A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONAL
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/42359 |
Resumo: | O artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a formação profissional de trabajadores sociales no Paraguai, com o objetivo de conhecer a estrutura e o desenvolvimento do ensino de trabajo profesional na Universidad Nacional de Asunción. Fundamenta-se em uma pesquisa documental, estudando as legislações e normativas que regulamentam o ensino superior no Paraguai; o processo formativo em trabajo social e a proposta pedagógica da UNA. Os resultados indicam que a formação passou a ser executada na perspectiva crítica a partir dos anos 2000, com a criação de legislações e normativas que regulam a formação e o trabajo profesional. A Malla Curricular contém componentes vinculados ao trabajo profesional, aos fundamentos do Trabajo Social e da vida social. O ensino de trabajo profesional é transversal, abarcando todo o processo formativo, reafirmando a indissociabilidade entre formação, investigação e intervenção. É associado a interpretação da questão social, às exigências postas pelas políticas sociais, a elaboração de propostas interventivas e as competências profissionais. |
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A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONALTrabajo SocialFormação ProfissionalTrabajo ProfesionalParaguaiO artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a formação profissional de trabajadores sociales no Paraguai, com o objetivo de conhecer a estrutura e o desenvolvimento do ensino de trabajo profesional na Universidad Nacional de Asunción. Fundamenta-se em uma pesquisa documental, estudando as legislações e normativas que regulamentam o ensino superior no Paraguai; o processo formativo em trabajo social e a proposta pedagógica da UNA. Os resultados indicam que a formação passou a ser executada na perspectiva crítica a partir dos anos 2000, com a criação de legislações e normativas que regulam a formação e o trabajo profesional. A Malla Curricular contém componentes vinculados ao trabajo profesional, aos fundamentos do Trabajo Social e da vida social. O ensino de trabajo profesional é transversal, abarcando todo o processo formativo, reafirmando a indissociabilidade entre formação, investigação e intervenção. É associado a interpretação da questão social, às exigências postas pelas políticas sociais, a elaboração de propostas interventivas e as competências profissionais.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/42359Temporalis; v. 23 n. 46 (2023): 30 anos do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social.; 292-3082238-18561518-793410.22422/temporalis.2023v23n46reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/42359/29270Copyright (c) 2023 Temporalishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Neri, FilipeMascarenhas Torres, Mabel2023-12-28T01:13:53Zoai:periodicos.ufes.br:article/42359Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2023-12-28T01:13:53Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse |
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