If you don't play, you're out! : Practices, strategies and interests: an analysis of the editorial-scientific game in Management
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Conexões |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40245 |
Resumo: | O campo editorial-científico é um espaço de interação e debate acadêmico constituído por artefatos de difusão do conhecimento. Neste artigo buscou-se compreender o campo brasileiro de Administração como espaço de disputa que se manifestam por meio das relações de poder que envolvem a prática editorial. Foi utilizado como abordagem a teoria de Pierre Bourdieu, em que consideramos o habitus, as regras de jogo, a posição do editor, os capitais e as disputas por reconhecimento. Para isso, foram entrevistados onze editores de revistas científicas da área. O corpus teórico foi analisado por meio da Análise Temática, construindo, assim, a imagem das experiências dos editores. Compreende-se que os editores jogam o jogo editorial com práticas e estratégias não legitimadas publicamente. Considera-se que as principais finalidades são o reconhecimento pessoal a partir da elevação da revista pelas quais são responsáveis. Foram encontrados aspectos que revelam os jogos de poder e que se conectam com a busca por capital simbólico. |
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If you don't play, you're out! : Practices, strategies and interests: an analysis of the editorial-scientific game in ManagementSe não jogar, está fora! Práticas, estratégias e interesses: uma análise do jogo editorial-científico em Administração: Practices, strategies and interests: an analysis of the editorial-scientific game in ManagementAcademic-scientific fieldSymbolic PowerScientific AuthorithyAdministrationCampo acadêmico-científicoPoder SimbólicoAutoridade CientíficaAdministraçãoAcademiaAdministraçãoPráticaO campo editorial-científico é um espaço de interação e debate acadêmico constituído por artefatos de difusão do conhecimento. Neste artigo buscou-se compreender o campo brasileiro de Administração como espaço de disputa que se manifestam por meio das relações de poder que envolvem a prática editorial. Foi utilizado como abordagem a teoria de Pierre Bourdieu, em que consideramos o habitus, as regras de jogo, a posição do editor, os capitais e as disputas por reconhecimento. Para isso, foram entrevistados onze editores de revistas científicas da área. O corpus teórico foi analisado por meio da Análise Temática, construindo, assim, a imagem das experiências dos editores. Compreende-se que os editores jogam o jogo editorial com práticas e estratégias não legitimadas publicamente. Considera-se que as principais finalidades são o reconhecimento pessoal a partir da elevação da revista pelas quais são responsáveis. Foram encontrados aspectos que revelam os jogos de poder e que se conectam com a busca por capital simbólico.The editorial-scientific field is a space for interaction and academic debate constituted by artifacts for the dissemination of knowledge. In this article, we sought to understand the Brazilian field of Administration as a space of dispute that manifests itself through the power relations that involve editorial practice. Pierre Bourdieu's theory was used as an approach, in which we consider the habitus, the rules of the game, the editor's position, capital and disputes for recognition. For this, eleven editors of scientific journals in the area were interviewed. The theoretical corpus was analyzed using Thematic Analysis, thus building an image of the editors' experiences. It is understood that editors play the editorial game with practices and strategies that are not publicly legitimized. It is considered that the main purposes are personal recognition based on the elevation of the journal for which they are responsible. Aspects were found that reveal power games and that connect with the search for symbolic capital.Universidade Federal do Espírito Santo2023-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/4024510.47456/regec.2317-5087.2023.12.2.40245.95-121Revista Gestão & Conexões; v. 12 n. 2 (2023): Fluxo contínuo; 95-121Management and Connections Journal; Vol. 12 No. 2 (2023): Fluxo contínuo; 95-1212317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40245/27846Copyright (c) 2023 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos Torres, KamilleRessetti Pinheiro Marques Vianna, FernandoKanashiro Meneghetti, Francis2023-07-19T20:21:00Zoai:periodicos.ufes.br:article/40245Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2023-07-19T20:21Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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O campo editorial-científico é um espaço de interação e debate acadêmico constituído por artefatos de difusão do conhecimento. Neste artigo buscou-se compreender o campo brasileiro de Administração como espaço de disputa que se manifestam por meio das relações de poder que envolvem a prática editorial. Foi utilizado como abordagem a teoria de Pierre Bourdieu, em que consideramos o habitus, as regras de jogo, a posição do editor, os capitais e as disputas por reconhecimento. Para isso, foram entrevistados onze editores de revistas científicas da área. O corpus teórico foi analisado por meio da Análise Temática, construindo, assim, a imagem das experiências dos editores. Compreende-se que os editores jogam o jogo editorial com práticas e estratégias não legitimadas publicamente. Considera-se que as principais finalidades são o reconhecimento pessoal a partir da elevação da revista pelas quais são responsáveis. Foram encontrados aspectos que revelam os jogos de poder e que se conectam com a busca por capital simbólico. |
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