AS DIRETRIZES CURRICULARES DA ABEPSS E A TEMÁTICA FAMÍLIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/31498 |
Resumo: | O objetivo do artigo é apontar possibilidades para o estudo e debate sobre a família na formação profissional em Serviço Social a partir da lógica das diretrizes curriculares da ABEPSS. Partimos do pressuposto que as Diretrizes Curriculares exigem a apreensão dos diversos conteúdos que perpassam a formação/trabalho numa perspectiva de totalidade. Portanto, compreendemos que os fundamentos da profissão – expressos nas diretrizes curriculares – possibilitam a partir dos diferentes núcleos de fundamentação a compreensão da família a partir de fundamentos críticos, condizentes com o Projeto Ético-Político. A partir de indicações sobre como os componentes curriculares podem desenvolver as reflexões sobre família, apontamos estratégias que possibilitam uma análise que rompa com o conservadorismo moral, religioso e com as expressões pragmáticas no exercício profissional sustentadas por experiências pessoais. |
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AS DIRETRIZES CURRICULARES DA ABEPSS E A TEMÁTICA FAMÍLIAO objetivo do artigo é apontar possibilidades para o estudo e debate sobre a família na formação profissional em Serviço Social a partir da lógica das diretrizes curriculares da ABEPSS. Partimos do pressuposto que as Diretrizes Curriculares exigem a apreensão dos diversos conteúdos que perpassam a formação/trabalho numa perspectiva de totalidade. Portanto, compreendemos que os fundamentos da profissão – expressos nas diretrizes curriculares – possibilitam a partir dos diferentes núcleos de fundamentação a compreensão da família a partir de fundamentos críticos, condizentes com o Projeto Ético-Político. A partir de indicações sobre como os componentes curriculares podem desenvolver as reflexões sobre família, apontamos estratégias que possibilitam uma análise que rompa com o conservadorismo moral, religioso e com as expressões pragmáticas no exercício profissional sustentadas por experiências pessoais.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/3149810.22422/temporalis.2020v20n40p144-164Temporalis; v. 20 n. 40 (2020): As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social; 144-1642238-18561518-793410.22422/temporalis.2020v20n40reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/31498/22634https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessHorst, Claudio Henrique Miranda2021-01-11T14:48:53Zoai:periodicos.ufes.br:article/31498Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2021-01-11T14:48:53Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse |
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