A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10412 |
Resumo: | Este artigo pretende apresentar breve avaliação de propostas de intervenção pedagógica elaboradas por licenciandos bolsistas do subprojeto de Português-Literaturas no projeto institucional do PIBID-UFRJ. Sendo o objetivo central do subprojeto a preparação do professor da escola básica como formador de leitores literários, buscamos inventariar aspectos conceituais que norteiam a percepção dos licenciandos sobre o que caracteriza a literatura, principalmente do ponto de vista de sua leitura, buscando relacionar as premissas teóricas assumidas com as escolhas didáticas apresentadas. A leitura crítica de fragmentos dos escritos produzidos busca identificar na forma desses textos o que sua gestação deve não somente às leituras indicadas e aos debates ocorridos nas reuniões de equipe, bem como a um certo lugar da literatura no cenário social brasileiro da atualidade, para o qual contribuem simultaneamente a produção acadêmica, a tradição e as inovações no campo pedagógico e as práticas culturais da juventude.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Formação do leitor literário. Pibid. |
id |
UFES-1_7f0296fb69e036e7cc555bdd34367c88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/10412 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBIDEste artigo pretende apresentar breve avaliação de propostas de intervenção pedagógica elaboradas por licenciandos bolsistas do subprojeto de Português-Literaturas no projeto institucional do PIBID-UFRJ. Sendo o objetivo central do subprojeto a preparação do professor da escola básica como formador de leitores literários, buscamos inventariar aspectos conceituais que norteiam a percepção dos licenciandos sobre o que caracteriza a literatura, principalmente do ponto de vista de sua leitura, buscando relacionar as premissas teóricas assumidas com as escolhas didáticas apresentadas. A leitura crítica de fragmentos dos escritos produzidos busca identificar na forma desses textos o que sua gestação deve não somente às leituras indicadas e aos debates ocorridos nas reuniões de equipe, bem como a um certo lugar da literatura no cenário social brasileiro da atualidade, para o qual contribuem simultaneamente a produção acadêmica, a tradição e as inovações no campo pedagógico e as práticas culturais da juventude.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Formação do leitor literário. Pibid.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1041210.47456/contexto.v%vi%i.10412Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10412/7344Penha, Ana CreliaOliveira, Maria Fernanda Alvito P. S.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10412Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:03.609135Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID |
title |
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID Penha, Ana Crelia |
title_short |
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID |
title_full |
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA E PELA UNIVERSIDADE HOJE: INSTANTÂNEOS DE UM SUBPROJETO DO PIBID |
author |
Penha, Ana Crelia |
author_facet |
Penha, Ana Crelia Oliveira, Maria Fernanda Alvito P. S. |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maria Fernanda Alvito P. S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penha, Ana Crelia Oliveira, Maria Fernanda Alvito P. S. |
description |
Este artigo pretende apresentar breve avaliação de propostas de intervenção pedagógica elaboradas por licenciandos bolsistas do subprojeto de Português-Literaturas no projeto institucional do PIBID-UFRJ. Sendo o objetivo central do subprojeto a preparação do professor da escola básica como formador de leitores literários, buscamos inventariar aspectos conceituais que norteiam a percepção dos licenciandos sobre o que caracteriza a literatura, principalmente do ponto de vista de sua leitura, buscando relacionar as premissas teóricas assumidas com as escolhas didáticas apresentadas. A leitura crítica de fragmentos dos escritos produzidos busca identificar na forma desses textos o que sua gestação deve não somente às leituras indicadas e aos debates ocorridos nas reuniões de equipe, bem como a um certo lugar da literatura no cenário social brasileiro da atualidade, para o qual contribuem simultaneamente a produção acadêmica, a tradição e as inovações no campo pedagógico e as práticas culturais da juventude.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Formação do leitor literário. Pibid. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10412 10.47456/contexto.v%vi%i.10412 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10412 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.10412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10412/7344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v0i27 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051399253524481 |