O chiste Rilke Shake, de Angélica Freitas, como resistência e como crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32739 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo propõe uma análise de Rilke shake, primeiro livro de Angélica Freitas, observando, naturalmente, elementos formais e ideológicos que seriam consolidados em sua segunda obra, mas sobretudo considerando o posicionamento irônico e chistoso da autora, desde o título, diante do cânone literário – este, marcadamente masculino. Com isso, desenha-se nos poemas enfeixados no volume uma leitura crítica da tradição que reforça a postura de resistência predominante na poeta. Para este percurso, ao lado da leitura de alguns poemas centrais da obra em questão, virão ao debate teorias de Freud (1969) sobre o chiste, considerações de Harold Bloom (2002) sobre a angústia da influência no domínio poético e notas da fortuna crítica da autora (SANTOS; HAYASHI, 2013; BASTOS, 2012). PALAVRAS-CHAVE: Poesia brasileira contemporânea - Humor. Poesia humorística brasileira – Angélica Freitas. Angélica Freitas - Rilke shake. Rilke shake – Humor. |
id |
UFES-1_4a9452bd17a6b3a44dd58cf3edcc0119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/32739 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
O chiste Rilke Shake, de Angélica Freitas, como resistência e como críticaRESUMO: Este artigo propõe uma análise de Rilke shake, primeiro livro de Angélica Freitas, observando, naturalmente, elementos formais e ideológicos que seriam consolidados em sua segunda obra, mas sobretudo considerando o posicionamento irônico e chistoso da autora, desde o título, diante do cânone literário – este, marcadamente masculino. Com isso, desenha-se nos poemas enfeixados no volume uma leitura crítica da tradição que reforça a postura de resistência predominante na poeta. Para este percurso, ao lado da leitura de alguns poemas centrais da obra em questão, virão ao debate teorias de Freud (1969) sobre o chiste, considerações de Harold Bloom (2002) sobre a angústia da influência no domínio poético e notas da fortuna crítica da autora (SANTOS; HAYASHI, 2013; BASTOS, 2012). PALAVRAS-CHAVE: Poesia brasileira contemporânea - Humor. Poesia humorística brasileira – Angélica Freitas. Angélica Freitas - Rilke shake. Rilke shake – Humor.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/3273910.47456/contexto.v%vi%i.32739Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMORContexto; No. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMORContexto; Núm. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR2358-95661519-054410.47456/contexto.vi38reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32739/21623Copyright (c) 2020 Lucas dos Passoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessdos Passos, Lucas2021-05-26T22:26:00Zoai:periodicos.ufes.br:article/32739Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:14.031917Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O chiste Rilke Shake, de Angélica Freitas, como resistência e como crítica |
title |
O chiste Rilke Shake, de Angélica Freitas, como resistência e como crítica |
spellingShingle |
O chiste Rilke Shake, de Angélica Freitas, como resistência e como crítica dos Passos, Lucas |
title_short |
O chiste Rilke Shake, de Angélica Freitas, como resistência e como crítica |
title_full |
O chiste Rilke Shake, de Angélica Freitas, como resistência e como crítica |
title_fullStr |
O chiste Rilke Shake, de Angélica Freitas, como resistência e como crítica |
title_full_unstemmed |
O chiste Rilke Shake, de Angélica Freitas, como resistência e como crítica |
title_sort |
O chiste Rilke Shake, de Angélica Freitas, como resistência e como crítica |
author |
dos Passos, Lucas |
author_facet |
dos Passos, Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Passos, Lucas |
description |
RESUMO: Este artigo propõe uma análise de Rilke shake, primeiro livro de Angélica Freitas, observando, naturalmente, elementos formais e ideológicos que seriam consolidados em sua segunda obra, mas sobretudo considerando o posicionamento irônico e chistoso da autora, desde o título, diante do cânone literário – este, marcadamente masculino. Com isso, desenha-se nos poemas enfeixados no volume uma leitura crítica da tradição que reforça a postura de resistência predominante na poeta. Para este percurso, ao lado da leitura de alguns poemas centrais da obra em questão, virão ao debate teorias de Freud (1969) sobre o chiste, considerações de Harold Bloom (2002) sobre a angústia da influência no domínio poético e notas da fortuna crítica da autora (SANTOS; HAYASHI, 2013; BASTOS, 2012). PALAVRAS-CHAVE: Poesia brasileira contemporânea - Humor. Poesia humorística brasileira – Angélica Freitas. Angélica Freitas - Rilke shake. Rilke shake – Humor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32739 10.47456/contexto.v%vi%i.32739 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32739 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.32739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/32739/21623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Lucas dos Passos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Lucas dos Passos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR Contexto; No. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR Contexto; Núm. 38 (2020): Dossiê LITERATURA E HUMOR 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.vi38 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051400181514240 |