Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10515 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir o trabalho com a leitura literária na escola durante a pandemia causada pela Covid-19. Os dados estudados foram gerados em 2020 por meio de um formulário on-line, composto por questões abertas e fechadas, e que foi preenchido por 97 professores de Língua Portuguesa e 2 bibliotecários atuantes no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual empregamos o paradigma indiciário como método de interpretação de dados, uma vez que enfocamos os detalhes das respostas obtidas. Com base nos resultados deste estudo, verificamos que muitos profissionais empregaram estratégias para o trabalho com a leitura típicas do ensino presencial com pequenos ajustes para adequação à interação remota. Além disso, eles tiveram que recorrer a textos eletrônicos e/ou digitalizados para suprir a falta de acesso dos alunos aos livros impressos. |
id |
UCS-2_852679cce5d54fdee2d742448e501883 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/10515 |
network_acronym_str |
UCS-2 |
network_name_str |
Antares (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentesLeitura Literária; Pandemia; Práticas Docentes.O objetivo deste artigo é discutir o trabalho com a leitura literária na escola durante a pandemia causada pela Covid-19. Os dados estudados foram gerados em 2020 por meio de um formulário on-line, composto por questões abertas e fechadas, e que foi preenchido por 97 professores de Língua Portuguesa e 2 bibliotecários atuantes no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual empregamos o paradigma indiciário como método de interpretação de dados, uma vez que enfocamos os detalhes das respostas obtidas. Com base nos resultados deste estudo, verificamos que muitos profissionais empregaram estratégias para o trabalho com a leitura típicas do ensino presencial com pequenos ajustes para adequação à interação remota. Além disso, eles tiveram que recorrer a textos eletrônicos e/ou digitalizados para suprir a falta de acesso dos alunos aos livros impressos. ANTARES: Letras e HumanidadesBatista, Patrícia CardosoLima, Sheila Oliveira2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10515ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 32 (2022); 137-1641984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10515/5154http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/10515/3784Direitos autorais 2022 Patrícia Cardoso Batista, Sheila Oliveira Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-06T13:29:21Zoai:vkali30.ucs.br:article/10515Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2022-05-06T13:29:21Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes |
title |
Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes |
spellingShingle |
Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes Batista, Patrícia Cardoso Leitura Literária; Pandemia; Práticas Docentes. |
title_short |
Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes |
title_full |
Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes |
title_fullStr |
Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes |
title_full_unstemmed |
Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes |
title_sort |
Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes |
author |
Batista, Patrícia Cardoso |
author_facet |
Batista, Patrícia Cardoso Lima, Sheila Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Sheila Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Patrícia Cardoso Lima, Sheila Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Literária; Pandemia; Práticas Docentes. |
topic |
Leitura Literária; Pandemia; Práticas Docentes. |
description |
O objetivo deste artigo é discutir o trabalho com a leitura literária na escola durante a pandemia causada pela Covid-19. Os dados estudados foram gerados em 2020 por meio de um formulário on-line, composto por questões abertas e fechadas, e que foi preenchido por 97 professores de Língua Portuguesa e 2 bibliotecários atuantes no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual empregamos o paradigma indiciário como método de interpretação de dados, uma vez que enfocamos os detalhes das respostas obtidas. Com base nos resultados deste estudo, verificamos que muitos profissionais empregaram estratégias para o trabalho com a leitura típicas do ensino presencial com pequenos ajustes para adequação à interação remota. Além disso, eles tiveram que recorrer a textos eletrônicos e/ou digitalizados para suprir a falta de acesso dos alunos aos livros impressos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10515 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10515/5154 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/10515/3784 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Patrícia Cardoso Batista, Sheila Oliveira Lima info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Patrícia Cardoso Batista, Sheila Oliveira Lima |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades |
dc.source.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 32 (2022); 137-164 1984-4921 reponame:Antares (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Antares (Caxias do Sul) |
collection |
Antares (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br |
_version_ |
1750315218087444480 |