A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57925 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_a4669f1fd6786c3261a51c0ab173364d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57925 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de EspanholFrom pre-reading to textual comprehension in the Portuguese and Spanish classesLeituraMotivaçãoCompreensão leitoraEstratégias de pré-leituraConhecimentos préviosReadingMotivationReading comprehensionPre-reading strategiesPrevious knowledgeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório tem como principal objetivo apresentar o método de implementação e respetivas conclusões do projeto de intervenção pedagógica supervisionado denominado “A préleitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol”. Centrado na competência de leitura, mais concretamente na compreensão leitora, este projeto de investigação-ação decorreu no contexto específico de uma turma do 11º ano de escolaridade para a disciplina de Espanhol (ELE) e de uma turma do 12º ano de escolaridade para a disciplina de Português (LM), ambas pertencentes ao Curso de Línguas e Humanidades da Escola Secundária de Alberto Sampaio. Partindo do princípio de que ler representa compreensão e de que essa mesma compreensão da leitura é resultante do processamento interativo entre o texto (aquilo que se lê), o leitor (aquele que lê) e o contexto (enquadramento de quem lê com aquilo que é lido), o processo de leitura deverá ser acompanhado de estratégias que resultaram na referida compreensão. Ora, ensinar leitura é também ensinar estratégias que permitam ao leitor compreender aquilo que lê. Tais estratégias deverão ocorrer durante os três momentos: antes da leitura (pré-leitura), durante a leitura (leitura) e após a leitura (pós-leitura). Sendo a pré-leitura o instante inicial do processo de ler, cabe às estratégias deste momento motivar e ativar conhecimentos propícios para a boa compreensão leitora. Será, pois, sobre as estratégias que podem ser aplicadas no momento da pré-leitura que este relatório se debruçará. Em suma, das reflexões resultantes da intervenção conclui-se que, se devidamente ativadas, as vivências e conhecimentos que cada aluno leva para a sala de aula influenciam substancialmente a sua aprendizagem.This report has as main objective to present the method of implementation and respective conclusions of the project of Supervised pedagogic intervention called "From pre-reading to textual comprehension in the Portuguese and Spanish classes". Centralized in reading competence, more specifically in reading comprehension, this action-research project was carried out in the specific context of a class of the eleventh year of schooling for the Spanish language (ELE) and a group of the 12th year of schooling for the discipline of Portuguese (LM), both belonging to the Language and Humanities Course at Alberto Sampaio Secondary School. Assuming that reading represents understanding and that this same understanding of reading is the result of the interactive processing of the text - what you read - the reader - the one who reads - and the context - who reads what is read the reading process should be accompanied by strategies that have resulted in this understanding. Now, teaching reading is also to teach strategies that allow the reader to understand what he reads. Such strategies should occur during the three moments: before reading (pre-reading), during reading (reading) and after reading (reading). Being the pre-reading the initial moment of the process of reading, it is up to this moment to motivate and activate propitious knowledge for the reading comprehension. It will therefore be on the strategies that can be applied at the time of pre-reading, which this report will address. In short, by the reflections resulting from the intervention we conclude that, if properly activated, the experiences and knowledge that each student takes to the classroom substantially influence their learning.Silva, António Carvalho daPazos-Justo, CarlosUniversidade do MinhoRoriz, Pedro Filipe Magalhães2019-04-092019-04-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57925por202128830info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:48.303052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol From pre-reading to textual comprehension in the Portuguese and Spanish classes |
title |
A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol |
spellingShingle |
A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol Roriz, Pedro Filipe Magalhães Leitura Motivação Compreensão leitora Estratégias de pré-leitura Conhecimentos prévios Reading Motivation Reading comprehension Pre-reading strategies Previous knowledge Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol |
title_full |
A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol |
title_fullStr |
A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol |
title_full_unstemmed |
A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol |
title_sort |
A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol |
author |
Roriz, Pedro Filipe Magalhães |
author_facet |
Roriz, Pedro Filipe Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, António Carvalho da Pazos-Justo, Carlos Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roriz, Pedro Filipe Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Motivação Compreensão leitora Estratégias de pré-leitura Conhecimentos prévios Reading Motivation Reading comprehension Pre-reading strategies Previous knowledge Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Leitura Motivação Compreensão leitora Estratégias de pré-leitura Conhecimentos prévios Reading Motivation Reading comprehension Pre-reading strategies Previous knowledge Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-09 2019-04-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/57925 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/57925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202128830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133121444052992 |