A efetivação da inclusão no espaço escolar a partir da compreensão sobre as políticas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27691 |
Resumo: | Os discursos de inclusão de pessoas com deficiência e as políticas de inclusão na Educação Básica são o foco de discussão deste artigo. Buscamos uma reflexão sobre a inclusão das pessoas com deficiência com base nas políticas da Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva. O objetivo foi o de elucidar uma reflexão teórica sobre as políticas de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, no Brasil, com foco para a questão do currículo, da universalização de acesso e direito a todas as pessoas com deficiência na escola. Nesse viés, este texto reserva-se aos arranjos epistemológico-metodológicos de cunho qualitativo e bibliográfico para entender o projeto político educacional e inclusivo no território brasileiro. Entre algumas considerações finais a serem ressaltadas, há de se destacar que as políticas de inclusão no território brasileiro são desenhadas por múltiplos conflitos, avanços, conquistas e mudanças que garantiram o direito e a democratização do acesso das pessoas com deficiência nos espaços públicos. Além disso, outro fio que se revestiu de sentido e significado no âmbito escolar é a importância da gestão de políticas educacionais voltadas para o investimento de formação continuada de todos os professores, da qualidade de recursos financeiros e humanos permanentes e, sobretudo, do redimensionamento da escola como um todo. |
id |
UFES-3_353f0e9536ef8bec54cb60c835f38806 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/27691 |
network_acronym_str |
UFES-3 |
network_name_str |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
A efetivação da inclusão no espaço escolar a partir da compreensão sobre as políticas públicasOs discursos de inclusão de pessoas com deficiência e as políticas de inclusão na Educação Básica são o foco de discussão deste artigo. Buscamos uma reflexão sobre a inclusão das pessoas com deficiência com base nas políticas da Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva. O objetivo foi o de elucidar uma reflexão teórica sobre as políticas de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, no Brasil, com foco para a questão do currículo, da universalização de acesso e direito a todas as pessoas com deficiência na escola. Nesse viés, este texto reserva-se aos arranjos epistemológico-metodológicos de cunho qualitativo e bibliográfico para entender o projeto político educacional e inclusivo no território brasileiro. Entre algumas considerações finais a serem ressaltadas, há de se destacar que as políticas de inclusão no território brasileiro são desenhadas por múltiplos conflitos, avanços, conquistas e mudanças que garantiram o direito e a democratização do acesso das pessoas com deficiência nos espaços públicos. Além disso, outro fio que se revestiu de sentido e significado no âmbito escolar é a importância da gestão de políticas educacionais voltadas para o investimento de formação continuada de todos os professores, da qualidade de recursos financeiros e humanos permanentes e, sobretudo, do redimensionamento da escola como um todo.Universidade Federal do Espírito Santo2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27691Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 7 n. 1 (2019): Número com temas livres; 51-702318-6933reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27691/18654Copyright (c) 2019 Creative Commonsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins Junior, LuizMartins, Rosa Elisabete Militz WypyczynskiBock, Geisa Léticia Kemper2019-09-27T20:45:10Zoai:periodicos.ufes.br:article/27691Revistahttps://periodicos.ufes.br/cadecsPUBhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/oaicadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com2318-69332318-6933opendoar:2019-09-27T20:45:10Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A efetivação da inclusão no espaço escolar a partir da compreensão sobre as políticas públicas |
title |
A efetivação da inclusão no espaço escolar a partir da compreensão sobre as políticas públicas |
spellingShingle |
A efetivação da inclusão no espaço escolar a partir da compreensão sobre as políticas públicas Martins Junior, Luiz |
title_short |
A efetivação da inclusão no espaço escolar a partir da compreensão sobre as políticas públicas |
title_full |
A efetivação da inclusão no espaço escolar a partir da compreensão sobre as políticas públicas |
title_fullStr |
A efetivação da inclusão no espaço escolar a partir da compreensão sobre as políticas públicas |
title_full_unstemmed |
A efetivação da inclusão no espaço escolar a partir da compreensão sobre as políticas públicas |
title_sort |
A efetivação da inclusão no espaço escolar a partir da compreensão sobre as políticas públicas |
author |
Martins Junior, Luiz |
author_facet |
Martins Junior, Luiz Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Bock, Geisa Léticia Kemper |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Bock, Geisa Léticia Kemper |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins Junior, Luiz Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Bock, Geisa Léticia Kemper |
description |
Os discursos de inclusão de pessoas com deficiência e as políticas de inclusão na Educação Básica são o foco de discussão deste artigo. Buscamos uma reflexão sobre a inclusão das pessoas com deficiência com base nas políticas da Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva. O objetivo foi o de elucidar uma reflexão teórica sobre as políticas de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, no Brasil, com foco para a questão do currículo, da universalização de acesso e direito a todas as pessoas com deficiência na escola. Nesse viés, este texto reserva-se aos arranjos epistemológico-metodológicos de cunho qualitativo e bibliográfico para entender o projeto político educacional e inclusivo no território brasileiro. Entre algumas considerações finais a serem ressaltadas, há de se destacar que as políticas de inclusão no território brasileiro são desenhadas por múltiplos conflitos, avanços, conquistas e mudanças que garantiram o direito e a democratização do acesso das pessoas com deficiência nos espaços públicos. Além disso, outro fio que se revestiu de sentido e significado no âmbito escolar é a importância da gestão de políticas educacionais voltadas para o investimento de formação continuada de todos os professores, da qualidade de recursos financeiros e humanos permanentes e, sobretudo, do redimensionamento da escola como um todo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27691 |
url |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27691/18654 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Creative Commons info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Creative Commons |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 7 n. 1 (2019): Número com temas livres; 51-70 2318-6933 reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociais instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
collection |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com |
_version_ |
1799319697665032192 |