo cultural de referência? Quais são os encaminhamentos feitos pela professora? O referencial teórico da análise dos diálogos está em conformidade com concepções de linguagem de Valentin Volóchinov (2002; 2010) e Lev Jakubinskij (2012). Os resultados indicam que as crianças interpretam as obras de arte a partir do lugar social, econômico e cultural em que se encontram e de acordo com a sua formação psíquica a partir de suas experiências. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Leitura. Literatura para crianças. Livro Cena de Rua. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32757 10.47456/contexto.v%vi%i.32757 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32757 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.32757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32757/21637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Dagoberto Buim Arena, Sônia de Oliveira Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Dagoberto Buim Arena, Sônia de Oliveira Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR Contexto; No. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR Contexto; Núm. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.vi38 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051400203534336 |