Pessoas trans vão à escola: o desafio de habitar um espaço disciplinar / Trans people who attend school: the challenge of living in a disciplinary space

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocon, Pablo Cardozo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Alexsandro, Barros, Maria Elizabeth Barros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Argumentum (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/18736
Resumo: A escola, como instituição disciplinar, vem nos últimos séculos esquadrinhando, vigiando, normalizando e punindo os corpos estudantes a partir de normas para gênero e sexualidade. Este texto tratará dos conflitos ocorridos nos processos escolares entre normas de gênero e pessoas trans, que escapam as estratégias para disciplinar e normalizar seus gêneros, corpos, sexualidades. Aferimos que esses embates têm produzido violência física e moral, impedindo o acesso e a permanência das pessoas trans à escola. Acreditamos que os múltiplos processos de resistência são importantes estratégias para caminhar rumo à construção de uma escola onde caiba a diversidade humana.
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