Leitura literária na prática docente da educação infantil no município de Londrina - PR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/36760 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo teve por objetivo analisar como a leitura literária é trabalhada pelos professores da Educação Infantil, além de identificar como se dá o seu acesso aos livros de literatura infantil. A pesquisa está fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os participantes da pesquisa foram 12 professores que responderam ao questionário online. No aspecto geral, foi possível constatar que os professores compreendem o papel da leitura literária como instrumento de ampliação e apropriação dos conhecimentos acumulados que irá contribuir para que a criança sinta a necessidade de ler e escrever. Foi visto também que o acesso aos livros se dá por meio da biblioteca e de forma digital, que um número maior utiliza livros comprados por eles mesmos e que apenas metade utilizam os livros que são disponibilizados pelo governo. Como resultados, apontamos que é preciso políticas públicas que invistam na aquisição de livros para o professor trabalhar todo o contexto literário. PALAVRAS-CHAVE: Leitura Literária; Literatura Infantil; Práticas Pedagógicas; Teoria Histórico-Cultural. REFERÊNCIAS ARENA, D, B. Estudo três: nem hábito, nem gosto, nem prazer. p.53-62. In: MORTATTI, M, R, L. (Org). Atuação de Professores: propostas para ação reflexiva no ensino fundamental. 1 ed. Araraquara: JM Editora, 2003, 112 p. ASSUMPÇÃO, M.C.; DUARTE, N. A arte e o ensino da literatura na educação escolar. Contexto, n.27, p. 238-258, 2015/1. Disponível em:<https://periodicos.ufes.br/index.php/contexto/article/view/10422>. Acesso em: 28 jun. 2021. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. MEC lança a coleção Conta pra Mim. 27 ago. 2020. Disponível em:<https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-a-colecao-conta-pra-mim.>. Acesso em: 15 jul. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional Biblioteca na Escola. 13 set. 2017. Disponível em:<https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/biblioteca-na-escola/dados-estatisticos>. Acesso em: 13 jul.2021. COSSON, R. A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino? Nuances: estudo sobre educação, v.26, n.3, p. 161-173, set./dez.2015. Disponível em:<https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3735. Acesso em: 12 jul.2021. DAVYDOV, V, V. O que é a atividade de estudo. Tradução por: Ermelinda Prestes. Revista Escola Inicial, nº 7, 1999. Disponível em:<http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/Davidov%20O%20que%20%C3%A9%20atividade%20de%20estudo.doc>. Acesso em: 8 jul.. 2021. DAVYDOV, V. V. Problemas do Ensino Desenvolvimental - A Experiência da Pesquisa Teórica e Experimental na Psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. 1988. 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Leitura literária na prática docente da educação infantil no município de Londrina - PRRESUMO: Este artigo teve por objetivo analisar como a leitura literária é trabalhada pelos professores da Educação Infantil, além de identificar como se dá o seu acesso aos livros de literatura infantil. A pesquisa está fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os participantes da pesquisa foram 12 professores que responderam ao questionário online. No aspecto geral, foi possível constatar que os professores compreendem o papel da leitura literária como instrumento de ampliação e apropriação dos conhecimentos acumulados que irá contribuir para que a criança sinta a necessidade de ler e escrever. Foi visto também que o acesso aos livros se dá por meio da biblioteca e de forma digital, que um número maior utiliza livros comprados por eles mesmos e que apenas metade utilizam os livros que são disponibilizados pelo governo. Como resultados, apontamos que é preciso políticas públicas que invistam na aquisição de livros para o professor trabalhar todo o contexto literário. PALAVRAS-CHAVE: Leitura Literária; Literatura Infantil; Práticas Pedagógicas; Teoria Histórico-Cultural. REFERÊNCIAS ARENA, D, B. Estudo três: nem hábito, nem gosto, nem prazer. p.53-62. In: MORTATTI, M, R, L. (Org). Atuação de Professores: propostas para ação reflexiva no ensino fundamental. 1 ed. Araraquara: JM Editora, 2003, 112 p. ASSUMPÇÃO, M.C.; DUARTE, N. A arte e o ensino da literatura na educação escolar. Contexto, n.27, p. 238-258, 2015/1. Disponível em:<https://periodicos.ufes.br/index.php/contexto/article/view/10422>. Acesso em: 28 jun. 2021. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. MEC lança a coleção Conta pra Mim. 27 ago. 2020. 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Relatório Técnico: Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. Minas Gerais, 2020. 