Aprendizagens com signos trans – uma transetopoiese disruptiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocon, Pablo Cardozo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Barros, Maria Elizabeth Barros, Rodrigues, Heliana de Barros Conde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74656
Resumo: Através de uma cartografia das linhas de formação, o artigo problematizaa hipótese, levantada pela literatura, da presença de uma insuficiênciaformativa dos trabalhadores da saúde como causa do desrespeito ao nomesocial, da discriminação e da patologização das identidades trans, queimpedem o acesso dessa população aos serviços de saúde. Foram realizadasentrevistas gravadas em áudio com 7 (sete) trabalhadoras de um ambulatóriodo Processo Transexualizador do Sistema Único de Saúde (SUS) lotado emhospital universitário, e com 2 (dois) usuários. Analisa-se um conjunto deestratégias formativas que convergem para uma formação normalizadora quepercorre linhas molares, nas quais os(as) trabalhadores(as) são disciplinadospor protocolos e manuais de diagnóstico a aplicar as normas binárias degênero e a heteronormatividade em seus processos de trabalho, produzindoa patologização das identidades trans e tornando seletivo o acesso aosserviços. A aposta feita no artigo é a de que o encontro com as pessoas transpode fazer emergir aprendizados com signos que catalisam a experiênciade uma arte de fazer-se trans, a qual culmina no mal-estar do desencontrocom as verdades sobre gêneros e sexualidade. Sair de tal mal-estar supõeexperimentar-se com tais signos - uma experimentação transetopoiética coma produção de um corpo com novos contornos, capaz de suportar a diferença que pede passagem, abrindo caminho para a produção de modos de viver e trabalhar com a saúde trans que afirmem a diferença.
id UFPR-4_2b8554295928d97f610c71a68d4cf552
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/74656
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Aprendizagens com signos trans – uma transetopoiese disruptivaTópicos Específicos de EducaçãoTransexualidades; Saúde; Processos Formativos; Aprendizagens com Signos; trabalhadores da saúde.Formação de Trabalhadores da SaúdeAtravés de uma cartografia das linhas de formação, o artigo problematizaa hipótese, levantada pela literatura, da presença de uma insuficiênciaformativa dos trabalhadores da saúde como causa do desrespeito ao nomesocial, da discriminação e da patologização das identidades trans, queimpedem o acesso dessa população aos serviços de saúde. Foram realizadasentrevistas gravadas em áudio com 7 (sete) trabalhadoras de um ambulatóriodo Processo Transexualizador do Sistema Único de Saúde (SUS) lotado emhospital universitário, e com 2 (dois) usuários. Analisa-se um conjunto deestratégias formativas que convergem para uma formação normalizadora quepercorre linhas molares, nas quais os(as) trabalhadores(as) são disciplinadospor protocolos e manuais de diagnóstico a aplicar as normas binárias degênero e a heteronormatividade em seus processos de trabalho, produzindoa patologização das identidades trans e tornando seletivo o acesso aosserviços. A aposta feita no artigo é a de que o encontro com as pessoas transpode fazer emergir aprendizados com signos que catalisam a experiênciade uma arte de fazer-se trans, a qual culmina no mal-estar do desencontrocom as verdades sobre gêneros e sexualidade. Sair de tal mal-estar supõeexperimentar-se com tais signos - uma experimentação transetopoiética coma produção de um corpo com novos contornos, capaz de suportar a diferença que pede passagem, abrindo caminho para a produção de modos de viver e trabalhar com a saúde trans que afirmem a diferença.UFPRCAPESRocon, Pablo Cardozode Barros, Maria Elizabeth BarrosRodrigues, Heliana de Barros Conde2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74656Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74656/42573https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74656/42574Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/74656Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens com signos trans – uma transetopoiese disruptiva
title Aprendizagens com signos trans – uma transetopoiese disruptiva
spellingShingle Aprendizagens com signos trans – uma transetopoiese disruptiva
Rocon, Pablo Cardozo
Tópicos Específicos de Educação
Transexualidades; Saúde; Processos Formativos; Aprendizagens com Signos; trabalhadores da saúde.
Formação de Trabalhadores da Saúde
title_short Aprendizagens com signos trans – uma transetopoiese disruptiva
title_full Aprendizagens com signos trans – uma transetopoiese disruptiva
title_fullStr Aprendizagens com signos trans – uma transetopoiese disruptiva
title_full_unstemmed Aprendizagens com signos trans – uma transetopoiese disruptiva
title_sort Aprendizagens com signos trans – uma transetopoiese disruptiva
author Rocon, Pablo Cardozo
author_facet Rocon, Pablo Cardozo
de Barros, Maria Elizabeth Barros
Rodrigues, Heliana de Barros Conde
author_role author
author2 de Barros, Maria Elizabeth Barros
Rodrigues, Heliana de Barros Conde
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocon, Pablo Cardozo
de Barros, Maria Elizabeth Barros
Rodrigues, Heliana de Barros Conde
dc.subject.por.fl_str_mv Tópicos Específicos de Educação
Transexualidades; Saúde; Processos Formativos; Aprendizagens com Signos; trabalhadores da saúde.
Formação de Trabalhadores da Saúde
topic Tópicos Específicos de Educação
Transexualidades; Saúde; Processos Formativos; Aprendizagens com Signos; trabalhadores da saúde.
Formação de Trabalhadores da Saúde
description Através de uma cartografia das linhas de formação, o artigo problematizaa hipótese, levantada pela literatura, da presença de uma insuficiênciaformativa dos trabalhadores da saúde como causa do desrespeito ao nomesocial, da discriminação e da patologização das identidades trans, queimpedem o acesso dessa população aos serviços de saúde. Foram realizadasentrevistas gravadas em áudio com 7 (sete) trabalhadoras de um ambulatóriodo Processo Transexualizador do Sistema Único de Saúde (SUS) lotado emhospital universitário, e com 2 (dois) usuários. Analisa-se um conjunto deestratégias formativas que convergem para uma formação normalizadora quepercorre linhas molares, nas quais os(as) trabalhadores(as) são disciplinadospor protocolos e manuais de diagnóstico a aplicar as normas binárias degênero e a heteronormatividade em seus processos de trabalho, produzindoa patologização das identidades trans e tornando seletivo o acesso aosserviços. A aposta feita no artigo é a de que o encontro com as pessoas transpode fazer emergir aprendizados com signos que catalisam a experiênciade uma arte de fazer-se trans, a qual culmina no mal-estar do desencontrocom as verdades sobre gêneros e sexualidade. Sair de tal mal-estar supõeexperimentar-se com tais signos - uma experimentação transetopoiética coma produção de um corpo com novos contornos, capaz de suportar a diferença que pede passagem, abrindo caminho para a produção de modos de viver e trabalhar com a saúde trans que afirmem a diferença.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74656
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74656
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74656/42573
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74656/42574
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899193966592