LITERATURA INFANTIL: UM PERCURSO NO CONTEXTO FRANCÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sá, Paula Fabrisia Fontinele de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11956
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão teórica sobre o percurso da Literatura infantil, discutindo, sobretudo, as questões relativas ao gênero bem como o seu itinerário e desenvolvimento no contexto da França. Para isso, discutir-se-á, primeiramente, o gênero literatura infantil, procurando evidenciar sua origem e crenças e, em seguida, mostrar-se-á como esse gênero vem se construindo na França, reflexos que repercutem na Literatura infantil ocidental. Para realizar esta reflexão, utilizar-se-ão, em particular, os estudos de Christian Poslaniec (2008), Nathalie Prince (2010), Nelly Novaes Coelho (1984), Philippe Ariès (1981), Regina Zilberman (2003). Veremos, assim, que a literatura infantil modela códigos de comportamento, ao mesmo tempo em que nos fornece os meios para se pensar sobre o que acontece em cada tempo.PALAVRAS-CHAVE: Literatura infantil. Aspectos de gênero. Literatura infantil francesa.ABSTRACT: This article aims to reflect on Children’s literature, discussing gender issues and its itinerary and development in the context of France. To that end, we will discuss children's literature as a genre, seeking to demonstrate its origin and beliefs, and then we will try to demonstrate how this genre has been built in France, and how it echoes in occidental children’s literature. To do so, our analysis will be based on the studies of Poslaniec Christian (2008), Nathalie Prince (2010), Nelly Novaes Coelho (1984), Philippe Ariès (1981), and Regina Zilberman (2003). Thus, we will see that children's literature models the codes of behavior while providing us with the means to think about what happens in each time.KEYWORDS: Children’s Literature. Aspects of Gender. French Children’s Literature.
id UFES-1_60ba20cb21cd6721deb7757e02513bc7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/11956
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling LITERATURA INFANTIL: UM PERCURSO NO CONTEXTO FRANCÊSEste artigo propõe uma reflexão teórica sobre o percurso da Literatura infantil, discutindo, sobretudo, as questões relativas ao gênero bem como o seu itinerário e desenvolvimento no contexto da França. Para isso, discutir-se-á, primeiramente, o gênero literatura infantil, procurando evidenciar sua origem e crenças e, em seguida, mostrar-se-á como esse gênero vem se construindo na França, reflexos que repercutem na Literatura infantil ocidental. Para realizar esta reflexão, utilizar-se-ão, em particular, os estudos de Christian Poslaniec (2008), Nathalie Prince (2010), Nelly Novaes Coelho (1984), Philippe Ariès (1981), Regina Zilberman (2003). Veremos, assim, que a literatura infantil modela códigos de comportamento, ao mesmo tempo em que nos fornece os meios para se pensar sobre o que acontece em cada tempo.PALAVRAS-CHAVE: Literatura infantil. Aspectos de gênero. Literatura infantil francesa.ABSTRACT: This article aims to reflect on Children’s literature, discussing gender issues and its itinerary and development in the context of France. To that end, we will discuss children's literature as a genre, seeking to demonstrate its origin and beliefs, and then we will try to demonstrate how this genre has been built in France, and how it echoes in occidental children’s literature. To do so, our analysis will be based on the studies of Poslaniec Christian (2008), Nathalie Prince (2010), Nelly Novaes Coelho (1984), Philippe Ariès (1981), and Regina Zilberman (2003). Thus, we will see that children's literature models the codes of behavior while providing us with the means to think about what happens in each time.KEYWORDS: Children’s Literature. Aspects of Gender. French Children’s Literature.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2016-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1195610.47456/contexto.v%vi%i.11956Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL2358-95661519-054410.47456/contexto.v1i28reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11956/8562Carvalho, Diógenes Buenos Aires deSá, Paula Fabrisia Fontinele deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-05T12:48:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/11956Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:04.718917Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA INFANTIL: UM PERCURSO NO CONTEXTO FRANCÊS
title LITERATURA INFANTIL: UM PERCURSO NO CONTEXTO FRANCÊS
spellingShingle LITERATURA INFANTIL: UM PERCURSO NO CONTEXTO FRANCÊS
Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
title_short LITERATURA INFANTIL: UM PERCURSO NO CONTEXTO FRANCÊS
title_full LITERATURA INFANTIL: UM PERCURSO NO CONTEXTO FRANCÊS
title_fullStr LITERATURA INFANTIL: UM PERCURSO NO CONTEXTO FRANCÊS
title_full_unstemmed LITERATURA INFANTIL: UM PERCURSO NO CONTEXTO FRANCÊS
title_sort LITERATURA INFANTIL: UM PERCURSO NO CONTEXTO FRANCÊS
author Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
author_facet Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Sá, Paula Fabrisia Fontinele de
author_role author
author2 Sá, Paula Fabrisia Fontinele de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Sá, Paula Fabrisia Fontinele de
description Este artigo propõe uma reflexão teórica sobre o percurso da Literatura infantil, discutindo, sobretudo, as questões relativas ao gênero bem como o seu itinerário e desenvolvimento no contexto da França. Para isso, discutir-se-á, primeiramente, o gênero literatura infantil, procurando evidenciar sua origem e crenças e, em seguida, mostrar-se-á como esse gênero vem se construindo na França, reflexos que repercutem na Literatura infantil ocidental. Para realizar esta reflexão, utilizar-se-ão, em particular, os estudos de Christian Poslaniec (2008), Nathalie Prince (2010), Nelly Novaes Coelho (1984), Philippe Ariès (1981), Regina Zilberman (2003). Veremos, assim, que a literatura infantil modela códigos de comportamento, ao mesmo tempo em que nos fornece os meios para se pensar sobre o que acontece em cada tempo.PALAVRAS-CHAVE: Literatura infantil. Aspectos de gênero. Literatura infantil francesa.ABSTRACT: This article aims to reflect on Children’s literature, discussing gender issues and its itinerary and development in the context of France. To that end, we will discuss children's literature as a genre, seeking to demonstrate its origin and beliefs, and then we will try to demonstrate how this genre has been built in France, and how it echoes in occidental children’s literature. To do so, our analysis will be based on the studies of Poslaniec Christian (2008), Nathalie Prince (2010), Nelly Novaes Coelho (1984), Philippe Ariès (1981), and Regina Zilberman (2003). Thus, we will see that children's literature models the codes of behavior while providing us with the means to think about what happens in each time.KEYWORDS: Children’s Literature. Aspects of Gender. French Children’s Literature.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11956
10.47456/contexto.v%vi%i.11956
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11956
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.11956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11956/8562
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Contexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Contexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v1i28
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399296516096