24 p. Disponível em:<https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2020/08/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_v03.pdf>. Acesso em: 29 maio. 2021. MARACAHIPE, A. L. C. R. Clube de leitura e formação de leitores literários: entre mediações e interação na educação escolar. 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. MARTINS,N.; GUERIM, G, F.; FRANCO, S, A,P. A leitura e seu papel mediador frente à apropriação do ato de ler. Linha Mestra, n.30, p.671-675. set.dez. 2016. l Disponível em:<http://www.lm.alb.org.br/index.php/lm/article/download/638/598>> Acesso em: 23 jun. 2021. MELETTI, S.M.F. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino do Município de Londrina-PR. In: 32º Reunião Anual da ANPED, 2009. Anais. 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Uma nova abordagem da Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental.Educação, v.44, p.1-26. 2019. Disponível em:<https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/37312/html>. Acesso em: 10 jul.2021. REZENDE, L.A.; FRANCO, S.A.P; MARQUEZ, L. Fotografia e leitura de mundo:arte e educação. Discursos fotográficos, v.9, n.15, p. 113-138, jul.dez.2013. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/296680400_Fotografia_e_leituras_de_mundo_arte_e_educacao>. Acesso em: 09 jul. 2021. VELOSO, Rui. A leitura literária. Casa da Leitura, Lisboa, 2007. Disponível em:<http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/abz_indices/000714_LL.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2021. VYGOTSKI, L. S. A pré-história da linguagem escrita. In: VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 4ª edição brasileira. 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RESUMO: Este artigo teve por objetivo analisar como a leitura literária é trabalhada pelos professores da Educação Infantil, além de identificar como se dá o seu acesso aos livros de literatura infantil. A pesquisa está fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os participantes da pesquisa foram 12 professores que responderam ao questionário online. No aspecto geral, foi possível constatar que os professores compreendem o papel da leitura literária como instrumento de ampliação e apropriação dos conhecimentos acumulados que irá contribuir para que a criança sinta a necessidade de ler e escrever. Foi visto também que o acesso aos livros se dá por meio da biblioteca e de forma digital, que um número maior utiliza livros comprados por eles mesmos e que apenas metade utilizam os livros que são disponibilizados pelo governo. Como resultados, apontamos que é preciso políticas públicas que invistam na aquisição de livros para o professor trabalhar todo o contexto literário. PALAVRAS-CHAVE: Leitura Literária; Literatura Infantil; Práticas Pedagógicas; Teoria Histórico-Cultural. REFERÊNCIAS ARENA, D, B. Estudo três: nem hábito, nem gosto, nem prazer. p.53-62. In: MORTATTI, M, R, L. (Org). Atuação de Professores: propostas para ação reflexiva no ensino fundamental. 1 ed. Araraquara: JM Editora, 2003, 112 p. ASSUMPÇÃO, M.C.; DUARTE, N. A arte e o ensino da literatura na educação escolar. Contexto, n.27, p. 238-258, 2015/1. Disponível em:<https://periodicos.ufes.br/index.php/contexto/article/view/10422>. Acesso em: 28 jun. 2021. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. MEC lança a coleção Conta pra Mim. 27 ago. 2020. Disponível em:<https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-a-colecao-conta-pra-mim.>. Acesso em: 15 jul. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. 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Acesso em: 10 jul.2021. REZENDE, L.A.; FRANCO, S.A.P; MARQUEZ, L. Fotografia e leitura de mundo:arte e educação. Discursos fotográficos, v.9, n.15, p. 113-138, jul.dez.2013. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/296680400_Fotografia_e_leituras_de_mundo_arte_e_educacao>. Acesso em: 09 jul. 2021. VELOSO, Rui. A leitura literária. Casa da Leitura, Lisboa, 2007. Disponível em:<http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/abz_indices/000714_LL.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2021. VYGOTSKI, L. S. A pré-história da linguagem escrita. In: VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 4ª edição brasileira. Livraria Martins Fontes: Editora Ltda, São Paulo – SP, 1991. |
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Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; v. 1 n. 42 (2022): Dossiê LITERATURA E ESCRITA LITERÁRIA NA EXCITADA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO; 149-170 Contexto; Vol. 1 No. 42 (2022): Dossiê LITERATURA E ESCRITA LITERÁRIA NA EXCITADA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO; 149-170 Contexto; Vol. 1 Núm. 42 (2022): Dossiê LITERATURA E ESCRITA LITERÁRIA NA EXCITADA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO; 149-170 2358-9566 1519-0544 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
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