A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Neri, Filipe
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mascarenhas Torres, Mabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalis (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/42359
Resumo: O artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a formação profissional de trabajadores sociales no Paraguai, com o objetivo de conhecer a estrutura e o desenvolvimento do ensino de trabajo profesional na Universidad Nacional de Asunción. Fundamenta-se em uma pesquisa documental, estudando as legislações e normativas que regulamentam o ensino superior no Paraguai; o processo formativo em trabajo social e a proposta pedagógica da UNA. Os resultados indicam que a formação passou a ser executada na perspectiva crítica a partir dos anos 2000, com a criação de legislações e normativas que regulam a formação e o trabajo profesional. A Malla Curricular contém componentes vinculados ao trabajo profesional, aos fundamentos do Trabajo Social e da vida social. O ensino de trabajo profesional é transversal, abarcando todo o processo formativo, reafirmando a indissociabilidade entre formação, investigação e intervenção. É associado a interpretação da questão social, às exigências postas pelas políticas sociais, a elaboração de propostas interventivas e as competências profissionais.
id UFES-4_599fc639589446e43de8f9f8da97bd66
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/42359
network_acronym_str UFES-4
network_name_str Temporalis (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONALTrabajo SocialFormação ProfissionalTrabajo ProfesionalParaguaiO artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a formação profissional de trabajadores sociales no Paraguai, com o objetivo de conhecer a estrutura e o desenvolvimento do ensino de trabajo profesional na Universidad Nacional de Asunción. Fundamenta-se em uma pesquisa documental, estudando as legislações e normativas que regulamentam o ensino superior no Paraguai; o processo formativo em trabajo social e a proposta pedagógica da UNA. Os resultados indicam que a formação passou a ser executada na perspectiva crítica a partir dos anos 2000, com a criação de legislações e normativas que regulam a formação e o trabajo profesional. A Malla Curricular contém componentes vinculados ao trabajo profesional, aos fundamentos do Trabajo Social e da vida social. O ensino de trabajo profesional é transversal, abarcando todo o processo formativo, reafirmando a indissociabilidade entre formação, investigação e intervenção. É associado a interpretação da questão social, às exigências postas pelas políticas sociais, a elaboração de propostas interventivas e as competências profissionais.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/42359Temporalis; v. 23 n. 46 (2023): 30 anos do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social.; 292-3082238-18561518-793410.22422/temporalis.2023v23n46reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/42359/29270Copyright (c) 2023 Temporalishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Neri, FilipeMascarenhas Torres, Mabel2023-12-28T01:13:53Zoai:periodicos.ufes.br:article/42359Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2023-12-28T01:13:53Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONAL
title A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONAL
spellingShingle A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONAL
Silva Neri, Filipe
Trabajo Social
Formação Profissional
Trabajo Profesional
Paraguai
title_short A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONAL
title_full A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONAL
title_fullStr A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONAL
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONAL
title_sort A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONAL
author Silva Neri, Filipe
author_facet Silva Neri, Filipe
Mascarenhas Torres, Mabel
author_role author
author2 Mascarenhas Torres, Mabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Neri, Filipe
Mascarenhas Torres, Mabel
dc.subject.por.fl_str_mv Trabajo Social
Formação Profissional
Trabajo Profesional
Paraguai
topic Trabajo Social
Formação Profissional
Trabajo Profesional
Paraguai
description O artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a formação profissional de trabajadores sociales no Paraguai, com o objetivo de conhecer a estrutura e o desenvolvimento do ensino de trabajo profesional na Universidad Nacional de Asunción. Fundamenta-se em uma pesquisa documental, estudando as legislações e normativas que regulamentam o ensino superior no Paraguai; o processo formativo em trabajo social e a proposta pedagógica da UNA. Os resultados indicam que a formação passou a ser executada na perspectiva crítica a partir dos anos 2000, com a criação de legislações e normativas que regulam a formação e o trabajo profesional. A Malla Curricular contém componentes vinculados ao trabajo profesional, aos fundamentos do Trabajo Social e da vida social. O ensino de trabajo profesional é transversal, abarcando todo o processo formativo, reafirmando a indissociabilidade entre formação, investigação e intervenção. É associado a interpretação da questão social, às exigências postas pelas políticas sociais, a elaboração de propostas interventivas e as competências profissionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/42359
url https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/42359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/42359/29270
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Temporalis
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Temporalis
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
dc.source.none.fl_str_mv Temporalis; v. 23 n. 46 (2023): 30 anos do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social.; 292-308
2238-1856
1518-7934
10.22422/temporalis.2023v23n46
reponame:Temporalis (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron:UFES
instname_str Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Temporalis (Online)
collection Temporalis (Online)
repository.name.fl_str_mv Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
repository.mail.fl_str_mv lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com
_version_ 1799699032251039744