A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Pereira, Maria Rerbelânia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Feitosa, Maria Eneida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28272
Resumo: RESUMO: Para uma educação realmente verdadeira e completa é imprescindível que o surdo estude em escolas bilíngues. Em uma escola regular as necessidades educacionais dos surdos não são plenamente preenchidas e o aprendizado não é completo. Para que isso ocorra é necessário que toda a escolarização do surdo ocorra em escolas bilíngues para surdos. Partindo destas considerações, este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a relação cultural existente entre a escola bilíngue para surdos e a literatura surda. A fundamentação teórico-metodológica é bibliográfica e utiliza autores como Guarinello (2007) e Slomski (2010), destacando a importância da escola bilíngue para surdos, Karnopp (2008), Mota (2012) e Perlin (2003), nos estudos sobre a literatura, cultura e identidades próprias de surdos. Exploraremos uma proposta de reeducação inclusiva, resinificando o sentir da literatura.   PALAVRAS-CHAVE: Escola Bilíngue para Surdos. Literatura Surda. Cultura Surda. Surdos.
id UFES-1_accbe25616feddf35a41a97e95661d0f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/28272
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surdaRESUMO: Para uma educação realmente verdadeira e completa é imprescindível que o surdo estude em escolas bilíngues. Em uma escola regular as necessidades educacionais dos surdos não são plenamente preenchidas e o aprendizado não é completo. Para que isso ocorra é necessário que toda a escolarização do surdo ocorra em escolas bilíngues para surdos. Partindo destas considerações, este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a relação cultural existente entre a escola bilíngue para surdos e a literatura surda. A fundamentação teórico-metodológica é bibliográfica e utiliza autores como Guarinello (2007) e Slomski (2010), destacando a importância da escola bilíngue para surdos, Karnopp (2008), Mota (2012) e Perlin (2003), nos estudos sobre a literatura, cultura e identidades próprias de surdos. Exploraremos uma proposta de reeducação inclusiva, resinificando o sentir da literatura.   PALAVRAS-CHAVE: Escola Bilíngue para Surdos. Literatura Surda. Cultura Surda. Surdos.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/2827210.47456/contexto.v%vi%i.28272Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 36 (2019): Dossiê Literatura e TestemunhoContexto; No. 36 (2019): Dossiê Literatura e TestemunhoContexto; Núm. 36 (2019): Dossiê Literatura e Testemunho2358-95661519-054410.47456/contexto.vi36reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28272/20058Copyright (c) 2020 Maria Rerbelânia de Souza Pereira, Maria Eneida Feitosahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Pereira, Maria Rerbelânia Feitosa, Maria Eneida 2020-05-06T18:18:55Zoai:periodicos.ufes.br:article/28272Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:11.468949Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda
title A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda
spellingShingle A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda
de Souza Pereira, Maria Rerbelânia
title_short A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda
title_full A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda
title_fullStr A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda
title_full_unstemmed A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda
title_sort A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda
author de Souza Pereira, Maria Rerbelânia
author_facet de Souza Pereira, Maria Rerbelânia
Feitosa, Maria Eneida
author_role author
author2 Feitosa, Maria Eneida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Pereira, Maria Rerbelânia
Feitosa, Maria Eneida
description RESUMO: Para uma educação realmente verdadeira e completa é imprescindível que o surdo estude em escolas bilíngues. Em uma escola regular as necessidades educacionais dos surdos não são plenamente preenchidas e o aprendizado não é completo. Para que isso ocorra é necessário que toda a escolarização do surdo ocorra em escolas bilíngues para surdos. Partindo destas considerações, este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a relação cultural existente entre a escola bilíngue para surdos e a literatura surda. A fundamentação teórico-metodológica é bibliográfica e utiliza autores como Guarinello (2007) e Slomski (2010), destacando a importância da escola bilíngue para surdos, Karnopp (2008), Mota (2012) e Perlin (2003), nos estudos sobre a literatura, cultura e identidades próprias de surdos. Exploraremos uma proposta de reeducação inclusiva, resinificando o sentir da literatura.   PALAVRAS-CHAVE: Escola Bilíngue para Surdos. Literatura Surda. Cultura Surda. Surdos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28272
10.47456/contexto.v%vi%i.28272
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28272
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.28272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/28272/20058
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Maria Rerbelânia de Souza Pereira, Maria Eneida Feitosa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Maria Rerbelânia de Souza Pereira, Maria Eneida Feitosa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 36 (2019): Dossiê Literatura e Testemunho
Contexto; No. 36 (2019): Dossiê Literatura e Testemunho
Contexto; Núm. 36 (2019): Dossiê Literatura e Testemunho
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.vi36
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051400130134016