Pessoas trans vão à escola: o desafio de habitar um espaço disciplinar / Trans people who attend school: the challenge of living in a disciplinary space
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Argumentum (Vitória) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/18736 |
Resumo: | A escola, como instituição disciplinar, vem nos últimos séculos esquadrinhando, vigiando, normalizando e punindo os corpos estudantes a partir de normas para gênero e sexualidade. Este texto tratará dos conflitos ocorridos nos processos escolares entre normas de gênero e pessoas trans, que escapam as estratégias para disciplinar e normalizar seus gêneros, corpos, sexualidades. Aferimos que esses embates têm produzido violência física e moral, impedindo o acesso e a permanência das pessoas trans à escola. Acreditamos que os múltiplos processos de resistência são importantes estratégias para caminhar rumo à construção de uma escola onde caiba a diversidade humana. |
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Pessoas trans vão à escola: o desafio de habitar um espaço disciplinar / Trans people who attend school: the challenge of living in a disciplinary spaceA escola, como instituição disciplinar, vem nos últimos séculos esquadrinhando, vigiando, normalizando e punindo os corpos estudantes a partir de normas para gênero e sexualidade. Este texto tratará dos conflitos ocorridos nos processos escolares entre normas de gênero e pessoas trans, que escapam as estratégias para disciplinar e normalizar seus gêneros, corpos, sexualidades. Aferimos que esses embates têm produzido violência física e moral, impedindo o acesso e a permanência das pessoas trans à escola. Acreditamos que os múltiplos processos de resistência são importantes estratégias para caminhar rumo à construção de uma escola onde caiba a diversidade humana.Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/1873610.18315/argumentum.v10i3.18736Argumentum; v. 10 n. 3 (2018): Política de saúde mental: retrocessos à vista?; 272-285Argumentum; Vol. 10 No. 3 (2018): Política de saúde mental: retrocessos à vista?; 272-2852176-957510.18315/argumentum.v10i3reponame:Argumentum (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/18736/15692https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/18736/1952610.18315/argumentum.v10i3.18736.s7114Copyright (c) 2018 Argumentuminfo:eu-repo/semantics/openAccessRocon, Pablo CardozoRodrigues, AlexsandroBarros, Maria Elizabeth Barros de2018-12-29T15:46:17Zoai:periodicos.ufes.br:article/18736Revistahttp://periodicos.ufes.br/argumentumPUBhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/oairevistaargumentum@ufes.br2176-95752176-9575opendoar:2018-12-29T15:46:17Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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