A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roriz, Pedro Filipe Magalhães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57925
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_a4669f1fd6786c3261a51c0ab173364d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57925
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de EspanholFrom pre-reading to textual comprehension in the Portuguese and Spanish classesLeituraMotivaçãoCompreensão leitoraEstratégias de pré-leituraConhecimentos préviosReadingMotivationReading comprehensionPre-reading strategiesPrevious knowledgeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório tem como principal objetivo apresentar o método de implementação e respetivas conclusões do projeto de intervenção pedagógica supervisionado denominado “A préleitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol”. Centrado na competência de leitura, mais concretamente na compreensão leitora, este projeto de investigação-ação decorreu no contexto específico de uma turma do 11º ano de escolaridade para a disciplina de Espanhol (ELE) e de uma turma do 12º ano de escolaridade para a disciplina de Português (LM), ambas pertencentes ao Curso de Línguas e Humanidades da Escola Secundária de Alberto Sampaio. Partindo do princípio de que ler representa compreensão e de que essa mesma compreensão da leitura é resultante do processamento interativo entre o texto (aquilo que se lê), o leitor (aquele que lê) e o contexto (enquadramento de quem lê com aquilo que é lido), o processo de leitura deverá ser acompanhado de estratégias que resultaram na referida compreensão. Ora, ensinar leitura é também ensinar estratégias que permitam ao leitor compreender aquilo que lê. Tais estratégias deverão ocorrer durante os três momentos: antes da leitura (pré-leitura), durante a leitura (leitura) e após a leitura (pós-leitura). Sendo a pré-leitura o instante inicial do processo de ler, cabe às estratégias deste momento motivar e ativar conhecimentos propícios para a boa compreensão leitora. Será, pois, sobre as estratégias que podem ser aplicadas no momento da pré-leitura que este relatório se debruçará. Em suma, das reflexões resultantes da intervenção conclui-se que, se devidamente ativadas, as vivências e conhecimentos que cada aluno leva para a sala de aula influenciam substancialmente a sua aprendizagem.This report has as main objective to present the method of implementation and respective conclusions of the project of Supervised pedagogic intervention called "From pre-reading to textual comprehension in the Portuguese and Spanish classes". Centralized in reading competence, more specifically in reading comprehension, this action-research project was carried out in the specific context of a class of the eleventh year of schooling for the Spanish language (ELE) and a group of the 12th year of schooling for the discipline of Portuguese (LM), both belonging to the Language and Humanities Course at Alberto Sampaio Secondary School. Assuming that reading represents understanding and that this same understanding of reading is the result of the interactive processing of the text - what you read - the reader - the one who reads - and the context - who reads what is read the reading process should be accompanied by strategies that have resulted in this understanding. Now, teaching reading is also to teach strategies that allow the reader to understand what he reads. Such strategies should occur during the three moments: before reading (pre-reading), during reading (reading) and after reading (reading). Being the pre-reading the initial moment of the process of reading, it is up to this moment to motivate and activate propitious knowledge for the reading comprehension. It will therefore be on the strategies that can be applied at the time of pre-reading, which this report will address. In short, by the reflections resulting from the intervention we conclude that, if properly activated, the experiences and knowledge that each student takes to the classroom substantially influence their learning.Silva, António Carvalho daPazos-Justo, CarlosUniversidade do MinhoRoriz, Pedro Filipe Magalhães2019-04-092019-04-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57925por202128830info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:48.303052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol
From pre-reading to textual comprehension in the Portuguese and Spanish classes
title A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol
spellingShingle A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol
Roriz, Pedro Filipe Magalhães
Leitura
Motivação
Compreensão leitora
Estratégias de pré-leitura
Conhecimentos prévios
Reading
Motivation
Reading comprehension
Pre-reading strategies
Previous knowledge
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol
title_full A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol
title_fullStr A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol
title_full_unstemmed A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol
title_sort A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol
author Roriz, Pedro Filipe Magalhães
author_facet Roriz, Pedro Filipe Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, António Carvalho da
Pazos-Justo, Carlos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Roriz, Pedro Filipe Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Motivação
Compreensão leitora
Estratégias de pré-leitura
Conhecimentos prévios
Reading
Motivation
Reading comprehension
Pre-reading strategies
Previous knowledge
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Leitura
Motivação
Compreensão leitora
Estratégias de pré-leitura
Conhecimentos prévios
Reading
Motivation
Reading comprehension
Pre-reading strategies
Previous knowledge
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-09
2019-04-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57925
url http://hdl.handle.net/1822/57925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202128830
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133121444052992