A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28272 |
Resumo: | RESUMO: Para uma educação realmente verdadeira e completa é imprescindível que o surdo estude em escolas bilíngues. Em uma escola regular as necessidades educacionais dos surdos não são plenamente preenchidas e o aprendizado não é completo. Para que isso ocorra é necessário que toda a escolarização do surdo ocorra em escolas bilíngues para surdos. Partindo destas considerações, este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a relação cultural existente entre a escola bilíngue para surdos e a literatura surda. A fundamentação teórico-metodológica é bibliográfica e utiliza autores como Guarinello (2007) e Slomski (2010), destacando a importância da escola bilíngue para surdos, Karnopp (2008), Mota (2012) e Perlin (2003), nos estudos sobre a literatura, cultura e identidades próprias de surdos. Exploraremos uma proposta de reeducação inclusiva, resinificando o sentir da literatura. PALAVRAS-CHAVE: Escola Bilíngue para Surdos. Literatura Surda. Cultura Surda. Surdos. |
id |
UFES-1_accbe25616feddf35a41a97e95661d0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/28272 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surdaRESUMO: Para uma educação realmente verdadeira e completa é imprescindível que o surdo estude em escolas bilíngues. Em uma escola regular as necessidades educacionais dos surdos não são plenamente preenchidas e o aprendizado não é completo. Para que isso ocorra é necessário que toda a escolarização do surdo ocorra em escolas bilíngues para surdos. Partindo destas considerações, este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a relação cultural existente entre a escola bilíngue para surdos e a literatura surda. A fundamentação teórico-metodológica é bibliográfica e utiliza autores como Guarinello (2007) e Slomski (2010), destacando a importância da escola bilíngue para surdos, Karnopp (2008), Mota (2012) e Perlin (2003), nos estudos sobre a literatura, cultura e identidades próprias de surdos. Exploraremos uma proposta de reeducação inclusiva, resinificando o sentir da literatura. PALAVRAS-CHAVE: Escola Bilíngue para Surdos. Literatura Surda. Cultura Surda. Surdos.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/2827210.47456/contexto.v%vi%i.28272Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 36 (2019): Dossiê Literatura e TestemunhoContexto; No. 36 (2019): Dossiê Literatura e TestemunhoContexto; Núm. 36 (2019): Dossiê Literatura e Testemunho2358-95661519-054410.47456/contexto.vi36reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28272/20058Copyright (c) 2020 Maria Rerbelânia de Souza Pereira, Maria Eneida Feitosahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Pereira, Maria Rerbelânia Feitosa, Maria Eneida 2020-05-06T18:18:55Zoai:periodicos.ufes.br:article/28272Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:11.468949Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda |
title |
A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda |
spellingShingle |
A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda de Souza Pereira, Maria Rerbelânia |
title_short |
A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda |
title_full |
A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda |
title_fullStr |
A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda |
title_full_unstemmed |
A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda |
title_sort |
A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda |
author |
de Souza Pereira, Maria Rerbelânia |
author_facet |
de Souza Pereira, Maria Rerbelânia Feitosa, Maria Eneida |
author_role |
author |
author2 |
Feitosa, Maria Eneida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza Pereira, Maria Rerbelânia Feitosa, Maria Eneida |
description |
RESUMO: Para uma educação realmente verdadeira e completa é imprescindível que o surdo estude em escolas bilíngues. Em uma escola regular as necessidades educacionais dos surdos não são plenamente preenchidas e o aprendizado não é completo. Para que isso ocorra é necessário que toda a escolarização do surdo ocorra em escolas bilíngues para surdos. Partindo destas considerações, este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a relação cultural existente entre a escola bilíngue para surdos e a literatura surda. A fundamentação teórico-metodológica é bibliográfica e utiliza autores como Guarinello (2007) e Slomski (2010), destacando a importância da escola bilíngue para surdos, Karnopp (2008), Mota (2012) e Perlin (2003), nos estudos sobre a literatura, cultura e identidades próprias de surdos. Exploraremos uma proposta de reeducação inclusiva, resinificando o sentir da literatura. PALAVRAS-CHAVE: Escola Bilíngue para Surdos. Literatura Surda. Cultura Surda. Surdos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28272 10.47456/contexto.v%vi%i.28272 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28272 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.28272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28272/20058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Rerbelânia de Souza Pereira, Maria Eneida Feitosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Rerbelânia de Souza Pereira, Maria Eneida Feitosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 36 (2019): Dossiê Literatura e Testemunho Contexto; No. 36 (2019): Dossiê Literatura e Testemunho Contexto; Núm. 36 (2019): Dossiê Literatura e Testemunho 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.vi36 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051400130134016 |