O EFEITO DE DIFERENTES ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA NA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DOS NÍVEIS PRÉ-INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koerich Rondon, Tatiana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Braga Tomitch, Lêda Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32230
Resumo: This study aimed at investigating the effects of two pre-reading activities, namely Contextual Redefinition and Graphic Organizer, on the reading comprehension of pre-intermediate and advanced Brazilian EFL students. Based on Schema Theory (RUMELHART, 1980; ANDERSON; PEARSON, 1998), both pre-reading activities were expected to have a positive effect on students’ reading comprehension. Using a repeated-measures design, participants’ reading comprehension was tested via written free recall and comprehension questions. Quantitative analysis revealed that treatment with the pre-reading activity Contextual Redefinition weakened pre-intermediate students’ reading comprehension. Contrastingly, it had a positive effect on advanced students’ reading comprehension as measured by comprehension questions. In turn, the Graphic Organizer had a positive effect on pre-intermediate students’ reading comprehension whereas it decreased advanced students’ reading comprehension as measured by written free recall and had no effect when measured by comprehension questions.
id UFES-6_21c0c7f31f492dcb9178b35b4d815a1f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/32230
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling O EFEITO DE DIFERENTES ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA NA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DOS NÍVEIS PRÉ-INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRATHE EFFECT OF DIFFERENT PRE-READING ACTIVITIES ON PRE-INTERMEDIATE AND ADVANCED EFL STUDENTS’ READING COMPREHENSIONReadingSchema TheoryPre-reading ActivitiesLeituraTeoria dos EsquemasAtividades de Pré-leituraThis study aimed at investigating the effects of two pre-reading activities, namely Contextual Redefinition and Graphic Organizer, on the reading comprehension of pre-intermediate and advanced Brazilian EFL students. Based on Schema Theory (RUMELHART, 1980; ANDERSON; PEARSON, 1998), both pre-reading activities were expected to have a positive effect on students’ reading comprehension. Using a repeated-measures design, participants’ reading comprehension was tested via written free recall and comprehension questions. Quantitative analysis revealed that treatment with the pre-reading activity Contextual Redefinition weakened pre-intermediate students’ reading comprehension. Contrastingly, it had a positive effect on advanced students’ reading comprehension as measured by comprehension questions. In turn, the Graphic Organizer had a positive effect on pre-intermediate students’ reading comprehension whereas it decreased advanced students’ reading comprehension as measured by written free recall and had no effect when measured by comprehension questions.O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos das atividades de pré-leitura Redefinição Contextual e Organizador Gráfico na compreensão leitora de alunos brasileiros de inglês dos níveis pré-intermediário e avançado. Com base na Teoria dos Esquemas (RUMELHART, 1980; ANDERSON; PEARSON, 1998), esperava-se que ambas as atividades tivessem um efeito positivo na compreensão leitora dos alunos. Através de medidas repetidas, a compreensão dos alunos foi testada por meio da evocação do conteúdo lido e de perguntas de compreensão. A análise quantitativa revelou que o tratamento com a atividade Redefinição Contextual enfraqueceu a compreensão dos alunos pré-intermediários. Por outro lado, teve um efeito positivo na compreensão leitora dos alunos avançados quando medida por questões de compreensão. Por sua vez, a atividade Organizador Gráfico teve um efeito positivo na compreensão dos alunos pré-intermediários, ao passo que diminuiu a compreensão leitora dos alunos avançados quando medida por evocação do conteúdo lido e não surtiu nenhum efeito quando medida por questões de compreensão.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3223010.47456/cl.v14i29.32230Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 29 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 719-738Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 29 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 719-7381982-291X2317-347510.47456/cl.v14i29reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESenghttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32230/22612Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKoerich Rondon, TatianaBraga Tomitch, Lêda Maria2020-12-31T18:01:49Zoai:periodicos.ufes.br:article/32230Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2020-12-31T18:01:49Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O EFEITO DE DIFERENTES ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA NA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DOS NÍVEIS PRÉ-INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
THE EFFECT OF DIFFERENT PRE-READING ACTIVITIES ON PRE-INTERMEDIATE AND ADVANCED EFL STUDENTS’ READING COMPREHENSION
title O EFEITO DE DIFERENTES ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA NA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DOS NÍVEIS PRÉ-INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
spellingShingle O EFEITO DE DIFERENTES ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA NA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DOS NÍVEIS PRÉ-INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Koerich Rondon, Tatiana
Reading
Schema Theory
Pre-reading Activities
Leitura
Teoria dos Esquemas
Atividades de Pré-leitura
title_short O EFEITO DE DIFERENTES ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA NA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DOS NÍVEIS PRÉ-INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_full O EFEITO DE DIFERENTES ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA NA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DOS NÍVEIS PRÉ-INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_fullStr O EFEITO DE DIFERENTES ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA NA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DOS NÍVEIS PRÉ-INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_full_unstemmed O EFEITO DE DIFERENTES ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA NA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DOS NÍVEIS PRÉ-INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_sort O EFEITO DE DIFERENTES ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA NA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DOS NÍVEIS PRÉ-INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
author Koerich Rondon, Tatiana
author_facet Koerich Rondon, Tatiana
Braga Tomitch, Lêda Maria
author_role author
author2 Braga Tomitch, Lêda Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koerich Rondon, Tatiana
Braga Tomitch, Lêda Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Reading
Schema Theory
Pre-reading Activities
Leitura
Teoria dos Esquemas
Atividades de Pré-leitura
topic Reading
Schema Theory
Pre-reading Activities
Leitura
Teoria dos Esquemas
Atividades de Pré-leitura
description This study aimed at investigating the effects of two pre-reading activities, namely Contextual Redefinition and Graphic Organizer, on the reading comprehension of pre-intermediate and advanced Brazilian EFL students. Based on Schema Theory (RUMELHART, 1980; ANDERSON; PEARSON, 1998), both pre-reading activities were expected to have a positive effect on students’ reading comprehension. Using a repeated-measures design, participants’ reading comprehension was tested via written free recall and comprehension questions. Quantitative analysis revealed that treatment with the pre-reading activity Contextual Redefinition weakened pre-intermediate students’ reading comprehension. Contrastingly, it had a positive effect on advanced students’ reading comprehension as measured by comprehension questions. In turn, the Graphic Organizer had a positive effect on pre-intermediate students’ reading comprehension whereas it decreased advanced students’ reading comprehension as measured by written free recall and had no effect when measured by comprehension questions.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32230
10.47456/cl.v14i29.32230
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32230
identifier_str_mv 10.47456/cl.v14i29.32230
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32230/22612
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 29 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 719-738
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 29 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 719-738
1982-291X
2317-3475
10.47456/cl.v14i29
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699011137961984