A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penha, Ana Crelia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Maria Fernanda Alvito P. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10412
Resumo: Este artigo pretende apresentar breve avaliação de propostas de intervenção pedagógica elaboradas por licenciandos bolsistas do subprojeto de Português-Literaturas no projeto institucional do PIBID-UFRJ.  Sendo o objetivo central do subprojeto a preparação do professor da escola básica como formador de leitores literários, buscamos inventariar aspectos conceituais que norteiam a percepção dos licenciandos sobre o que caracteriza a literatura, principalmente do ponto de vista de sua leitura, buscando relacionar as premissas teóricas assumidas com as escolhas didáticas apresentadas.  A leitura crítica de fragmentos dos escritos produzidos busca identificar na forma desses textos o que sua gestação deve não somente às leituras indicadas e aos debates ocorridos nas reuniões de equipe, bem como a um certo lugar da literatura no cenário social brasileiro da atualidade, para o qual contribuem simultaneamente a produção acadêmica, a tradição e as inovações no campo pedagógico e as práticas culturais da juventude.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Formação do leitor literário. Pibid.
id UFES-1_7f0296fb69e036e7cc555bdd34367c88
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/10412
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBIDEste artigo pretende apresentar breve avaliação de propostas de intervenção pedagógica elaboradas por licenciandos bolsistas do subprojeto de Português-Literaturas no projeto institucional do PIBID-UFRJ.  Sendo o objetivo central do subprojeto a preparação do professor da escola básica como formador de leitores literários, buscamos inventariar aspectos conceituais que norteiam a percepção dos licenciandos sobre o que caracteriza a literatura, principalmente do ponto de vista de sua leitura, buscando relacionar as premissas teóricas assumidas com as escolhas didáticas apresentadas.  A leitura crítica de fragmentos dos escritos produzidos busca identificar na forma desses textos o que sua gestação deve não somente às leituras indicadas e aos debates ocorridos nas reuniões de equipe, bem como a um certo lugar da literatura no cenário social brasileiro da atualidade, para o qual contribuem simultaneamente a produção acadêmica, a tradição e as inovações no campo pedagógico e as práticas culturais da juventude.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Formação do leitor literário. Pibid.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1041210.47456/contexto.v%vi%i.10412Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10412/7344Penha, Ana CreliaOliveira, Maria Fernanda Alvito P. S.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10412Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:03.609135Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID
title A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID
spellingShingle A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID
Penha, Ana Crelia
title_short A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID
title_full A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID
title_fullStr A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID
title_sort A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID
author Penha, Ana Crelia
author_facet Penha, Ana Crelia
Oliveira, Maria Fernanda Alvito P. S.
author_role author
author2 Oliveira, Maria Fernanda Alvito P. S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penha, Ana Crelia
Oliveira, Maria Fernanda Alvito P. S.
description Este artigo pretende apresentar breve avaliação de propostas de intervenção pedagógica elaboradas por licenciandos bolsistas do subprojeto de Português-Literaturas no projeto institucional do PIBID-UFRJ.  Sendo o objetivo central do subprojeto a preparação do professor da escola básica como formador de leitores literários, buscamos inventariar aspectos conceituais que norteiam a percepção dos licenciandos sobre o que caracteriza a literatura, principalmente do ponto de vista de sua leitura, buscando relacionar as premissas teóricas assumidas com as escolhas didáticas apresentadas.  A leitura crítica de fragmentos dos escritos produzidos busca identificar na forma desses textos o que sua gestação deve não somente às leituras indicadas e aos debates ocorridos nas reuniões de equipe, bem como a um certo lugar da literatura no cenário social brasileiro da atualidade, para o qual contribuem simultaneamente a produção acadêmica, a tradição e as inovações no campo pedagógico e as práticas culturais da juventude.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Formação do leitor literário. Pibid.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10412
10.47456/contexto.v%vi%i.10412
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10412
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.10412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10412/7344
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i27
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399253524481