Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Patrícia Cardoso
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Sheila Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10515
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir o trabalho com a leitura literária na escola durante a pandemia causada pela Covid-19. Os dados estudados foram gerados em 2020 por meio de um formulário on-line, composto por questões abertas e fechadas, e que foi preenchido por 97 professores de Língua Portuguesa e 2 bibliotecários atuantes no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual empregamos o paradigma indiciário como método de interpretação de dados, uma vez que enfocamos os detalhes das respostas obtidas. Com base nos resultados deste estudo, verificamos que muitos profissionais empregaram estratégias para o trabalho com a leitura típicas do ensino presencial com pequenos ajustes para adequação à interação remota. Além disso, eles tiveram que recorrer a textos eletrônicos e/ou digitalizados para suprir a falta de acesso dos alunos aos livros impressos. 
id UCS-2_852679cce5d54fdee2d742448e501883
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/10515
network_acronym_str UCS-2
network_name_str Antares (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentesLeitura Literária; Pandemia; Práticas Docentes.O objetivo deste artigo é discutir o trabalho com a leitura literária na escola durante a pandemia causada pela Covid-19. Os dados estudados foram gerados em 2020 por meio de um formulário on-line, composto por questões abertas e fechadas, e que foi preenchido por 97 professores de Língua Portuguesa e 2 bibliotecários atuantes no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual empregamos o paradigma indiciário como método de interpretação de dados, uma vez que enfocamos os detalhes das respostas obtidas. Com base nos resultados deste estudo, verificamos que muitos profissionais empregaram estratégias para o trabalho com a leitura típicas do ensino presencial com pequenos ajustes para adequação à interação remota. Além disso, eles tiveram que recorrer a textos eletrônicos e/ou digitalizados para suprir a falta de acesso dos alunos aos livros impressos. ANTARES: Letras e HumanidadesBatista, Patrícia CardosoLima, Sheila Oliveira2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10515ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 32 (2022); 137-1641984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10515/5154http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/10515/3784Direitos autorais 2022 Patrícia Cardoso Batista, Sheila Oliveira Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-06T13:29:21Zoai:vkali30.ucs.br:article/10515Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2022-05-06T13:29:21Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes
title Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes
spellingShingle Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes
Batista, Patrícia Cardoso
Leitura Literária; Pandemia; Práticas Docentes.
title_short Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes
title_full Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes
title_fullStr Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes
title_full_unstemmed Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes
title_sort Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes
author Batista, Patrícia Cardoso
author_facet Batista, Patrícia Cardoso
Lima, Sheila Oliveira
author_role author
author2 Lima, Sheila Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Patrícia Cardoso
Lima, Sheila Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura Literária; Pandemia; Práticas Docentes.
topic Leitura Literária; Pandemia; Práticas Docentes.
description O objetivo deste artigo é discutir o trabalho com a leitura literária na escola durante a pandemia causada pela Covid-19. Os dados estudados foram gerados em 2020 por meio de um formulário on-line, composto por questões abertas e fechadas, e que foi preenchido por 97 professores de Língua Portuguesa e 2 bibliotecários atuantes no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual empregamos o paradigma indiciário como método de interpretação de dados, uma vez que enfocamos os detalhes das respostas obtidas. Com base nos resultados deste estudo, verificamos que muitos profissionais empregaram estratégias para o trabalho com a leitura típicas do ensino presencial com pequenos ajustes para adequação à interação remota. Além disso, eles tiveram que recorrer a textos eletrônicos e/ou digitalizados para suprir a falta de acesso dos alunos aos livros impressos. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10515
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10515/5154
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/10515/3784
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Patrícia Cardoso Batista, Sheila Oliveira Lima
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Patrícia Cardoso Batista, Sheila Oliveira Lima
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 32 (2022); 137-164
1984-4921
reponame:Antares (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Antares (Caxias do Sul)
collection Antares (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br
_version_ 1750315218087444480